O que é uma empresa de cuidador de idosos?

Uma empresa de cuidador de idosos é um espaço onde famílias podem contratar o serviço de um profissional que está apto a cuidar de um idoso ou pessoas que necessitam de cuidados em casa, no hospital ou em outro ambiente específico. 

O serviço desenvolvido deve ser responsável, com pessoas qualificadas e de confiança. Além disso, deve ser seguro e prático para quem contrata, oferecendo as melhores oportunidades para os cuidadores. 

O cuidador pode ser procurado para trabalhar por um tempo maior ou menor, dependendo da necessidade da pessoa. Pode ainda fazer o serviço na casa do solicitante, hospital ou outro ambiente específico. 

Para que uma empresa de cuidadores de idosos seja ainda mais confiável, seus cuidadores devem ser treinados com cursos como de cuidador, babá ou enfermagem, de acordo com cada perfil – levando aos lares um ambiente de bem-estar, carinho e conforto. 

Além da qualificação, é interessante que os profissionais tenham experiência na área, forneçam documentos como o “Nada Consta” e comprovação de habilidades compatíveis com as necessidades do cliente, tornando o trabalho mais seguro. 

Com todo esse preparo, as famílias podem procurar profissionais para cuidar de seus parentes e ficarem tranquilos e seguros em seu próprio ambiente familiar, preservando a rotina e estimulando a independência da pessoa assistida.

O que é um cuidador de idoso?

Sabemos que a chamada “terceira idade” é uma fase delicada para as pessoas, é uma idade em que o idoso fica com limitações físicas e intelectuais. Ele precisa de cuidados e auxílio para executar atividades do dia a dia. Por isso, um cuidador de idoso ajuda muito. 

O profissional que cuida de um idoso está preparado para auxiliar nas necessidades da pessoa, ajudando dessa forma familiares que não tem tempo para cuidar dela. O atendimento sendo feito em casa é ainda mais seguro e tranquilo para a pessoa atendida. 

As necessidades de uma pessoa que precisa de auxílio são diversas. O cuidador já tem experiência e preparo para ajudar na locomoção, alimentação, cuidados com a higiene, saúde e até para fornecer o carinho e atenção que essas pessoas precisam. 

Das principais funções de um cuidador estão o acolhimento ao paciente, promovendo principalmente a autonomia, participação social e autoestima. Deve também saber identificar as principais necessidades do paciente, como sinais de doenças, cuidados alimentares, higiene e lazer.

Um cuidador de idoso deve ter ainda aptidão para observar o ambiente familiar e conseguir eliminar possíveis riscos à segurança do paciente, sabendo agir em casos de urgências e recorrer a primeiros socorros.

É muito importante conhecer a história da pessoa cuidada, ter empatia com ela, estabelecer sempre um bom relacionamento e deixá-la à vontade em seu ambiente familiar, respeitando suas vontades e necessidades. 

Manter o contato com os familiares é primordial, para que juntos, cuidadores e clientes, possam tomar decisões sobre os cuidados que devem ser tomados, decidir as prioridades e responsabilidades no serviço, prezando sempre pelo atendimento responsável e humanizado.

Por que uma família precisa contratar um cuidador de idoso?

Sabemos que o mundo hoje não está fácil, as pessoas precisam trabalhar para sustentar seus lares e nem sempre sobra tempo para estar com pessoas queridas e cuidar delas o tempo necessário. Por esse motivo, o papel de um cuidador é de grande valia. 

Muitos familiares acreditam que qualquer membro da família pode cuidar de um idoso, mas essa tarefa não é tão simples assim. Cuidar de uma pessoa é algo delicado e muitas vezes cansativo. Nem todo mundo está preparado fisicamente e psicologicamente para tal função. 

Um cuidador de idoso já está preparado para lidar com as necessidades do paciente, sem prejudicar também o seu estado físico e emocional. É muito importante pensar no bem-estar do contratante, do cuidador e de quem recebe os cuidados. 

O profissional cuidador tem conhecimentos básicos na área da saúde, preparo técnico, físico e psicológico. É uma pessoa responsável e entendida sobre as demandas e necessidades de uma pessoa idosa. Por isso é tão importante a presença desse profissional em casa. 

Quando é o momento para contratar um cuidador de idoso?

A família pode procurar o momento mais adequado para contratar um cuidador de idoso, conforme as suas necessidades. Mas, podemos falar de algumas situações que mostram melhor a hora de chamar esse profissional. 

Alguns aspectos precisam ser considerados para saber se o auxílio prestado pelo profissional é, de fato, necessário. Podemos citar: 

  • Questões emocionais: o idoso precisa de uma companhia? Ele passa muito tempo sozinho e isso afeta as suas relações interpessoais? Ele se sente triste por não ter com quem interagir? 
  • Questões práticas: o idoso consegue tomar banho sozinho com segurança? Ele tem dificuldades para ir ao banheiro e fazer a própria higiene? Ele encontra dificuldades no preparo ou consumo da sua alimentação?
  • Questões de saúde: o idoso consegue gerir sozinho a medicação que precisa tomar regularmente? Ele tem condições de ir às consultas médicas sozinho? Ele tem prescrição de cuidados especiais que demandam de suporte de outra pessoa?
  • Questões domésticas: o idoso consegue fazer as próprias compras sozinho? Consegue lavar roupas e fazer a higiene da casa? Consegue cozinhar?
  • Questões de segurança: o idoso costuma esquecer o fogo ligado ou a torneira aberta? Ele tem limitações de movimento e está sujeito a quedas e outros acidentes? Ele coloca a própria integridade física em risco?

Esses são alguns dos itens que precisam ser analisados para definir a inevitabilidade de contratar um cuidador. A qualidade de vida e o bem-estar proporcionado por esse profissional também fazem parte da situação. 

Conheça a Anjo Cuidadores de Idosos

A Anjos Cuidadores Para Idosos é uma empresa especializada no cuidado com quem mais precisa. Ela acredita na promoção, manutenção e recuperação da saúde. O convívio familiar e a assistência de profissionais competentes, capacitados e treinados são fundamentais para o bem-estar do idoso. 

É uma empresa que facilita a contratação do cuidador por meio da internet, sendo uma forma mais rápida e prática. Você contrata online e recebe o cuidador em sua casa, tendo cuidados especiais em seu ambiente familiar. 

Em tempos de crise é elementar a preocupação com o impacto no orçamento. Esse tipo de profissional está cada vez mais requisitado no mercado e, com isso, os melhores são os que demandam de uma maior remuneração.

Porém, a Anjos Cuidadores Para Idosos trabalha com preços bem acessíveis e inclusive com um departamento pessoal dedicado a assessorar as famílias nesse sentido.

A empresa se preocupa em ter profissionais capacitados e por isso sua seleção é criteriosa, somente 1 a cada 20 entrevistados é aprovado. Além do mais, a empresa oferece cursos de formação continuada. Os cuidadores estão aptos a desempenhar seu papel com plena responsabilidade e eficiência.

Na Anjos Cuidadores é ainda oferecida a possibilidade de monitoramento ou gravação em vídeo das atividades realizadas. Contar com essa transparência é um grande diferencial.

Texto produzido por Acvida Cuidadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *