Aflita ao ouvir falar de parto? Tranquilize-se e entenda mais sobre esse assunto!

Parto normal sem dor quanto custa? É importante ressaltar que a dor faz parte do parto, portanto, “parto normal sem dor” é uma expressão utilizada para abordar os recursos de alívio de dor.

A utilização de água considerado o elemento mais eficiente para o alívio da dor para muitas mulheres.

Por isso, diversas novas mamães optam pelo parto na água, conhecido também como parto normal sem dor.

Programas governamentais e benefícios

Independente da técnica ou substância utilizada entre as analgesias, o recurso farmacológico é reconhecido como uma intervenção e, no caso do Programa Parto sem Medo, que adota diversos conceitos da humanização do parto, ele só será praticado com a adoção de muitos critérios, avaliando cada caso e a pedido da mulher.

Mas o parto com anestesia também pode ser considerado um parto normal sem dor, uma vez que se utilizam diversos dispositivos modernos.

Esse tipo de parto é realizado de acordo com alguns processos, como:

  • Fornecer demandas no procedimento do parto;
  • Autorizar que a mãe fique na posição desejada;
  • Respeitar as solicitações sobre formas de alívio da dor;
  • Evitar procedimentos desnecessários na mãe;
  • Evitar procedimentos desnecessários no bebê;
  • Permitir permanência da doula e obstetriz;
  • Deixar mãe e filho juntos após o parto;
  • Cuidados ao cortar o cordão umbilical.

Vale lembrar que o bem-estar da mulher e sua tolerância à dor são questões avaliadas pelo obstetra para indicação de uma intervenção farmacológica para o alívio da dor.

Se o indivíduo não possui os devidos conhecimentos a respeito do assunto, é recomendado que entre em contato com profissionais e pessoas qualificadas para fornecerem as orientações necessárias sobre o processo.

O que significa parto humanizado? Esse tipo de parto em si é um procedimento que representa tanto um resgate cultural do respeito ao direito de escolha da mulher quanto adoção da prática médica baseada em evidências científicas.

Ou seja, qualquer intervenção somente será realizada se houver real necessidade, é uma prática que apresenta grandes benefícios, em um ambiente e um contexto que privilegia a construção do vínculo entre mãe e filho após o nascimento.

O Programa parto sem, medo baseando-se no conceito do parto humanizado, procura evitar a prática intervencionista dos partos convencionais, se tratando do parto humanizado.

Nesse programa, a gestante tem todo o acompanhamento necessário desde o pré-natal, uma equipe especializada orientará a gestante na prática de exercícios e treinos que preparam ela para o momento do parto, que pode ser o parto normal humanizado ou o parto na água.

Os aspectos físicos, emocionais e psicológicos, também são trabalhados nesse período, para que a futura mamãe esteja tranquila no momento do nascimento de seu tão esperado filho, bem como são preparadas aulas de orientações de amamentação e cuidados principais para um recém-nascido.

Alternativas para o processo de parto

Toda mulher que teve uma gestação saudável e de baixo risco, não tendo nenhuma complicação durante a gravidez e que possui um bebê provido de saúde, poderá escolher o parto de origem natural, dentro d’água.

A mulher deve entrar na água nos momentos iniciais das contrações visto que a água na temperatura auxilia no tempo de início da fase de parto, indicando que a criança estará nascendo dentro de alguns minutos.

As principais vantagens do parto na água para a mãe incluem: tempo menor do processo de parto, alívio significativo das dores, sensações agradáveis que facilitam o movimento dentro da água, auxílio no processo de amamentação e probabilidades menores de inchaço.

Além disso, promove diminuição da ansiedade no processo, uma vez que os músculos ficam em estado relaxado, escolha da posição mais adequada para lidar com as contrações para a realização do parto, impedindo assim desconfortos e problemas de saúde.

Portanto, nota-se a importância de optar pela escolha correta no ato do parto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *