Confira dicas sobre o pilates

pilates

A prática de exercícios físicos é de extrema importância para a manutenção da saúde. Por isso, esse artigo vai trazer dicas sobre o pilates, uma modalidade que cuida do corpo e da mente, focado também no aparelho reformer pilates, dicas de exercícios e ainda, sobre suplementos.

Prática do pilates: benefícios para sua saúde

O pilates é uma atividade bastante interessante, exatamente porque pessoas de diversas idades podem praticar. Essa atividade se refere ao conjunto de exercícios que são focados no controle corporal e mental.

Praticar pilates também agrega outros benefícios, como melhora da respiração, equilíbrio, prevenção de lesões e problemas na coluna, e redução do stress.

Ou seja, por meio dessa atividade, a pessoa consegue se tornar mais autônoma, tendo qualidade de vida, pois ocorre a melhora de todos os seus sistemas, desde o cardiorrespiratório, até esquelético e sensorial.

Aparelhos utilizados no pilates

Já que vimos como a prática do pilates é importante, vale a pena citar sobre as suas modalidades, a solo e com aparelhos.

Antes de começar a falar sobre cada uma delas, é importante que a pessoa converse com o seu instrutor, com o objetivo de verificar qual é a melhor opção.

O pilates pode ser na modalidade solo, mais voltado para uma consciência corporal e de força. Os equipamentos para pilates solo são mais simples e mais fáceis de manusear, sendo mais um tecido ao chão ou tapete mais resistente.

Também são realizados exercícios voltados ao equilíbrio e também ao alongamento. Além disso, é possível utilizar o próprio peso do corpo na criação da conscientização, centralização e também desenvolvimento da concentração.

Mas, além dos exercícios em solo, também existem os que utilizam equipamentos. Eles contribuem para o aumento da força e flexibilidade, além de facilitar o equilíbrio. Geralmente, os principais pilates aparelhos são:

  • Bola;
  • Prancha de moas;
  • Roda de yoga;
  • Aparelho portátil ou de extensão.

Vale ressaltar a importância das atividades do pilates serem supervisionadas por um profissional, técnico na atividade, e ainda, que a turma de alunos não seja tão grande. Além disso, é importante ressaltar outros equipamentos mais voltados à musculação e alongamento do aluno.

Para quem deseja realizar essas atividades em casa ou locar algum espaço, a recomendação é buscar por aparelhos de pilates usados (e entenda que usado não quer dizer com qualidade ruim), com o objetivo de realizar as atividades tendo um acompanhamento de modo mais específico.

Benefícios de ir a uma academia

Além da prática do pilates, ir até uma academia pode ser fundamental para realização de outras atividades. É nesse espaço que é possível realizar outras atividades como dança, natação e até mesmo, exercícios aeróbicos e de musculação.

Mas, você deve estar se perguntando: onde encontrar academias perto de mim? Por conta da alta demanda de procura, muitas pessoas investiram no segmento de academias, algumas com atividades mais específicas.

A dica é buscar uma que seja perto do seu local de trabalho ou da sua residência. Ao mesmo tempo é importante verificar outros detalhes como:

  • Preço;
  • Qualidade dos equipamentos;
  • O que o pacote inclui em relação às atividades;
  • A academia conta com profissionais para te acompanhar nas atividades?.

Isso é importante para evitar danos à saúde, como lesões e dores por conta de um exercício físico feito de forma errada.

Elementos que podem ajudar

Para quem pratica exercícios físicos e deseja estar sempre em forma, sabe que a alimentação é fundamental para garantir que todo o esforço na academia venha valer a pena.

Mas, além da alimentação natural focada em frutas e verduras, existem outros suplementos que foram desenvolvidos para contribuir com o corpo saudável, otimizando alguns processos de queima de gordura, por exemplo.

Um exemplo interessante é a creatina monohidratada. Esse suplemento é indicado para quem realiza exercícios de forma intensa e que utilizam muita energia. É indicado também para quem está em processo de ganho de massa muscular.

A creatina está presente no organismo, de forma natural e é gerado por meio de aminoácidos. Mas, esse suplemento pode ajudar a completar a necessidade do corpo, aumentando o nível plasmático do sangue.

Com isso, moléculas de energia que são utilizadas em contrações musculares são geradas, favorecendo a recuperação muscular.

Ou seja, a creatina monohidratada comprar apresenta diversos benefícios ao organismo, não contendo gluten e favorecendo o ganho da massa muscular.

Esse composto pode ser vendido em pó, em diversas academias e locais que trabalham com suplementos. Vale a pena consultar marcas que possuam referência e credibilidade no mercado.

Vale ressaltar também a importância de ter um médico e nutricionista acompanhando nesse procedimento de alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *