Exercícios e equipamentos fundamentais para manter a saúde e a boa forma

Atualmente, cada vez mais as pessoas têm procurado fazer exercícios físicos diariamente e adotar hábitos mais saudáveis. Esta é uma ótima notícia e mostra que cada vez mais a saúde está em primeiro lugar na vida do brasileiro.

Isso também tem se torado mais comum pois existem muitas opções e tipos de exercícios físicos, que podem ser feitos de acordo com a necessidade e o gosto de cada pessoa.

Neste artigo você saberá sobre alguns exercícios e equipamentos disponíveis para melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, acompanhe e encontre aquele que foi feito para você!

Tipos de exercícios físicos e suas funções

Existe uma enorme gama de exercícios físicos para agradar a todos os gostos, estilos, necessidades e ritmos de vida.

Um desses exercícios é o treinamento funcional de alta intensidade. Esse tipo de exercício nada mais é do que a junção de atividades como puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar que tem a intenção de fazer com que o corpo produza movimentos mais eficientes.

Esse método é feito de forma a melhorar a performance do corpo e ainda evita lesões.

Esse é um tipo de exercício antigo e que era muito utilizado em terapias com fisioterapeutas, sendo que as atividades englobam evolução física constante. Esse treino traz significativas vantagens como:

  • Melhoras o desempenho nas atividades diárias;
  • Tonificação muscular;
  • Melhora a postura;
  • Ajudar a perder peso;
  • Melhora a flexibilidade.

Além dessas, existem muitas outras vantagens ao se praticar esse exercícios que poderão ser percebidas ao longo dos treinos por quem a pratica.

Os exercicios aerobicos também são uma excelente opção para quem gosta de malhar e utilizar a respiração como uma aliada.

O exercício aeróbico faz com que as células do corpo consumam mais oxigênio e ajudam a tonificar os músculos, diminui a pressão arterial, eleva o número de glóbulos vermelhas no sangue, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, além de melhorar a circulação do sangue.

Portanto, é um tipo de exercício físicos que traz inúmeros benefícios para quem o pratica e melhora consideravelmente a qualidade de vida.

Além de todos esses exercícios físicos mencionados, existem os exercicios funcionais, quem têm como objetivo tornar as funções corporais mais hábeis.

Esse tipo de exercícios melhora o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora, a agilidade e oferece mais força para o corpo.

Na prática, a atividade faz uso de diversos equipamentos para auxiliar as pessoas que realizam o treino. Entre esses equipamentos é possível encontrar:

  • Cordas;
  • Plásticos;
  • Cones;
  • Barras;
  • Bolas;
  • Jump.

Outros equipamentos também podem ser utilizados e os exercícios funcionais estão ganhando cada vez mais espaço nas academias do país. Mas, além desse tipo de exercícios, existe o pilates, que já é um dos exercícios físicos preferidos dos brasileiros e sua popularidade só aumenta.

O pilates é um conjunto de exercícios físicos criados na Alemanha e que visa o completo controle e conexão entre o corpo e a mente.

DSe modo geral, o exercício pode ser realizado no chão ou em conjunto com aparelhos de pilates. Um desses aparelhos é o step.

O step chair pilates é um equipamento que tem como principal objetivo treinar a força muscular, a mobilidade articular, trabalhar o equilíbrio, a respiração e a concentração.

Este equipamento foi inventado pelo mesmo criador do Pilates, o alemão Joseph Pilates. Sendo assim, é um equipamento que agrega muito a essa prática de exercícios muito popular no Brasil.

Musculação serve para todos?

A musculação para hipertensos é outra modalidade de exercícios físicos que, como o próprio nome já diz, é dedicada aos hipertensos.

Antigamente, a musculação, de um modo geral, era proibida para pessoas que sofrem com pressão alta, atualmente, isso se tornou um mito e a musculação pode ser realizada por hipertensos, desde que com algumas modificações.

Nesses casos, os profissionais da saúde recomendam algumas modificações, como exercitar menos músculos por exercícios, adotar uma intensidade de exercícios mais moderada, estar sempre atento ao nível de cansaço e ter um período de repouso maior entre uma série e outra do exercício.

Tomando esses cuidados, a musculação não se torna um exercício restrito para quem tem pressão alta.

Exercícios para tudo e para todos

Seja qual for a sua necessidade ou o seu estilo, com certeza haverá algum exercícios físico que irá lhe agradar.

Estes são apenas algumas das modalidades de exercícios disponíveis nas academias, mas existem outras que podem ser encontradas.

Afinal, praticar exercícios físicos é cuidar do corpo, da mente e da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *