A importância da atividade física na terceira idade

O cenário atual de exercícios físicos tem como grande população frequentadores de academias. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, academias não são frequentadas somente por jovens que sonham em definir seus corpos.

Muito além disso, os exercícios fornecidos por esse local possuem diversos propósitos além da estética, visando bem-estar e qualidade de vida. Além disso, boa parte de seus frequentadores são idosos que buscam priorizar a própria saúde.

Benefício de exercícios e a academia na terceira idade

A academia para a terceira idade é uma ótima forma de envelhecer com saúde, além de melhorar a qualidade de vida e auxiliar diretamente em diversos problemas de saúde ocasionados pela melhor idade.

O processo de envelhecimento é natural, sendo muito importante vivê-lo com práticas de exercícios diários, aumentando a expectativa de vida e trabalhando em problemas já existentes.

A população de terceira idade que opta por fazer uma academia, automaticamente investe em uma forma diferente e saudável de lidar com a velhice.

Conforme os anos passam e a terceira idade chega, as pessoas sofrem os efeitos do tempo, muitas vezes com sintomas corporais. Dessa forma, o corpo deve ser exercitado, fazendo com que automaticamente a mente também se exercite. Assim, a academia para pessoas da terceira idade é uma excelente escolha.

As atividades não podem deixar de fazer parte da rotina, devendo estar sempre presentes no dia a dia do idoso.

Nas academias para a terceira idade, os exercícios são realizados com profissionais especializados nesse público-alvo, buscando acessar suas limitações a fim de trabalhar em cada uma delas.

Assim, os idosos alcançam resultados positivos e se tornam mais autônomos pois compreendem suas necessidades e limitações, mas não se acomodam a elas. A academia para pessoas da melhor idade apresentam diversas vantagens. São elas:

  • Prevenção de quedas devido à melhora no equilíbrio;
  • Aumento do nível de atividades físicas espontâneas;
  • Diminuição significativa dos casos de depressão;
  • Aumento das sensações de felicidade e bem-estar;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Menores chances de desenvolver problemas cardíacos como arritmia;
  • Diminuição dos triglicerídeos;
  • Melhora na velocidade de locomoção;
  • Melhora da auto eficácia e, consequentemente, da sensação de mais-valia;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Maior tolerância à glicose;
  • Maior gasto calórico e perda de gordura corporal;
  • Estímulo das faculdades intelectuais e físicas de modo geral;
  • Maior resistência contra doenças virais.

Atividades voltadas para um público especial

Muitas pessoas acreditam que os idosos só podem fazer exercícios aeróbicos, mas isso não é verdade. A academia terceira idade é uma opção real muito eficiente, sendo um espaço de estrutura adequada de materiais e profissionais que entendem da saúde do idoso.

Uma prática muito utilizada com idosos em academias é a caminhada, muitas vezes podendo ser realizada em atividades grupais. Para esse exercício, utiliza-se o simulador de caminhada.

O simulador de caminhada é um aparelho que simplifica a prática de atividade fisica. Os benefícios do simulador de caminhada é acessível para um público amplo, favorecendo a saúde e facilitando a contagem de quilometragens e calorias, além de fornecer o controle dos batimentos cardíacos.

Assim, praticar atividade físicas mantém as funções orgânicas em bom funcionamento, prevenindo diversas doenças.

O exercício físico pode causar alterações no sistema imunológico, liberando hormônios como o cortisol e adrenalina, promovendo mudanças nas células do sistema ( em relação ao número, função e resposta celular).

Essas alterações estão ligadas ao tipo, duração e intensidade da atividade física, podendo ser trabalhadas com os profissionais responsáveis por acompanhar os idosos durante os exercícios físicos.

Os profissionais que trabalham em academias para idosos acompanham o dia a dia do idoso, desde as atividades mais simples que eles exercitam.

Assim, o profissional cria um plano de exercícios baseado nas limitações do idoso, visando seu bem-estar e melhora em todos os âmbitos.

Pensando nisso, o diálogo tem papel fundamental na relação de treinador e aluno, a fim de estabelecer as melhores atividades físicas.

Além disso, o treinador fica a par dos acompanhamentos médicos do idoso, desde tratamentos para doenças específicas até a frequência de Clínica ginecológica, por exemplo.

Falando de atividade física e incentivo ao bem-estar do idoso, é preciso lembrar a importância do exercício físico dentro da Hospedagem para terceira idade.

Também conhecido como lar de idosos ou casas de repouso a Hospedagem para terceira idade conta com diversos profissionais especializados nesse tipo de acompanhamento ao idoso, trabalhando diariamente as necessidades deles nos lares especiais.

Por isso, é muito importante que o idoso participe da escolha de realizar atividades, para dessa forma, alcançar um melhor desempenho.

Mais ainda, na hora de escolher o local para realizar a Hospedagem para terceira idade verificar se o local proporciona atividades diárias e monitoradas para a melhora do bem-estar dos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *