Confira itens muito utilizados em primeiros socorros

Você já deve ter visto na vida real ou em alguma série, filme ou novela alguém ser resgatado, certo? A ambulância chega e junto com os enfermeiros ou bombeiros vêm todo aquele equipamento de resgate composto por maca, imobilizadores, prancha, entre outros equipamentos.

Cada um possui sua função única, mas todos os equipamentos de primeiros socorros tem como objetivo proteger e garantir o bem-estar do paciente. Mas você por acaso conhece todos ou sabe dizer qual a função de cada um? Não? Então conheça agora itens muito utilizados em primeiros socorros.

Prancha de resgate de madeira

Podendo ser utilizada em diversas situações, a prancha de resgate de madeira é um dos equipamentos de primeiros socorros mais conhecidos.

Existem diferentes tipos de prancha para diferentes tipos de resgate. Se o resgate acontece na água, por exemplo, é utilizada uma prancha de resgate aquática.

Este equipamento é extremamente necessário para o socorro, pois além de facilitar a locomoção da vítima, ela possui o poder da imobilização, permitindo que seja possível transportar o resgatado com segurança.

Indicado para a remoção de vítimas deitadas, a prancha de resgate de madeira também pode ser usada eventualmente como suporte secundário quando outros materiais como o colete estão sendo utilizados. É fabricada de resina resistente ou naval compensado.

Possui uma saliência, trata-se de uma alça que permite que o socorrista possa colocar os dedos para conseguir elevar a prancha.

De pouca espessura para facilitar a colocação do paciente, é necessário também que sua superfície seja lisa, para facilitar o deslizamento da vítima.

Uma prancha de resgate completa geralmente vem acompanhada de:

  • Conjunto de 3 cintos;
  • Colares cervicais (tamanhos P, M E G);
  • Manta térmica aluminizada;
  • Óculos de proteção;
  • Pares de luvas cirúrgicas estéreis;
  • Ataduras;
  • Máscaras RCP descartáveis;
  • Fita micropore;
  • Tesoura ponta romba.

Fabricada para suportar até 200kg, a prancha de resgate pode também ser translúcida para o uso em ressonância magnética e em raio x.

Colete de imobilização dorsal ked

O ked primeiros socorros é essencial para vítimas de trauma, pois em sua grande maioria, necessitam de algum nível de imobilização, seja ele total ou parcial, e isso não pode prejudicar de modo algum o transporte da vítima até a ambulância e ao hospital mais próximo.

A imobilização é necessária para evitar danos adicionais, principalmente à coluna vertebral, uma parte tão importante e frágil do corpo.

O colete de imobilização dorsal ked, ou colete de imobilização dorso-lombar, é um equipamento específico utilizado na imobilização de vítimas de trauma em locais de difícil acesso ou que estejam sentadas.

Idealizado e criado pensando em vítimas de acidentes de veículos automotores, este equipamento é utilizado principalmente quando não há possibilidade de estabilizar um paciente de uma forma segura numa prancha devido a posição em que este se encontra dentro do veículo.

O objetivo principal do colete de imobilização dorsal ked é justamente estabilizar a coluna vertebral antes de proceder com a imobilização total com a utilização da prancha longa.

Fabricado em nylon lavável com acabamento feito em vinil, o colete é estruturado na parte interna com hastes radiotransparentes, que sustentam e imobilizam a cabeça, pescoço e coluna vertebral da vítima.

O colete ked primeiros socorros também possui em suas laterais, 03 tiras de engate rápido, e são acompanhadas também por uma almofada retangular e fitas para a fixação da cabeça da vítima.

No mercado, é possível encontrar coletes com resistência para transportar vítimas de até 165kg.

Balão de iluminação

Utilizado principalmente em locais onde não há nenhuma ou pouca iluminação, este equipamento é extremamente necessário para que a equipes de socorristas consegam realizar resgates em áreas externas.

Podendo funcionar com geradores ou lâmpadas, sua luz homogênea ilumina em 360º, ou seja, em todas as direções e não ofusca os olhos.

O sistema de iluminação por balão é de excelente ajuda em resgates em lugares difíceis pois é fabricado justamente para ser resistentes em ambientes hostis.

Seu tripé consegue se manter firme mesmo com ventanias fortes de até 100km/h e em outros climas ruins, como granizo.

A montagem do balão é bem simples, ocupa pouco espaço e, além disso, possui tecido impermeável e retardante de chamas.

Outro fator importante em situações de resgate é que este equipamento não produz sombras, aumentando a visibilidade dos socorristas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *