Equipamentos e produtos médicos hospitalares

O mercado de equipamentos médicos e hospitalares é fundamental para suprir a demanda por esse tipo de material, necessários para dar suporte e atendimento adequado aos pacientes.

A compra e a reposição de produtos podem ser feitas, normalmente, com uma fabricante ou uma distribuidora de produtos médicos hospitalares que dispõem de uma grande variedade de equipamentos.

Existem ainda algumas lojas especializadas no segmento de produtos médicos, que fornecem equipamentos para diversos locais, tais como pequenas clínicas ou grandes hospitais e, também para o consumidor final.

Os produtos e equipamentos médicos possuem diferentes categorias, que vão desde uma simples gaze até uma cama hospitalar, suprindo as mais diversas áreas.

Produtos médicos de uso comum

Os produtos relacionados à higiene são de fundamental importância, já que evitam infecções e protegem, ao mesmo tempo, tanto o profissional quanto o paciente.

Desse modo, os itens de limpeza e higiene mais comuns de serem encontrados em consultórios são:

  • Gaze esterilizada;
  • Algodão;
  • Luvas descartáveis;
  • Toucas descartáveis;
  • Máscaras descartáveis;
  • Aventais;
  • Seringas;
  • Agulhas;
  • E outros tipos de itens.

Seja para um procedimento rápido ou seja para um procedimento longo, o uso desses materiais é obrigatório por parte dos profissionais de saúde.

Os materiais garantem um ambiente seguro contra bactérias que podem causar infecções durante o procedimento, principalmente em casos cirúrgicos, tais como o de emergência médica (por exemplo a fratura de um osso) ou o de procedimento estético (uma rinoplastia, por exemplo), que envolvem situações de risco.

Os materiais como a gaze ou o algodão são normalmente usados para limpeza de ferimentos. Com uso de produtos como antisséptico ou água oxigenada, é feita a assepsia da parte do corpo afetada, evitando contaminações.

No caso de luvas, toucas, máscaras ou aventais, o uso é feito uma única vez para o atendimento aos diferentes pacientes, contribuindo para uma conduta hospitalar mais segura, atuando tanto na proteção do paciente quanto na segurança do profissional.

As seringas e agulhas, utilizadas na coleta de exames ou na aplicação de medicamentos também são materiais de uso único, devendo ser descartados após o procedimento.

Produtos para área odontológica

Como é sabido, um dentista possui diversos tipos de materiais em seu consultório, que realizam os mais diferentes serviços bucais. Sendo assim, os instrumentos mais utilizados durante um atendimento odontológico são:

Os alicates possuem vários tipos, sendo utilizados para diversas atividades, desde o corte de algum item até a remoção de dentes.

Os escavadores são necessários para a avaliação da quantidade de material carioso presente no dente, de modo a realizar a obturação de maneira mais eficiente.

As brocas cirúrgicas são essenciais para a remoção de cáries e também para a preparação da superfície do dente que receberá o material para realizar a obturação, cobrindo com a substância apropriada para devolver o formato do dente.

As pinças auxiliam o dentista durante o procedimento, pegando pequenos materiais durante a consulta, de forma mais precisa.

Os espelhos são usados para visualizar de forma eficiente os espaços mais difíceis de serem alcançados, ajudando na identificação do problema bucal.

O uso desses instrumentos e de tantos outros são fundamentais para a realização dos procedimentos odontológicos, auxiliando na execução dos serviços.

Aluguel de produtos médicos hospitalares

Para a continuidade de um determinado tratamento na residência do paciente, é possível realizar a locação de equipamentos e produtos médicos hospitalares, auxiliando nos cuidados e facilitando a rotina.

A cama hospitalar para alugar é um desses equipamentos, que ajudam a posicionar o paciente de acordo com a necessidade.

O aluguel de cadeira de rodas também é bastante prático, já que muitas vezes após o uso do equipamento, é preciso armazenar o item na residência, ocupando um espaço desnecessário.

Com muletas e bengalas o processo pode ser semelhante, havendo a devolução após o uso. A locação pode ser feita por um período e, havendo necessidade, pode ser prorrogado.

Com o acesso facilitado aos diversos tipos de equipamentos hospitalares, a qualidade do tratamento oferecido ao paciente é maior, proporcionando conforto durante o tempo de reabilitação.

Além disso, auxilia quem está responsável pelos cuidados médicos, evitando grande desgaste e evitando também grande limitação de ações.

Os equipamentos médicos são desenvolvidos de acordo com as tecnologias disponíveis, que facilitam a vida dos pacientes e dos profissionais de saúde, oferecendo maior precisão e qualidade na execução dos procedimentos médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *