A importância da atividade física para a saúde

Cuidar da saúde é uma forma de garantir boa imunidade, qualidade de vida e bem-estar em diversos momentos.

Quando os cuidados necessários para a saúde são mencionados em notícias na mídia ou em conversas entre amigos, logo se associa essas precauções com as visitas ao médico, mas, o profissional da saúde é apenas uma das formas de cuidados que todos devem seguir.

Incorporar uma reeducação alimentar e o hábito de praticar atividades físicas todos os dias é uma forma de conseguir cuidar da parte física e mental da saúde com qualidade e ainda conquistar a sonhada longevidade.

O mundo dos esportes e atividades físicas nos últimos anos tem sido assunto de várias conversas, seja para explicar algumas modalidades ou falar sobre os benefícios que elas oferecem às pessoas.

Atividades físicas e benefícios à saúde

A prática de esportes e atividades físicas proporciona o fortalecimento da estrutura óssea, músculos e articulações, proporcionando resistência, flexibilidade, agilidade, equilíbrio corporal e bom condicionamento físico, melhorando as condições de funcionamento dos sistemas cardiorrespiratório, linfático, etc.

Quando as pessoas dedicam tempo para praticar esportes, obtêm maior disposição para encarar as tarefas do dia a dia. A prática esportiva melhora ainda a qualidade do sono, o humor, a alimentação, o aspecto da pele, o ânimo, vida sexual etc.

O momento de decidir qual atividade praticar pode gerar muitas dúvidas, porque há várias opções. Pesquisar informações básicas sobre cada esporte/atividade pode ser uma forma de conseguir decidir.

Para pessoas que possuem algum tipo de limitação física, consultar-se com o médico antes de começar a prática esportiva é muito importante para evitar lesões e problemas sérios no corpo. Pedir autorização médica com antecedência garante uma prática segura e sem preocupações.

Possibilidades de atividades

Antes de começar qualquer atividade, fazer exercicios de alongamento ajuda na flexibilidade corporal e deve ser feito depois de corridas de aquecimento para ajudar a equilibrar a temperatura do corpo.

O principal benefício dos exercícios de alongamento é o estiramento da fibra muscular, alongando os músculos do corpo e assim ajudando nos movimentos das articulações.

Depois de aquecer e alongar, é possível usar um aparelho de ginástica, equipamento que ajuda a trabalhar uma parte específica do corpo, fortalecendo, tonificando e melhorando a condição cardíaca, respiratória, etc.

Alguns dos aparelhos que podem ajudar a conquistar esses benefícios são:

  • Esteira ergométrica;
  • Steps;
  • Aparelhos de movimentos elípticos;
  • Ciclo ergômetros verticais;

Escalador e outros equipamentos podem ajudar a ter ganhos consideráveis para o corpo. Uma estação de musculação movement w8, por exemplo, é um dos inúmeros aparelhos específicos para um treinamento eficiente e versátil, que consegue atender a todos.

A estação possui cabos e polias que ampliam os movimentos durante o uso em espaços limitados.

Os espaços de academias possuem muitos aparelhos, pessoas especializadas para auxiliar na série de exercícios e todo o suporte necessário para a prática de atividade física.

Porém, frequentar uma academia não é uma tarefa que agrada a todos, já que, algumas pessoas preferem outros tipos de exercícios.

Nesse caso, procurar locais que ofereçam aulas de artes marciais, por exemplo, é uma forma de cuidar da saúde do corpo e ganhar conhecimento para autodefesa, fator muito importante atualmente. Essa modalidade consiste em um conjunto de técnicas de luta individual.

Judô, kung fu, karatê, krav magá, muay-thai, por exemplo, são algumas das práticas que fazem parte das artes marciais.

Os benefícios dessas atividades à saúde são;

  • Aumento da flexibilidade;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Trabalho muscular de forma generalizada (não em um músculo específico);
  • Melhoria na respiração;
  • Entre outros.

Aula de dança de salão pode ser praticada por pessoas de todas as idades, ajudando o corpo e a mente. Ritmos como bolero, salsa, samba, forró são alguns dos mais comuns.

As aulas podem ser praticadas semanalmente e ajudam a diminuir a timidez, o estresse e a ansiedade, bem como ajudam a melhorar a comunicação, a postura, etc. Em outras palavras, é uma atividade física benéfica à saúde física e mental.

Pilates é outra atividade de controle e fortalecimento muscular com exercícios individualizados. A prática envolve o uso da respiração e do peso corporal com o auxílio de molas e aparelhos para conseguir melhorar a saúde.

A prática dessa atividade pode ser feita em estúdios que realizam aulas, com profissionais que tenham curso de formação em pilates, ponto importante para assegurar uma prática com segurança e qualidade.

Independentemente da escolha de atividade física, praticar exercícios é uma forma de cuidar da saúde física e mental com qualidade.

Aliar essa ação com boa alimentação e fazer exames de rotina garantem resistência, boa imunidade e qualidade de vida, fatores que todas as pessoas desejam ter para viver bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *