Asilo e outros cuidados para os idosos

Envelhecer não é nada fácil. Além das mudanças no corpo, essa fase da vida é marcada por alterações bruscas no estilo de vida, como a saída dos filhos de casa, a perda de autonomia para a realização de tarefas cotidianas e o falecimento de pessoas próximas, como o cônjuge.

Por conta disso, pessoas que estão na terceira idade demandam cuidados especiais por parte de seus entes queridos. A boa notícia é que, por mais que cuidar de idosos possa ser difícil em algumas situações, essa tarefa está longe de ser impossível.

Isso porque, com a tendência de que a população do Brasil e do mundo envelheça cada vez mais, há um contingente crescente de profissionais que têm se especializado no cuidado com pessoas nessa faixa etária, de modo que existam cada vez mais soluções para melhorar a qualidade de vida na terceira idade.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo este artigo e confira algumas dicas de cuidados que devem ser tomados com entes idosos:

  1. Visitas regulares ao geriatra

Para muitas pessoas, a velhice é marcada por idas mais frequentes ao médico. O motivo por trás disso é o fato de que o envelhecimento torna o indivíduo mais vulnerável a uma série de doenças, tais como:

  • Problemas cardiovasculares;

  • Mal de Parkinson;

  • Alzheimer;

  • Osteoporose.

Por mais que visitar o médico regularmente, realmente, seja importante, também é fundamental que o profissional consultado seja treinado para entender as particularidades da terceira idade. Na prática, isso significa que vale a pena consultar um médico especializado em geriatria, ou seja, no cuidado com idosos.

  1. Consultas periódicas com o dentista

Outro mal que também é muito comum na terceira idade é a perda dentária. De acordo com os profissionais na área, ela costuma acontecer pois, nessa etapa da vida, a coordenação motora é prejudicada, o que, por sua vez, faz com que a higiene bucal não seja feita da maneira correta.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental consultar-se com um profissional de odontologia periodicamente. Deste modo, ele poderá, não apenas, fazer uma consulta completa dos dentes e da gengiva, como, também, realizar uma limpeza mais profunda.

O processo de limpeza reduz as chances do idoso sofrer com a perda dentária. Caso ela já tenha acontecido, o dentista pode apresentar soluções para restaurar o sorriso, como os implantes.

Da mesma maneira, nada impede que o idoso melhore sua autoestima por meio de procedimentos estéticos. Por exemplo, aqueles que sofrem com dentes amarelados podem se submeter a um clareamento dental com moldeira, de modo a deixá-los mais brancos, harmonizando o sorriso.

  1. Realização de procedimentos estéticos

Por mais que a saúde física costume ser a grande preocupação de pessoas na terceira idade, também é muito importante garantir que a saúde mental esteja em ordem.

Isso, por sua vez, passa pela manutenção da autoestima, que costuma ser minada por conta dos efeitos que o envelhecimento tem sobre o corpo.

A boa notícia é que nada impede que pessoas de terceira idade recuperem o amor próprio por meio de procedimentos estéticos. Por exemplo, quem sonha em voltar a ter cabelos longos e volumosos pode tanto usar produtos específicos para intensificar o crescimento quanto investir em procedimentos como o implante capilar.

Deste modo, os fios deixam de aparentar escassez e fraqueza, problemas típicos de pessoas idosas. Já no caso de quem busca uma solução instantânea e/ou menos invasiva, também há alternativas: é possível investir em uma peruca full lace cabelo humano.

Vale ressaltar que, caso uma pessoa de idade manisfeste interesse em se submeter a um procedimento estético mais invasivo, como uma cirurgia plástica, é essencial obter o aval do médico que o acompanha. Do contrário, pode haver graves danos à saúde.

  1. Envio para uma creche especializada

Uma das principais queixas de pessoas que estão na terceira idade é a solidão. De acordo com elas, eventos como o falecimento de amigos e a rotina corrida de filhos e netos ajuda a piorar a sensação de isolamento, o que, por sua vez, pode comprometer a saúde.

Felizmente, já existe uma solução para isso, a creche para idosos. Como o seu próprio nome dá a entender, trata-se de um local onde pessoas de terceira idade podem passar o dia, participando de atividades sociais e esportivas. Deste modo, a sensação de solidão diminui, e, consequentemente, sua qualidade de vida aumenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *