5 dicas para escolher o melhor tipo de tatame de acordo com suas necessidades

Antigamente, o tapete tatame eva era comumente usado no revestimento de pisos das casas no Japão. No entanto, nos dias atuais, a peça é usada como tatame para esportes variados.

O principal objetivo do tatame consiste em amortecer a queda dos esportistas, como lutadores, por exemplo.

Este tipo de revestimento é muito usado em academias e ginásios que oferecem esportes marciais, como jiu-jítsu. Para crianças, o tatame eva infantil também é muito usado.

Por essas razões, separamos 5 dicas para escolher o melhor tipo de tatame de acordo com suas necessidades. Acompanhe a partir dos demais tópicos.

1. Entenda cada modalidade

Para escolher o melhor tipo de tatame, é preciso ficar atento à modalidade de destino. Ou seja, o elemento deve garantir a segurança e conforto dos praticantes, a fim de absorver os impactos.

Além disso, saber a modalidade vai facilitar na hora de definir a espessura do material usado que, normalmente, é o E.V.A.

Por exemplo, o tatame 30mm é um dos mais usados e bastante resistente. Ele pode ser aplicado em ginásios infantis ou adulto, uma vez que é vendido em diferentes tamanhos.

Assim sendo, entender a modalidade é o primeiro passo para escolher o melhor tatame.

2. Tamanho do tatame

Geralmente, as lutas envolvem um conjunto de técnicas e ações, como chutes, socos, bloqueios e quedas. No caso do karatê, o atleta trabalha a melhoria dos reflexos e o equilíbrio.

Por sua vez, as placas de tatame 30mm para esportes mais pesados, como o citado acima, devem ser 10×10 metros, pois o local precisará de um bom espaço para que a prática possa ocorrer sem problemas.

Com esse espaço, a área de perigo (onde a luta acontece) deve ser de 8 metros e a área de segurança pode ser de 1 metro de largura.

Assim sendo, em volta da área interna de luta, um espaço com 6 metros também deve formar a área de apresentação de golpes.

Por isso, é muito importante manter a atenção voltada ao tamanho do tatame escolhido.

3. Espessura do tatame

Além da extensão, a espessura do tatame também deve ser analisada com muita cautela, especialmente quando a luta é praticada por crianças.

Neste caso, o tatame 40mm é o mais indicado, especialmente por ser mais grosso que os demais.

Além disso, a espessura mais grossa é uma característica muito benéfica na prática do judô, onde os praticantes caem e ficam imobilizados no chão do tatame.

Cabe salientar que muitos golpes acontecem diretamente no chão, sendo um fator primordial para o uso do kit tatame 40mm.

Veja algumas características da montagem de tatames mais grossos para judô:

  • Extensão de 14 a 16 metros;

  • Área de segurança de 3 metros;

  • Área de combate entre 8 e 10 metros;

  • Área de perigo de 1 metro.

Deste modo, o local será muito mais seguro, especialmente durante a prática infantil.

4. Atenção aos esportes mais agressivos

Em poucas palavras, esportes como o taekwondo envolvem muitos chutes e pontapés rápidos e bem agressivos.

Para evitar ferimentos graves, os praticantes devem usar equipamentos de proteção, além de contar com um tatame, com espessura mediana.

Neste sentido, o tipo de tatame recomendado para o esporte é o de 100x100x30mm. A área de competição é formada pela área de combate e área de segurança.

Com isso, a formação é a quadrada de 8×8 metros, que sinaliza as cores diferentes da área de combate.

Além do mais, a área de segurança também deve ser sinalizada, formando uma borda ao redor da região com largura de 2 a 5 metros.

5. Cuidados com as demais práticas

Em ginásios e academias, normalmente, o tatame também é usado para outras práticas esportivas, como a ginástica, alguns exercícios de musculação, dentre outras.

A ginástica é um esporte que trabalha primordialmente a elasticidade do corpo humano, podendo apresentar alguns movimentos de baixo ou alto impacto.

Neste contexto, o tatame deve ter espessura suficiente para aguentar o peso dos praticantes, garantindo o conforto e comodidade em cada movimento.

Cabe destacar que no âmbito da ginástica, algumas práticas também contam, como o pilates e a yoga.

Por essa razão, na hora de escolher o melhor tatame, o indivíduo precisa pensar sobre todas as variáveis, pois elas vão garantir a durabilidade da peça, além de ser fundamental para o conforto de cada praticante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *