Fuja do sedentarismo com prática esportiva

prática de exercícios

A prática de exercícios é benéfica para todas as pessoas, independente da idade, do gênero e da massa corporal. É preciso fugir do sedentarismo, mesmo que seja praticando caminhadas regulares.

É claro que as atribulações da vida, como estudos, trabalho e vida particular, muitas vezes, impedem a busca regular de exercícios físicos.

Na prática, algumas escolhas podem ser consideradas como um exercício físico, mesmo que o objetivo final não seja praticar, exatamente, um exercício.

As pessoas que usam transporte público, por exemplo, ou que trabalham em edifícios, podem trocar as escadas rolantes e elevadores pelas escadas comuns.

Exercícios podem ser adaptados

A simples escolha por este tipo de acesso a andares superiores, ou inferiores, pode ajudar o corpo humano a fortalecer alguns músculos das pernas e aumentar a resistência pulmonar.

A limpeza de uma residência também é válida como uma prática de exercícios físicos. A ação atrelada a varrer, passar pano em móveis para a retirada do pó e até mesmo a movimentação de móveis, pode muito bem ser benéfica para a qualidade de vida das pessoas. São ações simples e que devem ser realizadas de maneira rotineira, ajudando na saúde de um indivíduo.

É claro que alguns cuidados devem ser tomados, como o posicionamento em que a coluna se encontra, ou então o número de degraus em que vai subir, em vários lances de escada.

Se o corpo não estiver devidamente alimentado, a pressão arterial pode variar, causando tonturas e até mesmo acidentes.

A visita a profissionais podem ajudar na escolha dos exercícios que podem ser praticados, para aqueles que querem fugir do sedentarismo, mesmo que seja realizando tarefas rotineiras, como caminhadas em torno do quarteirão de casa, ou substituindo os elevadores e escadas rolantes por escadas normais.

Médicos, nutricionistas e um personal trainer particular podem indicar, cada um em sua devida área, quais as medidas que devem ser tomadas para que a prática de exercícios seja uma constante, sem precisar que seja sacrificante.

O médico clínico geral, por exemplo, pode passar um panorama, com a verificação de articulações dos braços e joelhos, por meio de exames de raio x e tomografia computadorizada.

Além disso, a aferição da pressão arterial e o encaminhamento a médicos especialistas, em caso de necessidade também é de responsabilidade desse profissional.

O profissional da área de nutrição pode indicar alimentos que podem ser ingeridos antes e depois dos exercícios e sugerir o corte de alimentos gordurosos e açúcares para melhor aproveitamento da digestão no corpo humano.

Um professor da área de educação física pode fazer a avaliação final, indicando quais os exercícios são mais indicados para cada pessoa, de acordo com a massa corporal e a afinidade com os equipamentos para a prática de exercícios.

Outras vantagens que podem ser destacadas, para as pessoas que contam com um acompanhamento pessoal, são:

  • Exercícios variados, entre caminhada, musculação e aeróbico;
  • Treinamento funcional, voltado a cada pessoa;
  • Evita lesões, utilizando apenas cargas indicadas;
  • Fuga da rotina e do sedentarismo, com motivação agregada.

O acompanhamento de um profissional ainda vai gerar maior comprometimento e o alcance dos resultados de forma mais eficiente, em um tempo mais curto.

Para cada idade, um modelo esportivo

A prática esportiva pode ser realizada desde a infância, com a inscrição de bebês em aula de natação infantil, para que se acostumem com o ambiente aquático desde pequenos.

Como é um esporte que trabalha diversos músculos do corpo e a parte respiratória e mental, a natação é um dos exercícios mais indicados para todas as idades, na verdade.

A hidroginástica pode ser mais indicada para pessoas com idade avançada, pois é realizada dentro da água e o impacto do corpo contra o piso é amortecido pela água ao redor.

Para as pessoas que já têm certa prática e querem manter a forma e fugir do sedentarismo, a aula de step pode ser o exercício ideal, pois ele trabalha músculos específicos e que podem ser complementares a outras práticas esportivas.

As academias contam com equipamentos especiais para este tipo de exercício, mas também pode ser praticado quando se substitui o elevador pelas escadas de um edifício.

Para aqueles que não podem desperdiçar o tempo indo para lugares específicos, poder realizar a prática de exercícios físicos com a instalação de uma estação de musculação particular, em um espaço dentro da própria residência pode ser interessante.

Há modelos que contam com diversos equipamentos, em uma única estrutura e não ocupam muito espaço.

O acompanhamento de um professor de educação física é indicado para que os exercícios sejam realizados de maneira correta, evitando qualquer tipo de lesão muscular.

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