Dicas imperdíveis para escolher a peruca mais adequada para o seu rosto

O cabelo é muito importante na composição do visual de uma pessoa, expressando toda sua personalidade e estilo de vida.

É fácil presumir o estilo de alguém se baseando na cor, corte e comprimento do seu cabelo.

Pode ser um preto ou castanho simples ou, como tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens, um extravagante e alegre azul, roxo ou rosa-choque, em todo o cabelo ou em mechas.

Com o advento das perucas, fazer essa transição de visual ficou muito mais fácil.

Sejam perucas curtas cacheadas ou longas e lisas, as pessoas agora podem transformar o look diariamente, apenas trocando de peruca, sem nenhuma mudança permanente.

Alguém que sempre quis usar um corte ou cor diferente e não queria arriscar fazer isso de vez, por questões profissionais, pode usar a peruca de sua escolha em uma ocasião memorável, sem necessidade de custo adicional com cabeleireiro e voltando depois ao estilo comum com a maior facilidade.

O mais importante, entretanto, é saber qual peruca combina mais com o seu estilo e formato de rosto para poder fazer a escolha perfeita.

Conheça os tipos de peruca ideais para cada tipo de rosto

Para começar, os tipos mais comuns de rosto são os seguintes:

  • Rosto oval;
  • Rosto quadrado;
  • Rosto redondo;
  • Rosto triangular.

O rosto ovalado é o que mais aceita perucas de estilos diferentes, pois por ser alongado combina bastante com qualquer corte, desde os mais curtos até os mais longos.

Perucas curtas com corte Chanel, por exemplo, em uma pessoa com rosto de formato oval, emolduram o rosto perfeitamente, sem contrastar com os traços.

No caso dos rostos quadrados, a peruca errada pode tornar a expressão muito rígida.

O ideal é optar por estilos em camadas, com meias-franjas delicadas sobre a testa para atenuar os traços. Perucas de fios ondulados são ideais para esse tipo de rosto, pois trazem movimento e afinação.

Já se o seu rosto tem um formato triangular, a dica é não abusar de perucas mais ousadas, optando por estilos longos e médios para que a estrutura do rosto não se evidencie demais, entrando em conflito com o corte.

Uma Peruca loira lisa é uma opção segura e bonita que combina perfeitamente com o rosto triangular.

Essa também é a indicação para quem tem rosto redondo, principalmente as franjas longas e os estilos de tamanho médio logo abaixo do ombro, com padrões retos e mechas longas para emoldurar as bochechas.

Onde comprar uma peruca?

Na busca por uma loja de perucas, é importante pesquisar bastante os preços. Existem opções físicas, principalmente nos grandes centros urbanos, mas também há sempre a alternativa de comprar online.

As lojas de peruca na internet cresceram muito nos últimos tempos, com uma gama de opções diferenciadas para qualquer gosto, desde estilos elegantes até modelos específicos para quem faz espetáculos e cosplay.

Também pode ser conveniente importar perucas.

Qual a diferença entre peruca natural e sintética?

Junto ao conhecimento de qual estilo combina mais com o rosto, é importante entender qual variedade de fio é mais adequada ao que procura: a peruca de cabelo natural ou a peruca de fios sintéticos.

Existe todo um processo de tratamento dos fios na confecção de perucas naturais. Os fios pequenos e quebrados são retirados, restando somente os que atendem ao comprimento desejado e formam mechas uniformes.

Os fios são, então, lavados e costurados com uma linha cuja cor não se destaque na cor do cabelo original. Em perucas loiras, por exemplo, a linha será amarelada.

Logo após esse processo os fios são fixados em uma touca, para que sejam colocados na cabeça posteriormente.

A peruca natural tem a vantagem de poder passar por processos de modificação como pinturas, alisamento, cacheamento etc., como todo cabelo humano.

Ela também conserva a variação de cor de um cabelo natural, desde a raiz até as pontas. Tem mais durabilidade e costuma ser mais cara.

Já no feitio das perucas sintéticas são utilizados fios de nylon ou fibra de acrílico e, embora sejam Perucas baratas, elas têm um tempo de vida útil muito menor, além de não poderem ser modificadas como o cabelo natural.

Mas seu preço compensa bastante, e vale a pena investir em perucas sintéticas de cortes específicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *