Ambientação de clínica odontológica acalma pacientes

odontológica

O atendimento em uma clínica odontológica deve ser realizado de maneira exclusiva para cada paciente. Para cada pessoa, o tratamento deve ser feito de uma forma diferente, porque cada pessoa tem as suas necessidades e anseios quanto à saúde bucal.

Os profissionais da área de odontologia devem entender qual a necessidade de cada paciente, verificar o histórico dentário, quando houve e buscar a melhor solução para que os dentes estejam de acordo com as expectativas após a consulta e durante todo o tratamento.

Diversos serviços podem ser oferecidos para uma pessoa que procura uma clínica dentária, como:

  • Limpeza e higienização bucal;
  • Extrações dentárias;
  • Microcirurgias, como remoção de siso;
  • Exames clínicos.

Esses trabalhos podem estar relacionados não só com a saúde bucal, mas também como uma forma de melhorar a comunicação de uma pessoa. Afinal, o sorriso é um sinal utilizado em diferentes momentos da vida.

Equipamentos desenvolvidos para ambiente dentário

Uma clínica odontológica deve estar preparada sob diferentes aspectos, desde a recepção até a sala de atendimento, propriamente dito.

Por isso, o ambiente deve ser confortável e transparecer um local limpo e higienizado, com objetos de decoração relacionados à especialidade.

A parte reservada à recepção, a equipe deve estar treinada e inteirada dos procedimentos realizados na clínica odontológica, para identificar o tipo de atendimento que o paciente precisará para que possa fazer apontamentos junto ao profissional de odontologia, adiantando os procedimentos que deverão ser abordados.

Dentro da sala devidamente equipada, a presença de

aparelho ortondôntico higienizado e identificado para cada tratamento deve estar ao alcance do dentista, para evitar ao máximo a necessidade de locomoção.

Há um projeto padrão, que pode ser aplicado nas mais diferentes localidades, mas que se adequam às clínicas de odontologia.

Esse tipo de cuidado é imprescindível para que o paciente se sinta confortável e ciente de que o dentista está preparado para todo e qualquer tipo de tratamento.

A ambientação é importante, pois facilita o acesso do profissional às mais diferentes arcadas dentárias, das infantis às de pessoas idosas. Para cada paciente, os procedimentos adotados devem ser levados em consideração o histórico médico e a faixa etária.

Com isso, a adaptação de uma cadeira odontologica para pessoas de diferentes estaturas também deve estar na composição do ambiente.

Ela pode ser móvel e reclinável, permitindo a melhor posição para o acesso à boca do paciente, com movimentos precisos, gerando menor esforço e melhor segurança durante o atendimento.

Esse tipo de equipamento é essencial para a realização dos trabalhos, já que possui diferentes funções, otimizando as tarefas em posições que podem ser automatizadas, dependendo do modelo utilizado pelo dentista.

Adaptando o local conforme a especialização

Para agradar os pacientes, muitos espaços devem ser decorados de acordo com a especialização. Em caso de dentistas pediatras, a compra de um porta algodão rolete com personagens ligados à odontologia pode deixar o local mais lúdico e divertido.

Esse tipo de cuidado evita que o ambiente seja lembrado como um local desagradável ou mesmo ruim.

Para clínicas odontológicas que recebem todo tipo de paciente, nas mais diferentes faixas etárias, a decoração pode ser mais ampla, mas também convidativa e confortável.

Um estilo sofisticado e agradável pode manter o medo longe, enquanto o tratamento dentário passa de maneira despercebida.

Isso fica claro para aqueles que precisam utilizar bandas ortodônticas Morelli junto com os aparelhos fixos, para facilitar a adaptação na hora da mastigação e no reposicionamento maxilar e dos dentes.

Serviços presenciais fora da clínica

Pessoas em condições de mobilidade reduzida podem precisar de um atendimento ainda mais pessoal. Para atender este tipo de paciente, é possível encontrar médico particular a domicílio, assim como cirurgiões-dentistas que realizam os serviços fora de um estabelecimento médico totalmente equipado.

Nos casos odontológicos, é preciso levar o maior número de material possível, assim como elementos essenciais, tipo espátulas, alicate de dentista e caneta de alta rotação móvel, as temidas maquininhas que são utilizadas para o corte ou perfuração do dente, em procedimentos de obturação, por exemplo.

Os serviços realizados neste tipo de atendimento devem ser vistos de maneira muito especial, pois as clínicas são o melhor local para a realização de uma incisão ou limpeza bucal. Apenas em casos extremos os profissionais fazem este tipo de atendimento.

Todas as condições de trabalho devem ser voltadas para a eficiência quanto ao exercício da profissão de um dentista. Ao paciente, resta se sentir o mais confortável possível, pois a saúde bucal é coisa séria e pode ser a solução para diversos sintomas relacionados ao corpo humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *