A saúde e bem-estar é a procura da maioria das pessoas do mundo, afinal, tem relação com muitos aspectos que envolvem especialidades morais, psicológicos e sociais.
Por ter um grande papel em toda a humanidade, a saúde e bem-estar para todos está disposto como um dos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Existem muitas formas de promover a saúde e o bem-estar, principalmente, o acesso a assistência a saúde universal, e atitudes gerais como:
- Beber água periodicamente;
- Prática de exercícios físicos;
- Boas noites de sono;
- Evitar consumo de bebidas em excesso;
- Fazer check-up regularmente.
Um dos pontos centrais para que o bem-estar e a saúde seja promovida é preciso acesso aos médicos especialistas, seja por meio de uma consulta médica domiciliar, ou então no hospital.
No entanto, em alguns casos as pessoas não sabem quais especialidades recorrem e em qual momento recorrer.
Neste sentido, esse artigo falará de algumas especialidades e de como saber quando recorrer a esses pontos.
Especialidades em endocrinologia
O médico endocrinologista é um especialista na ação dos hormônios dentro do corpo humano. Assim, esse médico consegue identificar e recomendar tratamentos para as alterações hormonais que ocorrem dentro do corpo humano.
Os hormônios são muito importantes, são responsáveis pelo metabolismo, e esses hormônios são liberados pelas glândulas endócrinas. Quando essas glândulas começam a produzir mais hormônios ou produzir menos, pode causar diversas doenças, como o hipertireoidismo
Alguns sinais indicam quando ir a uma consulta com endocrinologista, são eles:
- Manchas na pele;
- Dores frequentes nas articulações;
- Cansaço extremo;
- Perda da libido e descontrole do peso corporal.
Nas crianças e adolescentes alguns sinais são evidentes do desequilíbrio hormonal, como crescimento de pelo nos meninos e problemas menstruais nas meninas. Assim, é importante também a ida neste especialista.
Alguns males associados aos distúrbios do sistema endócrino são:
- Diabetes;
- Tireoide;
- Obesidade;
- Osteoporose;
- Menopausa e andropausa.
Especialista em gastrenterologia
Outro especialista bastante importante é o gastroenterologista, e este, tem como objetivo tratar de doenças, alterações e distúrbios, do trato intestinal, que se refere a todo o sistema da boca ao ânus.
Desse modo, esse especialista consegue identificar e tratar doenças relacionadas à:
- Digestão;
- Dores de estômago;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Cólicas intestinais.
Dentro da gastroenterologia há algumas especialidades médicas com: a hepatologia, que trata o fígado e todas as vias biliares; a proctologia, responsável por identificar problemas no reto como tumores, hemorroidas e tumores; endoscopia digestiva, que é um exame de diagnóstico e tratamento do tubo digestivo.
Há sinais que indicam que é necessário a consulta de gastroenterologia, como sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão como esôfago, intestino, pâncreas, fígado e estômago.
Alguns sinais relacionados à esses órgãos como enjoo, abdominal, diarreia, queimação no estômago, entre outros.
As doenças que são tratadas pela gastroenterologia são:
- Doença do refluxo gastroesofágico;
- Gastrite e úlcera gástrica;
- Pedra na vesícula;
- Síndrome do intestino irritável;
- Pancreatite;
- Intolerância à lactose.
Especialista em ginecologia
Uma especialidade muito importante, e que atende as mulheres, é a ginecologia. Essa especialidade promove exames preventivos, dão diagnóstico e receitam tratamento. É indicado ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano.
A ginecologia também é responsável pela identificação de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a sífilis.
Há alguns sinais que apontam a necessidade de um ginecologista consulta particular.
Esses sinais são:
- Menstruação atrasada;
- Corrimento amarelo ou com mau cheiro;
- Dor ao urinar;
- Sangramento fora da menstruação;
- Dor ao manter as atividades sexuais.
Especialidade em oftalmologia
A vista é muito importante para a humanidade, e é muito necessário para que a saúde como um todo seja assegurada.
A oftalmologia para muitos é apenas para receitar óculos, porém, essa visão é equivocada, essa especialidade é responsável por cuidar também das pálpebras e cílios, tratando diversas patologias relacionadas a visão.
Existem muitos sinais que ocorrem para que haja a identificação de ir a um oftalmologista. Uma das principais causas para ir à essa especialidade é a dificuldade para enxergar, isso porque ter dificuldades para enxergar causam dores de cabeça, dificuldade de leitura e muitos outros sintomas.
Assim é possível identificar se é alguma doença, alterações na córnea ou outro problema. Portanto, tendo dificuldades ao ler ou dores de cabeça constantes procure um oftalmologista.
Desse modo vimos que para manter a saúde e bem-estar é preciso cuidar da rotina e sempre que algum sinal aparecer procurar uma especialidade médica para a identificação e tratamento correto.