Estética corporal: tipos de procedimentos

A preocupação com a beleza vem crescendo devido a uma procura por satisfazer padrões de beleza. Mais que isso, hoje têm-se a noção de que, mais que estética, esses procedimentos tem impacto na saúde e no bem-estar.

Dessa forma a indústria estética criou diversos procedimentos, que vão desde a aplicação de botox na testa até maquiagens definitivas.

Nem todos procedimentos são invasivos, mas vem agregando resultados muito satisfatórios ao sanar pontos de incomodo nos pacientes.

Antes desses procedimentos estéticos, o cuidado com a beleza se restringia ao uso de cremes ou aparelhos de estetica. Hoje, com o avanço da tecnologia, as metodologias estéticas começaram a ser utilizadas para esculpir o corpo bonito. Exatamente por esse motivo que a estética corporal foi ganhando adeptos, tornando-se popular.

Estética corporal e seus objetivos

De forma geral, a estética corporal vem para promover uma melhor definição das “curvas” do corpo, por meio de um combate ativo à:

  • Celulite;
  • Flacidez;
  • Redução de medidas;
  • Gordura localizada.

Entre tantos outros incômodos estéticos que comprometem de forma plena os contornos do corpo de uma pessoa.

Além disso, o profissional que atua com a estética corporal tem por objetivo o trabalho ativo com o bem-estar, tanto físico como mental de seu cliente.

Os procedimentos estéticos podem ser encontrados tanto em salões de beleza, como é o caso da micropigmentação sobrancelha shadow, como em clínicas estéticas.

Tipos de tratamento e benefícios da estética corporal

Confira nos tópicos a seguir mais informações sobre os diversos procedimentos estéticos que podem ser realizados:

1. Termoterapia Estética

Esse método estético consiste na utilização de mantas térmicas para ajudar na redução das medidas. Além disso, as mantas térmicas ajudam na penetração de princípios ativos.

Isso ocorre porque o calor das mantas ajudam na melhora da permeabilidade da pela e na sua vasodilatação.

2 Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma metodologia que consiste em movimentos contínuos e suavizadores que permitem o melhoramento do fluxo linfático e ajuda na construção do metabolismo do organismo.

A drenagem linfática é indicada para momentos pré e pós cirúrgicos.

3. Vinhoterapia

É um método estético que consiste na utilização do vinho para o melhoramento das características da pele, tanto faciais como corporais.

Isso porque o vinho possui em sua composição células antioxidante que combate os radicais livres.

4. Massoterapia ou Massagem terapeutica

A massagem terapêutica é usada para fazer o relaxamento do corpo por meio da utilização de óleos e cremes de massagem.

5. Crioterapia Estética

A crioterapia se utiliza de géis e argila que atuam como resfriadores do corpo.

O principal benefício desse tipo de metodologia estética é o combate a flacidez e ajuda na tonificação da pele.

6. Depilação corporal

Consiste na retirada de pelos com ceras frias ou quentes. Muitos utilizam a depilação pois consideram que os pelos tem um aspecto “sujo” e, por isso, optam pela depilação.

Mais ainda, esse é tido como um dos métodos mais rápidos para a retirada de pelos.

7. Esfoliação corporal

A esfoliação é uma massagem com uma substância com aspecto granular. Esse granulo ajuda no processo de limpar e hidratar a pele, já que a pele é “machucada” quando o creme esfoliante passa.

A esfoliação tem como característica principal a remoção de células mortas, devolvendo um aspecto mais liso e mais natural para a pele.

8. Endermologia

A endermologia consiste na utilização de um dos equipamentos de estética corporal, que é um aparelho que usa a sucção para a realização do procedimento.

Por meio dessa sucção, os vasos linfáticos ajudam na eliminação de gorduras e toxinas, sendo muito usado no combate as celulites e a flacidez.

Fisioterapia para problemas na coluna

Além desses procedimentos estéticos, existe a fisioterapia que tem ajudado na recuperação de movimentos e também no controle da dor. Consequentemente, isso vem ajudando esteticamente.

Um dos procedimentos que é procurado nesse contexto é o da fisioterapia para coluna lombar.

A fisioterapia para a coluna lombar utiliza aparelhos como o ultrassom, laser para combate a variados tipos de inflamação e alívio da dor, estimulação elétrica transcutânea e outros.

Além dos aparelhos, podem ser realizadas sequências de alongamentos e exercícios que visam o início do fortalecimento muscular.

Existe também outros procedimentos como a manipulação vertebral, que é feita com total ajuda do fisioterapeuta e o tratamento com compressa quente.

Todos os procedimentos acima relatados agem sempre no quesito da imagem dos indivíduos, porém, para cada procedimento aconselha-se a procura de um médico para atentar para os riscos, os benefícios e, principalmente, se tais procedimentos se enquadram ao seu histórico clínico, afim de evitar possíveis problemas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *