O conforto de um quarto hospitalar depende de vários fatores. Equipamentos, infra estrutura, gestão hospitalar e atendimento humanizado são alguns dos principais pontos.
Equipamentos ou acessórios tecnológicos de saúde, por exemplo, são responsáveis pelo tratamento, assistência clínica e reabilitação de pacientes através do seu diagnóstico.
Para que todo o aparato tecnológico funcione corretamente, é importante tomar providências corretas de armazenamento, cuidados e manuseio. Além de ser necessário desenvolver uma ferramenta eficiente de gestão.
Instrumentos como o Armário de inox deve ser comprado, pensado, estruturado e organizado através de uma gestão de equipamentos afim de possibilitar ao paciente um acesso seguro aos seus itens pessoais.
A gestão de equipamentos tem como finalidade atender e respeitar as leis, garantindo vida útil aos aparelhos afim de manter o bem-estar dos pacientes.
Sendo assim, o setor onde fica localizado os equipamentos deve montar um plano para que os passos necessários sejam seguidos.
Outro item que caracteriza a segurança e o conforto do paciente em seu quarto hospitalar é o Colchão d água preço.
Esse equipamento é ótimo na recuperação de cirurgias e trata dos sintomas de quem está internado, não cause pressão demais sob o organismo e evita o aparecimento de hematomas.
Além de possuir também uma cabeceira inflável, que ajuda na execução dos serviços hospitalares.
A gestão de leitos é um protocolo que deve ser seguido para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, facilitar acessos a informações relevantes e reduzir custos para o hospital.
Além de providenciar aparelhos básicos essenciais para o quarto hospitalar ideal como cama e colchão.
Seus principais benefícios são:
- Economia de tempo para profissionais da saúde
- Organização nos mais diversos setores
- Higienização dos aparelhos
- Facilita o trabalho em equipe
- Eficiência dos serviços prestados
Bem como o plano de gestão, a gestão de leito é o sistema que deve ser pensado e elaborado por um responsável da área e que deve constar informações de todas as etapas a serem seguidas e realizadas durante os serviços clínicos prestados.
Realizar testes constantes com os equipamentos é essencial para saber se há o funcionamento correto do mesmo.
Hotelaria hospitalar
A hotelaria hospitalar é o exercício de um pleno atendimento que promete atender todas as necessidades do paciente e dos profissionais de saúde afim de manter a privacidade, a individualidade e a integridade física de cada um.
É essencial que essa prática seja adotada cada vez mais por hospitais e diferentes tipos de clínicas para que o ambiente seja considerado menos formal, para ter cara de casa.
Conforto e segurança são palavras de ordem para essa técnica. Assim como equipamentos corretos que atendem as necessidades específicas de cada paciente.
O uso da almofada de água, por exemplo, proporciona o melhor tratamento à pacientes que sofrem de lesão por pressão.
A prevenção da ulcera de decúbito, ou úlcera por pressão e escaras, é feita através da utilização da almofada em regiões como assento, cotovelos e calcanhar.
Este equipamento pode ser utilizado por quem permanece muito tempo sentado, cadeirantes e em quadro pós operatório. Além de ser utilizado também para tratar de dores ou lesões no cóccix e correção de postura.
Assim como a almofada de banho, é um produto que proporciona conforto e qualidade, além de praticidade ao paciente e ao cuidador.
Oferece conforto na hora do banho ou em qualquer momento pós operatório, é de fácil higienização por conta do material feito e formato, propõe suporte correto nos pontos de pressão e auxilia em dores causadas pela lesão por pressão.
Contudo, não é recomendado deixar o produto exposto em lugares de alta luz solar e temperaturas muito altas, isso pode fazer com que a estrutura da peça seja comprometida.
Atendimento humanizado
Por fim, o atendimento por parte dos profissionais da saúde também conta como um grande fator para a realização do paciente no ambiente hospitalar.
O armario de pia, item imprescindível para manter a higienização e organização do local também deve estar na lista de objetos da gestão hospitalar.
A humanização nesses espaços é fundamental para ajudar a permanência durante o tratamento ser agradável, estimular a recuperação do paciente e a auto estima dos funcionários do local.
Também é preciso estar atento em deixar o ambiente aconchegante, transformando o espaço físico com segurança.
Itens como sofá, televisão, suporte aos acompanhantes devem ser levados em consideração na hora de gerir uma gestão hospitalar afim de promover a saúde física e mental de todos que circulam no local.