Equipamentos relevantes para laboratório

Existem muitos equipamentos que auxiliam um laboratório a aumentar a sua produtividade ou, até mesmo, a cuidar da segurança.

Muitos laboratórios mexem com equipamentos corrosivos, inflamáveis e, muitas das vezes, que apresentem risco à vida dos colaboradores ali presentes, sendo necessário pensar minuciosamente em cada maquinário que será utilizado.

Vamos entender durante este artigo um pouco sobre esses equipamentos que são utilizados tanto para segurança quanto para produtividade e falar algumas curiosidades sobre esses itens, então se mantenha atento no artigo até o final.

Equipamentos importantes em laboratórios

Como já citado aqui, a gama de equipamentos para laboratórios é enorme, sendo assim vamos dar atenção aos principais equipamentos.

1. Fornos

Trabalhar com substâncias em altas temperaturas faz parte da rotina de laboratórios, e para isso são utilizados alguns fornos para aumentar a efetividade desses processos. Vamos abordar 2 modelos específicos.

1.1. Forno mufla

Já é válido ressaltar que o forno mufla preço é acessível e pode ser encontrado com certa facilidade no mercado.

Este dispositivo é muito versátil, pois permite uma variação média de temperatura interna de 150°C a 1350°C, permitindo trabalhar com uma diversidade enorme de substâncias.

Esse tipo de equipamento é muito parecido com uma estufa e conta com um sistema de separação de gases muito eficientes, uma vez que a câmara responsável pelo aquecimento e a responsável pela combustão ficam separadas, e é possível retirar qualquer gás proveniente de processos químicos sem que interfiram o material que está sendo trabalhado no momento.

Normalmente é revestido com material refratário para auxiliar a aumentar a temperatura, esse tipo de revestimento possui pequenas partículas de vidro que refletem o calor, aumentando gradativamente a temperatura interna.

1.2. Forno de sinterização

forno de sinterização, diferentemente do item abordado no tópico anterior, tem como principal função a de ser preciso tanto na temperatura quanto no tempo em que o material será exposto.

Este equipamento pode realizar a fundição de certo materiais porosos de forma extremamente precisa e sem gastar energia (ou calor) extra, reduzindo o tempo de produção e tornando-o muito mais preciso e eficiente.

2. Maçarico de corte

maçarico de corte funciona através da fundição de alguns materiais (geralmente o gás inflamável junto com oxigênio) de forma controlada para gerar uma chama potente o suficiente para realizar o corte de certos materiais.

Para esse maçarico funcionar corretamente é necessário alguns equipamentos, como:

  • Uma instalação centralizada para o oxigênio (O2);

  • Um cilindro ou instalação centralizada para gás combustível;

  • Duas mangueiras de alta pressão para condução dos gases;

  • Um regulador de pressão para oxigênio;

  • Um regulador de pressão para acetileno.

Esses equipamentos são necessários para regular a distribuição tanto do gás inflamável quanto do oxigênio, gerando uma chama precisamente controlada.

O maçarico, em questão, é recomendado para o corte de diversas peças na indústria, sendo uma peça fundamental em laboratórios.

Cuidando da segurança

Agora que já entendemos sobre os equipamentos comumente utilizados em laboratórios, vamos falar um pouco sobre como manter a segurança, principalmente quando se trabalha com gases industriais, que podem ser inflamáveis, corrosivos e tóxicos.

Proteção respiratória

Uma das maiores preocupações em laboratórios é a inalação de certos materiais que podem ser fatais ou, em alguns casos, prejudiciais a longo prazo.

Como existem diversos tipos de substâncias que são manipuladas em laboratório, é preciso contar com algum equipamento de proteção respiratória de confiança e que consiga realizar a proteção de materiais diferentes.

O principal equipamento para entregar esses benefícios a máscara facial, que podem contar com algum tipo de filtro específico para o ar, mas neste caso é necessário saber com qual tipo de material tóxico que se está lidando para usar o filtro correto.

Nos casos onde não se sabe ou não se tem certeza de qual o material contaminante, o mais adequado é utilizar máscaras que tenham cilindros de ar, fornecendo o ar limpo e adequado.

Insuflador de ar

insuflador de ar para espaço confinado realiza o controle térmico e também de atmosferas tóxicas, asfixiantes e inflamáveis, esse tipo de insuflador é feito para controlar a passagem de grandes quantidades de ar, fazendo com que o controle atmosférico funcione sem problema algum.

Esse equipamento deve sempre ser regulado de acordo com a análise prévia da atmosfera em que ele irá operar, garantindo a sua eficácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *