O stress é um grande inimigo da saúde de todos, mas, principalmente das mulheres que são totalmente “hormonais”. Em períodos pré-menstruais, então, podem ser dias muito ruins sem exercícios.
Transformações hormonais constantes, um pouco menos de paciência como o de costume, além de muitas dores no corpo, dores na cabeça e uma série de outras dificuldades que perturbam a saúde e o sossego das mulheres.
A maioria busca orientação médica para tentar mitigar os sintomas e tentar passar o período da melhor forma possível.
Uma das formas de melhorar a resposta corporal tanto ao período quanto para uma série de outros benefícios, é a rotina de exercícios físicos.
Fazer exercícios físicos, ao menos 3 vezes por semana, trará ótimos resultados,tanto imediatos quanto em longo prazo.
E também ajudam significativamente a passar pelo período da famosa TPM, de uma forma mais leve e menos estressante.
Alguns dos exercícios mais recomendados, são:
- Exercícios aeróbicos;
- Abdominais;
- Musculação feminina;
- Exercícios de controle e meditação.
Benefícios dos exercícios físicos no período menstrual
Exercícios físicos tem muitas vantagens para as mulheres que vão além do controle do peso. Exercícios aeróbicos, ajudam a melhorar a circulação linfática, elimina líquidos, além de ajudar a aliviar as dores menstruais, promovendo sensação de bem estar, pela liberação de hormônios.
A endorfina é um dos hormônios liberados através da realização de exercícios físicos, principalmente para mulheres em período menstrual, pois é o hormônio responsável pelo alívio da dor, controle da ansiedade e diminuição do stress, três terríveis inimigos das mulheres no período.
Abdominais também são indicados para o período, principalmente pelo fortalecimento da região pélvica, e também, exercícios na parte interna das coxas, pois estimulam e facilitam o fluxo menstrual, diminuindo as dores.
A musculação é recomendada, porém, com uma certa dose de cuidado, pois nesse período, mulheres tendem a sofrer uma fadiga maior do corpo e dos músculos sendo assim, não é recomendável aumentar a carga dos exercícios.
A creatinina, é uma boa forma de ajudar a manter a musculatura nesse período. Creatinina acelera a recuperação muscular, fornece energia para as células combate a fadiga, aumenta a fibra muscular, além de melhorar a capacidade cognitiva e funções cerebrais.
O que é importante, sabendo-se que a capacidade de concentração nesse período diminui.
A creatina monohidratada preço pode se acessível ao bolso do consumidor, porém, existe uma variação de preço que precisa ser considerada.
É interessante, fazer uma pesquisa de mercado para avaliar qual marca produz o melhor produto, ou que ofereça o melhor custo benefício.
Outras formas de melhorar a saúde no período menstrual
A maioria das pessoas, quando se fala em prática de exercícios, logo pensa: “vou procurar uma academias perto de mim”.
Entretanto, uma academia perto do trabalho, tem sido uma das opções para quem quer praticar exercícios físicos regulares; evitar atrasos, facilita o acesso ao trabalho, além de facilitar a manutenção da rotina de exercícios.
Mas, algumas mulheres não gostam de frequentar academias, preferem um ambiente mais reservado e calmo, nesse caso, é recomendável a prática de pilates.
Pilates é uma forma de exercício que visa desenvolver uma consciência corporal, e também, desenvolver o controle da musculatura, além do fortalecimento da coluna vertebral.
O pilates oferece dois tipos de modalidade: exercícios no solo e exercícios nos aparelhos. A modalidade de exercícios no aparelho reformer pilates, tem como objetivo fortalecimento e controle da musculatura, com a vantagem de oferecer graus de dificuldade maiores para os exercícios.
Porém, por uma série de razões, algumas mulheres nem nesse período e nem nenhum outro período, conseguem inserir em sua rotina, a prática de exercícios físicos.
Principalmente no período menstrual algumas preferem se recolher e descansar ou tentar relaxar.
Poltrona massageadora pode ser uma boa opção para quem busca relaxamento e tranquilidade.
Essas cadeiras foram desenvolvidas para proporcionar conforto e reduzir o estresse na musculatura, que pode ser causado pela rotina do dia a dia, ativam pontos em determinados que aliviam o stress e trazem a sensação de descanso.
No entanto, esses equipamentos podem ser um pouco mais caros, nem todos podem ter esse tipo de equipamento em casa.
Para quem deseja um tranquilidade e um lugar especial, uma boa ideia é montar um” cantinho” de relaxamento e tranquilidade, com uma decoração leve, que traga tranquilidade e paz.
Um ambiente com plantas, vasos de flores, quadros, uma cadeira gravidade zero, para se acomodar e tentar passar pelo período da forma mais tranquila e relaxada possível.
Todo e qualquer equipamento e promova saúde e bem estar deve ser incluído em nossas vidas e em nossa casa. A saúde não tem preço.