Confira algumas dicas fitness para a sua vida

O estilo de vida fitness tornou-se referência para padrões de saúde e exercício e é o que todos querem. E, muitas vezes, é preciso se dedicar a uma série de práticas para que ele seja alcançado.

Em geral, as pessoas relacionam somente aos execícios em academia. Mas, você sabia que é possível fazer isso de modo muito mais divertido e até relaxante?

Para saber mais, continue acompanhando este artigo e fique por dentro dos incríveis benefícios de algumas práticas para quem quer obter mais saúde, fortalecer os músculo, emagrecer e, ainda, se divertir!

Praticando sobre o tapete

Muitas pessoas não sabem, mas a saúde física está diretamente relacionada com a saúde mental, pois ambas trabalham juntas em um sistema integrado que acontece dentro do organismo.

Por isso, é essencial investir em atividades diversas e não naquelas que exploram o fortalecimento só dos músculos, por exemplo, pois isso pode gerar deficiência em outras partes.

Por isso, a yoga tem se tornado uma prática cada vez mais popular e com um número crescente de adeptos, já que ela fornece a possibilidade se alinhar emocionalmente ao mesmo tempo em que se exercita de forma eficiente.

Para quem ainda não conhece a prática, é importante saber que o emagrecimento e o fortalecimento muscular são dois de seus grandes benefícios. Afinal, as posições de ioga não são tão simples quanto parece. Mas não se assuste, pois tudo vem com a experiência e bastam algumas aulas para você não conseguir mais ficar sem praticar.

Isso se deve às transformações pelas quais o corpo passa durante a prática e pelas reações mentais, com a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar.

O mais interessante sobre isso é que, enquanto você exercita seu corpo, é possível exercitar também a sua mente e garantir que o foco seja ampliado.

Resultados ainda mais plenos

Para quem busca uma alternativa de prática, que possa oferecer benefícios localizados ou mesmo mais amplos, o pilates é perfeito.

Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, trata-se de uma série de exercícios específicos que traz benefícios diretos para o corpo e para o organismo no geral.

A prática é recomendada para muitas pessoas, em especial aquelas que sofrem com dores constantes na costas, por exemplo, pois podem promover um realinhamento da coluna e fortalecer a musculatura do abdômen. Isso possibilita que, na hora de realizar esforços físicos variados, as costas não sejam forçadas.

Uma das principais vantagens da aula pilates é a possibilidade de realizar exercícios especiais voltados para o fortalecimento de algumas partes do corpo de forma isolada e mais eficiente, o que pode ser muito útil na recuperação de algumas patologias.

No entanto, vale ressaltar que a prática em si é direcionada ao corpo inteiro e, normalmente, oferece exercícios que incluem o uso de duas ou mais regiões ao mesmo tempo. Com a pratica desse exercício, os benefícios são:

  • Ativação simultânea dos grupos musculares;
  • Integração entre os músculos principais e secundários;
  • Estímulo das articulações;
  • Controle da respiração e do equilíbrio.

Tudo isso sem falar na flexibilidade, que é outro destaque da prática. Isso ocorre justamente por, como mencionado, ela trabalhar a extensão completa dos músculos e das articulações, o que gera uma mudança significativa em atividades cotidianas que exigem alguma flexibilidade, como amarrar os sapatos, vestir-se, etc.

As atividades mais complexas e específicas também contam com melhoria após a prática regular.

Requebrando

Dançar é uma forma clássica de emagrecer e ainda se divertir enquanto pratica – sem nem perceber – o exercício.

Além de garantir a perdas das calorias, dançar também promove uma série de benefícios para a mente, pois o movimento e os passos executados diminuem consideravelmente o estresse e ainda possibilitam que o praticante tenha mais controle de sua ansiedade.

Para quem busca isso, a dança de salão é ideal, já que promove mais relaxamento ao mesmo tempo em que é possível focar no aprendizado dos passos dentro de um ambiente mais confortável e seguro.

Isso sem falar nas vantagens sociais, já que essa atividade é, geralmente, executada em grupo e pode ser o início de grandes amizades. Outras qualidades que a dança promove são:

  • Aumento da autoestima;
  • Aperfeiçoamento da coordenação motora;
  • Sensação de liberdade e alegria;
  • Conhecimentos de ritmo e musicalidade;
  • Fortalecimento muscular;
  • Resistência física.

Sendo assim, emagrecer pode ser possível, de forma descontraída e saudável.

O mais importante, vale ressaltar, é fazer um acompanhamento médico para que as limitações de cada prática sejam definidas, podendo contribuir para um melhor aproveitamento e evitando danos e fraturas decorrentes de um exercício exagerado ou mal conduzido.

2 comentários

  1. ruam lima Responder

    Para perder peso eu sei que é preciso ter uma mente fitness e ficar focado na dieta e treinar de maneira correta! Esse ano eu resolvi mudar e ter uma mente mas aberta pro mundo fitness, estou determinado e focado de que vou chegar no meu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *