Exames e vacinas importantes

Saúde é um assunto sério e não envolve apenas medicina, mas um conjunto de situações e atividades que permitem que as pessoas vivam de modo mais seguro e essencial. Uma das formas mais importantes de cuidar da saúde é a prevenção, que pode acontecer por meio de exames e também de vacinas.

A vacinas são importantes para prevenir doenças, principalmente as que são contagiosas como o sarampo e a febre amarela.

As vacinas são produzidos por institutos de pesquisas ou laboratórios particulares e disponibilizadas tanto em clínicas particulares, como em clinica da cidade administradas pelo governo.

Existem ainda algumas vacinas que são muito importantes em determinados contextos. Para isso, é preciso saber quais são esses tipos de vacinas.

As vacinas mais importantes

Quando se fala em vacina, logo se relaciona aos bebês para que eles não venham pegar enfermidades. Porém, não é apenas os bebês que precisam de vacinas para prevenção de doenças, mas os adultos também precisam tomar vacinas para se prevenir.

Os tipos de vacinas disponibilizadas em clínica popular campinas e em particulares são:

1. Vacinas de difteria e tétano (vacinas duplas)

A difteria é uma doença bacteriana e é contraída por contato com secreções de outras pessoas que já foram infectadas. A difteria afeta o sistema respiratória e causa:

  • Febre;
  • Dores de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Inflamações no coração.

O tétano, por sua vez, também é uma doença bacteriana, ou seja, vem por uma toxina bacteriana e afeta os músculos.

O modo de infecção se da quando ocorre cortes com metais enferrujados, sendo os cortes mais comuns feitos com pregos enferrujados. A doença causa espasmos involuntários, compromete o diafragma e pode levar até a morte.

A vacina para essas duas doenças são administradas em duas ou três doses, tendo um intervalo de até dois meses. Quase sempre essas vacinas são tomadas na infância, mas precisam ser reforçados a cada dez anos.

É importante lembrar que em qualquer lugar que for tomar vacinas deve-se estar atento para o ambiente, se o refrigerador para vacinas está ativo e bem limpo.

2. Sarampo, caxumba e rubéola (tríplice-viral)

O sarampo é causado por um vírus e deixa manchas vermelhas no corpo. Já a caxumba é como o sarampo, causado por via respiratória e seu sintoma principal é o inchaço no pescoço.

Tem uma incubação mais comum na infância, mas nos adultos são mais agressivos podendo gerar outras patologias como a meningite, surdez, inflamação nos testículos nos ovários ou então nos pâncreas.

Já rubéola aumenta os gânglios no pescoço sendo muito perigoso nas gestantes. Causa manchas avermelhadas na pele e, nas gestantes, podem causar má formação de bebês como surdez, catarata e atraso no desenvolvimento da criança.

A vacina disponibilizada protege contra esses três tipos de vírus e são tomadas em duas doses.

Outras vacinas importantes

Antes de tomar qualquer vacina é sempre bom saber se as clínicas possuem geladeira industrial para guardar devidamente as ampolas, para que não haja adulteração das substâncias. Assim, existem alguns outros tipos de vacinas importantes como a da Hepatite B.

Essa é uma doença transmitida por relações sexuais e também pelo sangue. Não apresenta sintomas, mas após um período apresenta lesões no fígado que se torna cirrose, causando – em última instância – câncer de fígado.

Essas vacinas são obrigatórias para pessoas que tenham contato com sangue, como tatuadores, manicures, bombeiros e profissionais da saúde.

Desse modo, verifique sempre se o ambiente possui equipamentos adequados para guardar as ampolas como uma geladeira porta de vidro.

Exames importantes

Além das vacinas, outras medidas que auxiliam prevenir doenças é a realização de exames, isso porque, por meio deles pode-se identificar as prováveis doenças em homens e mulheres pois há exames específicos para cada sexo.

Além disso, deve-se procurar locais em que a Calibração de equipamentos de laboratorio esteja dentro das normas.

1. Mamografia

A mamografia deve se realizar a cada um ano e para mulheres acima de 40 anos. Porém, é aconselhado a todas as mulheres fazer o autoexame com o toque nas mamas e, caso sinta algo, realize o exame. Serve para identificar câncer de mama.

2. Exame de colesterol e triglicerídeos

Devem ser feitos periodicamente após os 40 anos. São exames importantes para a prevenção do infarto, tanto em homens como mulheres.

3. Eletrocardiograma

São importantes para prevenir doenças cardiorrespiratórias, verifica problemas na capacidade cardíaca.

Assim, tanto as vacinas como os exames são importantíssimo para a saúde pois ajudam na identificação de doenças e também na prevenção delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *