Cuidados com a saúde e modalidades esportivas

As tecnologias e os conhecimentos vão se ampliando continuamente, principalmente no que diz respeito à área da saúde, em que é possível encontrar cada vez mais especialidades e tratamentos que prolongam a expectativa de vida das pessoas.

Muitos dos procedimentos terapêuticos encontrados hoje são desenvolvidos para oferecer melhor qualidade de vida para pessoas que possuam doenças crônicas ou de tratamento contínuo, aliviando os sintomas causados por essas patologias.

Além dos tratamentos médicos, algumas atividades físicas também ajudam a manter maior relaxamento muscular, atenuando os incômodos corporais.

Acompanhamento médico periódico, dietas específicas e exercícios diários são meios de evitar problemas de saúde futuros, além de melhorar a disposição diária.

Saúde: dores musculares e exercícios físicos

Os problemas de saúde relacionados ao sistema ósseo e ao sistema muscular possuem grande parte do tratamento envolvendo exercícios físicos.

Para pessoas que sofrem com dores nas costas, por exemplo, são indicados exercicios de alongamento, que proporcionam maior conforto corporal, já que auxiliam na correção da postura, diminuindo as dores.

Um tipo de atividade que é indicado para auxiliar no processo de redução das dores é o pilates. O pilates é um método desenvolvido pelo enfermeiro Joseph Pilates, em 1920. Os principais benefícios da prática dessa modalidade são:

  • Correção postural;
  • Maior flexibilidade corporal;
  • Tonificação dos músculos;
  • Alívio de tensão muscular.

Os exercícios são aplicados com uso dos equipamentos específicos para pilates, tais como o cadillac, o ladder barrel, o step chair e o reformer.

Na modalidade de pilates solo, são usados acessórios mais básicos e conhecidos, tais como o colchonete, a bola suíça, a faixa elástica, o rolo de espuma e outros tipos de itens.

A formação de um instrutor de pilates pode ser feita como uma especialização, sendo oferecido curso de pilates para fisioterapeutas ou para pessoas formadas em educação física.

Piscinas e exercícios de baixo impacto

A natação é outra modalidade esportiva que auxilia no alívio de dores musculares e ósseas.

Por possuir exercícios praticados dentro de piscinas, é um tipo de atividade de baixa intensidade, já que a água é o elemento responsável por amortecer o impacto dos movimentos, evitando possíveis lesões na musculatura.

Além da natação, é possível encontrar outra modalidade esportiva aquática nas academias: a hidroginástica.

É muito comum encontrar o público idoso praticando hidroginástica para coluna e para outros tipos de problemas relacionados ao sistema osteomuscular, justamente por ser uma prática que reduz os impactos musculares.

Academias e outros tipos de modalidades esportivas

Pensando em maneiras de prevenir futuras doenças relacionadas à mobilidade, é importante cultivar o hábito da atividade esportiva diária, que promove benefícios corporais a curto e a longo prazo.

Nesse sentido, as academias investem em diferentes tipos de modalidades de aulas, sendo algumas delas:

  • Aulas de dança;
  • Artes marciais;
  • Aulas de musculação;
  • Aulas de alongamento.

As aulas de dança são pensadas para proporcionar maior divertimento e interesse dos alunos, já que possuem diferentes ritmos e coreografias diversificadas.

Também são bastante indicadas para quem deseja emagrecer, oferecendo alto gasto calórico. As aulas de dança unificam diversos estilos musicais, sendo comum encontrar aula de sertanejo, de samba, de axé e de outros ritmos em uma única aula, alternando a coreografia.

As artes marciais são conhecidas por trabalharem a disciplina corporal, com aulas práticas e teóricas.

Também são atividades que possuem grande gasto calórico, por exigirem movimentos corporais intensos. Modalidades tais como judô, caratê, capoeira, jiu jitsu e outros tipos são bastante comuns de serem encontradas nas academias especializadas.

As aulas de musculação são fundamentais para fortalecer a musculatura, torneando e tonificando os diferentes grupos musculares, com o uso de aparelho de ginástica ou de acessórios, tal como os halteres e as tornozeleiras com peso.

Por ser uma aula que trabalha diretamente os músculos, é sempre indicado realizar o aquecimento muscular com os exercícios de alongamento, evitando lesões e garantindo um melhor aproveitamento do treino.

É imprescindível possuir um instrutor para indicar os melhores exercícios de acordo com o nível do aluno.

Uma rotina saudável, com alimentação balanceada e com a prática diária de exercícios físicos, além de prevenir doenças futuras que surgem com o passar dos anos, também proporcionam maior qualidade de vida, seja para desfrutar de melhores condições corporais hoje, seja para evitar problemas da saúde que possam surgir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *