Conheça os exercícios para corpo e mente

Já é consenso que a prática de exercícios físicos é vital para a saúde e a manutenção da qualidade de vida. Por esse motivo, cada vez mais pessoas buscam por alternativas viáveis e divertidas para se exercitarem, seja em academias, clínicas de estética, centros especializados, personal trainer e, até mesmo, sozinhas.

No entanto, não se pode cuidar do corpo e esquecer da mente: é preciso manter o equilíbrio, para que a prática de atividade física seja completa.

Vale lembrar que os exercícios físicos são responsáveis pela produção de uma série de hormônios e substâncias capazes de estimular a felicidade, o prazer e o bem-estar.

Sendo assim, é essencial procurar uma prática que nos encante e, ao mesmo tempo, traga benefícios, como a redução da gordura corporal, a aceitação do corpo e a diminuição dos níveis de estresse.

Principais exercícios que trabalham o corpo e a mente: o pilates

A aula de pilates é uma das mais conhecidas, quando o destaque é o equilíbrio entre corpo e mente.

O método consiste em um programa de condicionamento físico, que foi desenvolvido por Joseph Pilates, em meados dos anos de 1920.

A principal inspiração para o pilates é a cultura oriental, com a mistura de princípios de yoga, meditação, artes marciais e medicina tradicional chinesa.

Com foco na respiração, alinhamento da postura, tônus muscular, concentração e equilíbrio, o pilates é capaz de proporcionar a reorganização do corpo e da mente, além de ajudar no foco e na disciplina.

A maioria dos exercícios não tem impacto, mas estimula a força física do praticante.

O pilates pode ser executado com o alongamento do próprio corpo ou com o uso de aparelhos de pilates. Muitos desses equipamentos ajudam na hora de alcançar uma postura que o praticante ainda não consegue sozinho e, dessa maneira, o aparelho guia o movimento correto.

Além das famosas bolas de pilates, que já são conhecidas como acessórios para as aulas, o método pode contar com liras, cadeiras com molas e equipamentos com amortecedor para skate, que ajudam a conduzir o movimento do praticante, de modo individual.

Há também uma variação do método que vem ganhando cada vez mais popularidade, que é o pilates aéreo ou suspenso.

Ele é feito com a ajuda de tecidos, alças e equipamentos presos ao teto, em que o praticante pode realizar seus movimentos no ar.

Independentemente da variação do método ou não, o pilates sempre se concentra em seis principais fundamentos:

  • A respiração;
  • A centralização;
  • A concentração;
  • A precisão;
  • O controle;
  • A fluidez.

O pilates traz vários benefícios para o corpo, incluindo o aumento da força muscular, maior flexibilidade, melhora a circulação do sangue, além de reduzir o estresse e a fadiga.

A dança e a luta para o equilíbrio entre corpo e mente

Além do pilates, há outros exercícios físicos extremamente vantajosos para o corpo e a mente, como é o caso das lutas e danças.

Muitas pessoas buscam por uma academia de artes marciais, por exemplo, para aprender os segredos milenares da luta oriental, que não apenas visa o fortalecimento do corpo, mas também, formas de atingir um estado completo de concentração.

Existem inúmeros tipos de artes marciais, como o muay thai, kung fu, jiu jitsu e judô.

Cada uma delas possui a sua especificação, no entanto, as principais vantagens incluem o aumento da força muscular, o desenvolvimento da coordenação motora, a redução de gordura corporal e, o principal, respeito com os adversários.

Por esse motivo, é comum a matrícula em academia de jiu jitsu, judô, karatê e outras artes marciais desde a infância.

Mas, para quem dispensa uma luta e quer mesmo dançar, as aulas de dança são uma alternativa extremamente vantajosa.

De uma maneira divertida, os praticantes podem mesclar diferentes estilos de música e, ainda, escolher entre os vários tipos de dança. Uma das mais populares é a zumba, porém, além dela, a aula de zouk vem ganhando adeptos.

O zouk é um estilo de dança com origem nas Antilhas francesas, no Caribe, das ilhas de Martinica, Guadalupe e São Francisco.

É muito comum no norte do Brasil, com movimentos parecidos com a lambada. Além da diversão, o zouk é uma ótima alternativa para quem busca um exercício eficiente na perda de peso e na redução do estresse.

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