Cuidados com a estética dos idosos

Ao longo dos anos é natural que mudanças variadas ocorram em relação a saúde física e mental. Nesse contexto, serviços cada vez mais específicos são procurados em prol de garantir uma melhor qualidade de vida de forma geral.

Quando se trata da estética, assim como ocorre com outras faixas etárias, a diversidade dos serviços é notória, uma vez que podem integrar tanto o catálogo de serviços oferecidos em instituições como uma casa de repouso ou em locais específicos de acordo com o setor atendido.

Por exemplo, os dentes estão fortemente relacionados com a estética, em especial, quando se trata de procedimentos como o clareamento.

No entanto, não é uma opção exclusivamente desse setor, uma vez que a tonalidade dos dentes está diretamente relacionada com hábitos diários e com a saúde bucal.

No caso dos idosos, não é um fator que restringe o procedimento, mas assim como em qualquer faixa etária, é imprescindível obter orientação profissional.

Existem dois processos que podem ser realizados com a supervisão do dentista, que é o mais adequado, sendo eles o clareamento caseiro e o de consultório.

O primeiro caso consiste no uso de uma moldeira específica para o paciente e na aplicação de um gel clareador de concentração estipulada pelo profissional.

No consultório, o procedimento é parecido, porém, pode ocorrer a ativação de laser ou luz para potencializar a agilidade do procedimento.

Outras possibilidades também são exploradas, como o clareamento dental adesivo, que é uma opção relativamente mais simples devido a potência do branqueamento e área acometida.

No entanto, de uma forma geral, é considerada uma alternativa pouco invasiva, principalmente, ao ser comparada com outras opções como o laser.

De qualquer maneira, é fundamental esclarecer com um profissional qualificado qual é o melhor procedimento para o idoso.

A importância do suporte profissional em creches de idosos

Outra possibilidade que pode ser buscada neste contexto é a creche de idosos, que pode ou não oferecer serviços relacionados com a estética, porém, é válido considerar que se trata de um tipo de instituição vantajosa para a qualidade de vida.

Afinal, dependendo do lugar, os devidos cuidados são prestados, não apenas em relação à saúde física como também emocional.

Naturalmente, os recursos empregados podem variar de acordo com cada lugar, mas de forma geral, as atividades são realizadas de manhã até o final da tarde, abrangendo o estímulo da criatividade, socialização, além de prezar pela saúde.

É algo que só reforça a necessidade de um bom suporte profissional, que pode envolver:

  • Cuidadores;
  • Técnicos em enfermagem;
  • Fisioterapeutas;
  • Nutricionistas.

Para que de fato seja uma opção vantajosa, é fundamental que na busca por uma creche, fatores como a estrutura, equipe profissional, programação e experiência do local sejam averiguados de forma minuciosa.

Conheça a avaliação neuropsicológica cognitiva

Para compreender a importância da avaliação neuropsicológica cognitiva no idoso, primeiramente é interessante abordar alguns conceitos, como o sistema cognitivo e a neuropsicologia.

A cognição está associada com percepções e técnicas em que cada indivíduo apresenta suas particularidades em relação aos processos realizados, reações e pensamentos, ou seja, questões relacionadas com desenvolvimento intelectual.

Já a neuropsicologia, conforme o próprio nome já indica, conta com vertentes da psicologia e da neurologia, averiguando ligações entre o comportamento das pessoas e o cérebro.

Dessa maneira, a avaliação visa obter dados relevantes em relação ao sistema cognitivo, em especial, para identificar condições do funcionamento mental, o que pode ser necessário, principalmente, em pessoas que apresentam algum tipo de dano cerebral.

Uma vez que cada indivíduo está propenso a ser acometido por condições variadas, não há um padrão de avaliação, mas alguns pontos em comuns podem existir, como os objetivos de analisar o processamento de informações, habilidades e grau de acometimento intelectual.

Dessa forma, a avaliação neuropsicológica atende diferentes finalidades, inclusive enfermidades neurodegenerativas em idosos.

A avaliação também contribui para um diagnóstico mais preciso, como para diferenciar se modificações cognitivas estão relacionadas à depressão, que é uma doença muito comum em idosos, ou com acidente cerebrovascular.

Por esse motivo, é muito importante contar com profissionais comprometidos e devidamente qualificados para realizar a bateria de testes mais adequada para cada caso.

No decorrer do texto diferentes serviços foram apresentados com direcionamento para a terceira idade e é interessante observar que diversos pontos estão conectados, sendo assim não se trata apenas da saúde física ou da estética, mas da qualidade de vida de forma geral.

Por essa razão, é importante sempre recorrer às opções capazes de promover o equilíbrio nessas diferentes questões de uma forma precisa para evitar danos para a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *