A importância da prática de exercícios físicos

Em uma rotina tomada pelos afazeres diários, as pessoas acabam por optar pelas facilidades que estão acessíveis, deixando de lado uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos diários.

Com o aumento de doenças ligadas aos péssimos hábitos alimentares, que ocorrem com o consumo exagerado de alimentos gordurosos e comidas congeladas, os médicos alertam cada vez mais seus pacientes sobre os riscos de desenvolverem alguns quadros, tais como obesidade e esteatose hepática (conhecida como gordura no fígado).

Colesterol alto e diabetes também são cada vez mais comuns em pessoas que se alimentam de maneira inadequada.

Algumas empresas já investem em pequenos blocos de atividade físicas funcionais durante o expediente, com a prática de exercicios de alongamento, que ajudam os funcionários a se manterem minimamente ativos, além de que os alongamentos estão entre os exercícios indicados para cargos de escritório, conhecidos por estimular o sedentarismo.

Por isso, com as consultas médicas e a realização de exames de rotina, é possível acompanhar o estado de saúde do paciente, prescrevendo tratamentos adequados, alertando sobre a importância dos exercícios físicos e indicando sua prática constante.

Academias domésticas e redes de academias

É possível acompanhar o crescimento de grandes redes de academias, inaugurando lojas em centros comerciais e shoppings, de modo a captar o público executivo, oferecendo horários estendidos e planos com valores acessíveis.

As academias normalmente contam com aparelhos para realização de exercícios de musculação e, também, com uma grade horária que inclui diversos tipos de aulas, procurando atender ao gosto de todos os clientes.

Assim, é possível encontrar modalidades tais como:

  • Aula de alongamento;
  • Aula de natação;
  • Aula de hidroginástica;
  • Aula de zumba;
  • Aula de musculação..

As aulas de alongamento são importantes para iniciar o treinamento, já que auxiliam no aquecimento da musculatura, evitando lesões.

As aulas de natação e hidroginástica podem ser feitas em academias que possuem piscina em sua estrutura, sendo os tipos de atividades mais procuradas pelo público idoso e para o público infantil, por conterem exercícios de baixo impacto, mas que também podem ser praticados por jovens, principalmente os iniciantes.

Aula de zumba e aulas que envolvam outros tipos de danças são atividades procuradas pelos alunos que possuem pouco interesse em atividades físicas, por manterem o ambiente descontraído durante o treinamento e também por proporcionar alto gasto calórico.

As aulas de musculação acontecem com a instrução de um professor, que indica os exercícios adequados para que o aluno atinja sua meta de perder peso ou de ganho de massa muscular.

Grande parte dos exercícios de musculação é feito em diferentes tipos de aparelho de ginástica, mas também podem ser feitos com uso de acessórios, tais como colchonete, halteres ou tornozeleiras.

Nas academias domésticas, encontradas normalmente em condomínios, o uso do espaço pode ser feito pelos moradores do local, que podem realizar a contratação de um instrutor para os períodos de grande movimento; ou também de um personal trainer, que realiza o atendimento particular, com a indicação de exercícios específicos.

Nos condomínios, é comum encontrar estação de musculação com leg press ou com outros tipos de aparelhos, em que é possível realizar um grande número de exercícios.

Outros tipos de exercícios: artes marciais

Outra opção muito procurada para realizar atividades físicas regularmente são as academias especializadas em artes marciais. Os tipos mais comuns são:

  • Jiu Jitsu;
  • Capoeira;
  • Kung Fu;
  • Krav Magá;
  • Karatê;
  • Judô;
  • Muay Thai.

As artes marciais são técnicas de treinamento físico e mental, e são consideradas também um treinamento de autodefesa, muito indicadas principalmente para mulheres.

Enquanto ocorre a aprendizagem de golpes e de movimentos de defesa, é possível perder algumas calorias, sendo uma atividade física que proporciona diversos benefícios.

Alguns tipos de artes marciais precisam de equipamentos para sua prática, como trajes adequados, luvas, protetores bucais e outros tipos de itens.

Em lojas especializadas de artigos esportivos artes marciais são oferecidos equipamentos e vestimentas para diversos tipos de lutas, facilitando a compra dos acessórios.

As artes marciais possuem indicação para diversas faixas etárias, sendo comum a prática realizada por crianças, com horários e turmas infantis específicas para as diferentes idades.

Em suma, vale ressaltar que, mais do que um momento de lazer e descontração, a atividade física é importante nas diversas etapas da vida.

Aliada a uma alimentação balanceada, é possível desenvolver hábitos e uma rotina mais saudável, proporcionando melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *