Confira 4 vantagens das lentes de contato dental

A lente de contato dentária é um dos tratamentos da odontologia estética que mais tem se popularizado ao longo dos últimos anos.

Feita de materiais resistentes, como a porcelana, este procedimento promete revitalizar o sorriso do paciente de maneira natural e harmônica. Isto, por sua vez, tem muito potencial para melhorar a sua qualidade de vida.

Interessado em aderir à esta técnica? Então confira mais informações a respeito dela, suas vantagens e contraindicações:

O que é a lente de contato dental?

Quem procura relatos e fotos de lente de contato dental antes e depois se surpreende: parece que quem passou pelo tratamento conquistou uma dentição totalmente nova.

Isto porque as lentes, que são placas ultrafinas feitas de materiais resistentes, podem ser usadas para ocultar uma série de problemas de alinhamento dos dentes.

Pessoas que sofrem com diastemas, por exemplo, podem tê-los fechados com o auxílio delas, assim como quem tem dentes com formatos que desvalorizam o sorriso podem ter o problema corrigido.

Entretanto, é importante ressaltar que, antes de pesquisar lente de contato dental quanto custa, é preciso ter em mente que, dependendo do problema, as lentes, por si só, não serão suficientes: problemas de alinhamento mais graves requerem o uso prévio do aparelho ortodôntico. Quem não quer comprometer a estética do sorriso pode optar por modelos invisíveis.

Quais são as vantagens da lente de contato dental?

Apesar de a lente de contato para os dentes não ser adequada para todos os casos, ela oferece muitos benefícios aos pacientes elegíveis para o tratamento. Confira alguns deles a seguir:

Resultado instantâneo

Por mais eficiente que o aparelho ortodôntico seja, os resultados de seu uso só aparecem no longo prazo, depois de meses – ou anos – de manutenções e desconfortos.

Já quem opta pelas lentes dentais recupera o sorriso de forma instantânea: elas fazem efeito assim que o dentista a fixa nos dentes, com uma cola específica para tal.

Assim, é a melhor opção para quem tem pressa. Da mesma forma, não é preciso gastar com o aparelho nem com as manutenções mensais. Graças a isso, a lente de contato dental custo compensa.

É um tratamento não invasivo

A lente de contato pode ser colocada nos dentes do paciente em uma consulta odontológica regular.

O procedimento não é cirúrgico, assim, não é preciso tomar anestesia nem sofrer incisões. Tudo o que o dentista precisa fazer é um desgaste mínimo na superfície do dente, já que as lentes são ainda mais finas que as facetas de porcelana.

Tem alta durabilidade

Quando colocadas por um profissional qualificado e tomados os devidos cuidados pelo paciente, a lente de contato dental durabilidade é bastante longa: pode chegar a até 15 anos sem a necessidade de substituição. Assim, por mais que o investimento necessário para o tratamento seja alto, o retorno é positivo.

São muito resistentes

Ao contrário do que muitos pensam, pacientes com lentes de contato nos dentes não têm grandes restrições na alimentação: elas são resistentes tanto a manchas, causadas por alimentos ácidos e café, quanto a alimentos duros.

Apesar disso, alimentos especialmente rígidos, como pé-de-moleque, devem ser ingeridos com cuidado redobrado. Se isto for feito, as chances de que a lente se quebre são praticamente nulas.

Há contraindicações para o uso?

Muitas pessoas pesquisam a respeito de profissionais e sobre faceta dental preço e decidem aderir ao tratamento. Porém, antes de criar expectativas, é preciso saber que há algumas contraindicações. São elas:

  • Pacientes como higiene oral precária;
  • Dentes com restaurações muito grandes;
  • Crianças e adolescentes com a dentição em formação;
  • Dentes comprometidos e/ou com tratamento de canal;
  • Pacientes com bruxismo;
  • Pacientes com a mordida desalinhada.

Do mesmo modo, vale ressaltar que, ao contrário das facetas de porcelana, as lentes de contato não substituem o clareamento dental.

Isto porque, como sua espessura é muito fina, ela tem aspecto translúcido, assumindo a aparência de um dente quando é aplicada na boca do paciente.

Portanto, pessoas insatisfeitas com um sorriso amarelado ou escurecido deve realizar o processo de clareamento antes da aplicação das lentes.

Além disso, pode ser que o profissional indique a necessidade de tratamentos complementares, seja por questões estéticas ou de saúde.

É muito importante levar suas observações em conta. Do contrário, o resultado final do tratamento pode ser comprometido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *