Como garantir atividades físicas saudáveis para os idosos?

A saúde na terceira idade é um aspecto que não pode ser deixado de lado. Isso porque, a prática esportiva pode ser uma característica desse período da vida, evitando os hábitos sedentários e garantindo um corpo ativo e saudável para idosos.

Por isso, é importante ultrapassar o tabu de que idosos não realizam atividades físicas, já que existem diversas opções para esse público.

Mas quais são as mais saudáveis? Quais as práticas mais indicadas para idosos que não conseguem realizar atividades intensas? E o que fazer quando a pessoa é considerada inapta para determinado cargo em um exame demissional?

No artigo que você confere em seguida, saiba mais sobre exercícios para coluna, para os ossos e para a mente que poderão fazer toda a diferença na qualidade de vida e no bem-estar dos idosos.

Além disso, saiba mais também sobre o que fazer quando o exame demissional considera o trabalhador inapto.

Academia

A academia é um espaço destinado, especialmente, para a prática de atividades físicas dos mais variados tipos e níveis de intensidade.

Por isso, ela está repleta de aparelhos, acessórios e ambientes devidamente projetados e preparados para auxiliar as pessoas durante seus exercícios.

O que deixa muitas pessoas em dúvida é a prática por parte de idosos, o que geralmente não pode acontecer em níveis intensos e deve ser composta por exercícios e tarefas mais moderadas e leves.

Dessa forma, o mais ideal é contar com uma academia da terceira idade, onde todos os aparelhos são especializados nesse nível de intensidade.

Isso sem falar que o ambiente se torna mais integrativo e é possível garantir muito mais conforto e segurança para todos. São diversos os equipamentos mais indicados para pessoas que vivenciam a terceira idade, sendo alguns deles:

  • Múltiplo exercitador;
  • Puxador costas com peitoral;
  • Caminhada individual;
  • Esqui individual;
  • Bicicleta de cadeira dupla.

Uma dos exercícios mais completos e que muita gente não sabe é a caminhada, pois ela é leve e pode colocar em prática uma série de atividades que fazem bem para o corpo por meio dos movimentos realizados. Os idosos podem contar com diversas vantagens nesse sentido.

Uma sugestão que pode promover muito mais praticidade e segurança na rotina de exercícios físicos é o uso de um simulador de caminhada, que poderá oferecer todas as possibilidades de movimentos e práticas sem deixar de lado a comodidade e a proteção.

Hidroginástica para idosos

A hidroginástica, que consiste na prática de ginástica em ambientes como piscinas, é altamente benéfica para pessoas de todas as idades.

No caso dos idosos mais ainda. Isso porque, os exercícios, quando feitos debaixo d’água, são muito mais leves e exigem mais foco e concentração.

Isso sem falar na segurança, já que as chances de se machucar ou provocar lesões durante as práticas na piscina se tornam bem reduzidas.

No geral, portanto, a hidroginástica para idosos proporciona uma série de benefícios que podem fazer toda a diferença na vida e no bem-estar dessas pessoas, garantindo mais saúde e alegria no cotidiano.

Entre os principais benefícios dessa prática, podemos destacar:

  • Condicionamento cardiovascular;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Fortalecimento do sistema respiratório;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Aumento do equilíbrio e da flexibilidade;
  • Manutenção da densidade dos ossos.

Inaptidão em exame demissional

Os exames demissionais servem para pontuar o estado de saúde de um colaborador no momento em que ele deixa a ocupação em determinada empresa.

No caso de um exame demissional inapto, a empresa fica impossibilitada de realizar o desligamento total do funcionário enquanto ele está em processo de recuperação, o que torna garantidos os direitos do empregado.

Além disso, se o funcionário for considerado inapto para o cargo no momento da demissão, a rescisão do contrato não poderá ser homologada e o colaborador terá que ser encaminhado ao INSS para o devido afastamento e o recebimento do auxílio-doença.

Em alguns casos, é necessária a aposentadoria por invalidez.

Saúde e bem-estar dos idosos

O mais importante, vale ressaltar, é sempre fornecer hábitos e ambientes que possam auxiliar de forma constante e positiva na promoção de mais bem-estar durante esse período tão importante da vida, a terceira idade.

Ao procurar creche para idosos ou demais serviços relacionados com cuidados especiais nesse momento, vale realizar uma busca dedicada e uma pesquisa que leve em conta todos os fatores mais determinantes para a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *