3 exercícios benéficos para corpo e mente

exercícios físicos

A escolha da atividade física depende principalmente dos objetivos que o praticante deseja alcançar. As aulas de pilates, tênis ou danças são sugestões de exercícios com vantagens não só para o corpo, mas também para a saúde mental.

A principal dica para descobrir o exercício mais adequado é se informar e não ter medo de experimentar.

1. Exercícios de pilates

O pilates é uma prática completa, que trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. As regiões lombar, abdominal e pélvica são bastante fortalecidas pelos exercicios de pilates, ao mesmo tempo em que a elasticidade muscular e a mobilidade articular melhoram no corpo inteiro.

Com três meses de aulas frequentes de pilates, duas ou três vezes na semana, já dá para sentir os benefícios, principalmente na postura e flexibilidade.

A prática está baseada em seis princípios básicos: A centralização do corpo, a concentração durante os exercícios, a coordenação motora para padrões de força e velocidade, a atenção na respiração, a fluidez e a precisão dos movimentos.

Em relação aos benefícios, é possível citar:

  • Melhora na resistência física e mental, concentração e coordenação motora;
  • Correção de postura, aumento da flexibilidade e controle de peso;
  • Promove o relaxamento, bem-estar, autoestima, autoconfiança;
  • Auxilia na eliminação de toxinas e prevenção de doenças;
  • Expande a consciência corporal e o equilíbrio.

A principal recomendação para iniciantes é procurar a orientação adequada, de profissionais com formação em pilates certificada. Isso ajuda a evitar problemas decorrentes da prática inadequada.

2. Aulas de tênis

Assim como o pilates, o tênis é um esporte completo. Ele auxilia no desenvolvimento do condicionamento físico além de garantir mais autoestima para os praticantes, já que os jogos são bastante desafiadores.

Os jogadores de tênis desenvolvem reflexos rápidos e melhoram a coordenação motora. O atleta costuma montar suas estratégias de jogo, contribuindo para a confiança e positividade.

A prática é ótima para o emagrecimento, já que proporciona uma queima de calorias semelhante à da corrida ou do ciclismo. Isso acontece principalmente devido à necessidade de os jogadores se movimentarem rapidamente pela quadra.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dos músculos de braços, pernas, costas e abdômen também é impulsionado com os movimentos variados e completos que envolvem a prática.

O tênis pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, porque aumentam o ritmo cardíaco. O resultado é mais saúde e resistência física.

Sem restrições de idade, a aula de tênis para iniciantes pode ser realizada duas vezes na semana, com um intervalo de pelo menos um dia.

A principal recomendação é ter força de vontade, foco e resiliência durante a prática, já que a regularidade e o interesse fazem toda a diferença para o desenvolvimento do aluno.

3. Aulas de dança

As aulas de dança são divertidas, aeróbicas e contribuem para o bem-estar dos praticantes. São muitas as possibilidades de modalidades, como as danças aeróbicas, com movimentos e ritmos mais acelerados, como hip hop, zumba ou aula de zouk.

O zouk é um ritmo dançado na região norte do Brasil, principalmente nos Estados do Pará e Amapá, além das cidades de Porto Seguro, na Bahia, e Recife, em Pernambuco.

Outros estilos como a salsa, o balé clássico ou moderno e a dança do ventre também são boas pedidas, e ajudam a relaxar e modelar o corpo.

Portanto, uma das vantagens de investir em aulas de dança é a possibilidade de conhecer diferentes ritmos e estilos. Outros benefícios que podem ser citados são:

  • Queima de calorias, perda de peso e tonificação muscular;
  • Redução no estresse e na ansiedade;
  • Melhora em quadros de depressão;
  • Diminuição da tensão diária e relaxamento da musculatura;
  • Estímulo à concentração, calma e tranquilidade;
  • Melhora na autoestima e autoconfiança;
  • Aumenta a capacidade sanguínea e ajuda a prevenir doenças;
  • Não tem contraindicações de idade ou sexo;
  • Auxiliam na socialização e sentimento de pertencimento.

Uma aula dança para iniciantes tem início com a aprendizagem dos movimentos mais básicos e, conforme os alunos vão evoluindo, a técnica vai sendo desenvolvida de forma mais completa. Por isso, a atividade contribui para a sensação de conquista dos praticantes, que ganham autoconfiança e bem-estar.

Por fim, uma dica que se aplica aos exercícios de qualquer atividade física, independente da escolha, é o uso de roupas e calçados confortáveis e adequados. A medida ajuda a evitar desconfortos durante as aulas.

Para diminuir os riscos de lesões, todas as práticas devem ser acompanhadas por uma aula de alongamento. Igualmente acontece com o aquecimento.

Ademais, hidratação é de suma importância, antes, durante e depois dos treinos, assim como uma alimentação equilibrada e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *