Dicas para emagrecer de maneira saudável e segura

Entre as maiores causas do excesso de peso da população brasileira, estão as consequências do sedentarismo (em qualquer idade), o alto consumo de bebidas alcoólicas, o uso frequente de determinados tipos de medicamentos, a genética familiar e, o principal fator, os maus hábitos alimentares, que são resultantes das dietas altamente calóricas e poucos saudáveis.

As restrições alimentares radicais, não são eficazes na perda de peso e podem gerar um resultado oposto ao desejado, uma vez que, diminui o metabolismo e gera o aumento do hormônio cortisol – que consequentemente provoca a elevação da gordura para suprir a falta do que não está sendo ingerido – podendo desenvolver um quadro de compulsão alimentar.

Conheça um aliado da sua refeição

O Chimichurri desidratado é um tempero à base de salsa, alho, orégano, pimenta vermelha, salsa, tomilho, manjericão, páprica, cebola e pimentão, que passam por um processo de desidratação e se tornam um condimento com a aparência de orégano.

Nesse tempero, é adicionado azeite para se tornar um molho para marinar carnes ou servir em aperitivos de entrada.

Com tantas especiarias em sua composição, oferece diversas vantagens para o organismo humano. Alguns benefícios são:

  • Reduz doenças cardiovasculares: o azeite e o alho, possuem propriedades que auxiliam na proteção do coração contra doença e que diminuem a pressão arterial;
  • Combate radicais livres: as moléculas reativas são degradadas pelo azeite, que possui oxidantes que as combatem. Dessa forma, são capazes de retardar a velhice celular e impedir a formação de algumas doenças;
  • Ajuda a emagrecer: a pimenta, a cebola, a páprica e o alho são ingredientes que elevam a temperatura do organismo, acionando um metabolismo mais rápido e eficiente na queima de gordura;
  • Age como bactericida: aumenta a imunidade corporal e auxilia na prevenção de doenças causadas por vírus, como gripe e resfriado;
  • Auxilia na desintoxicação do corpo: altamente eficiente na eliminação de toxinas;
  • Ajuda a combater a dor de garganta;
  • Regula os níveis de colesterol: suas propriedades diminuem o LDL (“colesterol ruim”) e aumentam o HDL (colesterol bom”).

O chimichurri, além de dar um sabor a mais nos alimentos, garante muitos benefícios ao corpo humano. Porém, não é recomendado para pessoas alérgicas a algum dos ingredientes ou que sejam hipertensas.

Dedique mais tempo aos exercícios

Junto a uma reeducação alimentar – que consiste no hábito de consumo de alimentos mais saudáveis – é importante a prática de exercícios físicos, como complemento auxiliar na perda de peso.

Para garantir a evolução máxima, a cada semana do objetivo de emagrecimento saudável, a contratação de um personal trainer pode ser eficiente. Trata-se de um profissional graduado em Educação Física e especializado em treinamento de condicionamento físico.

Ele irá prescrever treinos de acordo com o seu objetivo, capacidade e limite físico, além de fazer o acompanhamento na academia. Além do incentivo, o personal trainer garante que atinja o emagrecimento, também, de forma mais segura, não sofrendo lesões musculares durante os exercícios físicos.

O personal trainer em Moema e demais regiões, vai acompanhar sua dieta e reeducação alimentar, cobrar o máximo do esforço físico durante os treinos, para que haja a toda semana evolução na perda de gorduras e ganho de massa muscular.

É importante sempre se certificar que, o personal trainer está inscrito no Conselho de Educação Física (CREF), com permissão para exercer a profissão e que tenha qualificação, para auxiliar no objetivo de emagrecimento saudável e seguro.

Para quem não gosta de musculação, uma alternativa é o treino funcional para emagrecer. Este treino consiste na integração de todos os movimentos musculares, sem se restringir ao trabalho isolado em cada um dos músculos.

São sempre diferentes e não aderem às rotinas da musculação, mas sim, a movimentação natural do corpo como, por exemplo, agachamento, giros, pulos, corridas, sempre dentro dos objetivos e limitações das pessoas.

O treino funcional tem maior dinamismo, sem a monotonia da rotina com a aparelhagem da musculação e tem se destacado cada vez mais como alternativa.

Ele melhora a habilidade e aptidão para a movimentação do corpo, aprimora o desempenho da atividade física, auxilia na prevenção de lesões musculares, fortalece tendões e articulações, aperfeiçoa o funcionamento cardíaco e facilita a circulação sanguínea.

Entretanto, este método não dispensa o alongamento – importante antes de qualquer atividade física. Além de aquecer articulações, aumenta a amplitude da musculatura, evitando distensões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *