Segundo dados lançados no IBGE, em dezembro de 2017, a expectativa de vida subiu para 75,8 anos. Mas em capitais como São Paulo, a expectativa de vida chega até 78,1 anos.
A importância do cuidado
Conforme o avançar da idade, há uma necessidade maior de prevenção e tratamentos de doenças, por isso, cresce o número de clínicas especializadas em pessoas da “melhor idade”.
Esse tipo de clínica não necessariamente é uma casa de repouso, mas ela tem a estrutura necessária para cuidar da melhor maneira possível dos idosos em casos de doenças.
Além de geriatras, esse tipo de clínica deve possuir enfermeiros especializados em tratamento de idosos, cuidadores e pessoas comprometidas com bem-estar daquele paciente que pode estar mais frágil nesse momento.
Um espaço adaptado proporciona segurança
Portanto, neste texto vamos falar sobre os equipamentos necessários para hospitais de terceira idade. A fim de permitir que o(a) paciente possa obter uma recuperação adequada e segura.
1 – Barras de segurança e corrimãos para apoio
Adaptação dos ambientes para idosos é fundamental. Assim como numa casa, o hospital também precisa de um aparato de segurança, para atender melhor a terceira idade.
Isso confere ao idoso certa independência para as atividades corriqueiras, como ir ao banheiro, além de evitar acidentes, principalmente nas áreas úmidas e de piso liso.
Nesse mesmo sentido de acessibilidade, os corredores necessariamente precisam ter no mínimo a distância necessária, para uma cadeira de rodas passar confortavelmente.
A distância é em torno de 90 cm e deve possuir rampa de acesso, em vez de escadas, para facilitar a colocação, mesmo daqueles que têm mais dificuldade.
Quantas às portas, devem seguir a mesma regra do corredor, o espaçamento entre um batente outro necessariamente precisa comportar à passagem de uma cadeira de rodas sem constrangimento para o paciente cadeirante.
Inclusive, é recomendado que o piso seja mais áspero para evitar qualquer tipo de acidente como tombos. Itens de acessibilidade que facilitam o transitar do idoso:
- Corredores mais largos para a passagem de cadeira de rosas;
- Corrimãos nas escadas;
- Corrimão nas laterais das rampas;
- Portas de 90 centímetros, no mínimo;
- Caso tenha mais de um andar, elevador para facilitar a locomoção entre os andares;
- Barras fixadas nas paredes ao redor do vaso sanitário e chuveiro.
2 – Refrigerador para medicamentos
Existem alguns tipos de medicamentos que necessitam de refrigeração constante, pois são medicamentos biológicos e precisam de um refrigerador para medicamentos. Eles são chamados de termolábeis.
Este tipo de medicamento deve permanecer numa temperatura entre 2ºC e 8ºC, para manter suas propriedades, inclusive devem ser transportados nessa temperatura.
É importante que um hospital tenha esse tipo de armazenamento específico, para remédios tão comuns para terceira idade. Um exemplo de doença que é tratada por um remédio termolábil, é a doença reumática.
Um dado importante é que este medicamento não pode ser armazenado juntamente com a comida, ou seja, não é possível usar somente uma geladeira na clínica.
É necessário uma refrigerador para vacinas e remédios exclusivo para esse determinado fim. A falta de energia também pode ser um problema, então é recomendado manter sempre um gerador de prontidão para evitar qualquer problema.
3 – Mobiliário adaptável
Um detalhe importante quanto ao mobiliário, são as camas adaptadas, Inclusive é até bom pensar em modelos menos hospitalares de camas articuladas.
Porque, apesar de estar no hospital, esse ambiente não traz mais alegria ao paciente, ele acaba debilitando cada vez mais.
Se a aparência depressiva de hospital não for o foco do quarto do paciente, sua recuperação pode ser mais rápida. Por isso, cores são importantes nesse processo de recuperação.
4 – Climatizadores
Que hospital é um lugar muito gelado, não há dúvida. Mas a climatização hospitalar é extremamente importante, pois ajudam no combate de doenças transmitidas por meio do ar.
Além disso, ela é importante em países como o Brasil, para o conforto do paciente, já que em determinadas épocas do ano o calor é insuportável.
5 – Itens de higiene para os pacientes
Por fim, o último item é de extrema importância, principalmente para os pacientes mais debilitados, que não conseguem se locomover pelo hospital, nem mesmo para ir ao banheiro: Urinol, tanto masculino quanto feminino e fralda descartável.
A fralda geriátrica é utilizada normalmente por problemas de incontinência urinária ou fecal e para os que apresentam pouca mobilidade ou nenhuma, como pessoas acamadas.