Exercícios para variados tipos de pessoas

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A realização de exercícios físicos é um dos pilares que ajudam a garantir uma vida saudável. Sem preconceitos ou exclusões, os exercícios podem ser praticados por todos, apenas com algumas restrições a depender da condução clínica das pessoas.

É por isso que existem vários exercícios físicos e esportes, para que ninguém fique de fora!

A prática de atividades proporciona não somente um bem-estar estético, mas aumenta a autoestima, reduz chances de desenvolver doenças como câncer, diabetes, colesterol alto e hipertensão e ainda traz mais disposição.

Por isso, esse artigo vai tratar sobre alguns exercícios para variados tipos de pessoas. Se você ficou curioso para descobrir, acompanhe a leitura desse artigo!

Treinamento funcional: vida saudável para idosos

Primeiro, vamos começar falando sobre o treinamento funcional para idosos. O treinamento funcional combina vários exercícios físicos com o objetivo de aumentar a força muscular e também a resistência física da pessoa.

Ou seja, é um procedimento que une os movimentos básicos, trabalhando a flexibilidade e também o equilíbrio. E, esse tipo de treinamento pode ser realizado por idosos, desde que seja acompanhado por um profissional da área e que essa pessoa já tenha comunicado ao seu médico.

Muitos idosos têm receio em realizar esses exercícios, porque acreditam que terão dificuldades ou que terão que se esforçar muito além do que conseguem. Mas esse tipo de treinamento é adaptado aos idosos e trazem diversos benefícios para a saúde.

Aqui vão alguns deles:

  • Proporciona qualidade de vida;
  • Diminui os riscos de acidentes;
  • Previne doenças reumatológicas;
  • Melhora a capacidade funcional;
  • Traz mais autonomia ao idoso;
  • Aumenta seu equilíbrio reduzindo riscos de quedas;
  • Melhora sistemas como o esquelético e até mesmo o sensorial;
  • Desenvolve habilidades como agachar.

Ainda, um circuito funcional para idosos é planejado conhecendo as limitações físicas e específicas de cada paciente (por isso falamos no início sobre esse processo ser acompanhado por profissionais). Isso traz mais segurança ao aluno e evita riscos de lesões corporais.

Ainda, é possível que os idosos procurem também a academia completa, para exercer outras atividades, podendo ser acompanhado na musculação e em outras práticas como natação e na execução de outras atividades, podendo até ser a dança.

Toda atividade que seja feita praticada com acompanhamento pode ser realizada, contribuindo até para sua integralização. Isso reduz chances do idoso desenvolver depressão, podendo ter mais qualidade de vida.

Você conhece os benefícios na prática do pilates?

Outra atividade bastante interessante, tanto para idosos como para as outras pessoas (adultos e crianças), é a prática do pilates. Essa atividade consiste no conjunto de vários exercícios focados no controle da mente e do corpo.

Além disso, esse procedimento traz diversos benefícios para a saúde, por exemplo: redução do stress, equilíbrio do corpo, melhora da respiração, dentre outros.

A prática do pilates ajuda também a prevenir lesões tanto em adultos como em idosos. É possível desenvolver a musculatura, prevenindo problemas na coluna.

O mais interessante é que o pilates pode ser adaptado qualquer tipo de pessoa, independente de sua idade ou prática esportiva (podendo ajudar atletas também).

Para quem deseja conhecer mais sobre essa prática, é possível realizar um curso para dar aula de pilates para conhecer as técnicas necessárias. Além disso, é necessário adquirir também alguns equipamentos para a realização das atividades, como bola.

O curso de pilates SP pode trazer dicas e detalhes sobre essa prática, capacitando o profissional que deseja trabalhar com essa atividade. Ou seja, o pilates além de trazer diversos benefícios para a saúde, também pode ser utilizado como uma fonte de renda.

Exercícios para atletas: do pilates a uma boa alimentação

Os atletas trazem uma imagem de imponência, mas eles também podem praticar pilates para o fortalecimento de sua musculatura e ainda, para prevenir lesões e desenvolver outros aspectos esqueléticos.

No entanto, não somente a prática de exercícios que contribui para o desenvolvimento do atleta~, mas também sua alimentação.

Por isso, é importante que esse atleta seja acompanhado por um nutricionista. O Nutrólogo para atletas traz orientações sobre alimentação e cardápio, focando na necessidade do atleta, tanto em aspecto de vitaminas como de proteínas.

Com isso, o atleta consegue ganhar massa muscular de forma saudável e ainda, comer de forma assertiva, contribuindo para a manutenção de sua saúde e bem-estar.

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