Saiba a importância da hidratação durante os treinos

O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 70% de água. Este elemento é, portanto, essencial para o organismo, que o utiliza de diversas maneiras como, por exemplo, no transporte de substâncias no sangue.

Durante as atividades cotidianas, o corpo acaba eliminando água para cumprir algumas funções, como a regulação da temperatura corporal através do suor e a eliminação de substâncias tóxicas através da urina.

Devido a esse processo natural, é vital que a água perdida seja reposta ao longo do dia, garantindo assim o funcionamento correto do organismo e evitando futuras complicações de saúde.

Por que é necessário beber água durante os treinos?

A prática de qualquer tipo de atividade funcional, como treinos físicos de alta intensidade, é muito importante para o corpo humano. No entanto, ela resulta em uma grande perda de água através do suor para regular a temperatura corporal.

Daí a importância da hidratação durante os treinos físicos, garantindo que o corpo não seja submetido a um stress causado pela falta de água.

Enquanto para pessoas que não praticam atividades físicas o recomendado é a ingestão de pelo menos 2,5 litros, para atletas de alto rendimento essa indicação sobe para 1,5 litros por quilograma perdido.

Em um treino funcional para iniciantes é bastante frisada a importância de beber água antes, durante e após o exercício físico.

No entanto, não é apenas água que perdemos ao praticarmos atividades físicas. Sais minerais e eletrólitos também são perdidos e devem ser repostos. Para isso, são recomendados isotônicos e soro caseiro.

Hidratar-se é extremamente importante para manter a saúde e continuar treinando. Por isso, é fundamental que haja um bebedouro coletivo no ambiente de treinos, facilitando e estimulando o consumo de água durante as atividades.

A prática de exercicios funcionais sem a devida hidratação pode ocasionar mal estar, cansaço extremo, tonturas, cãibras e outros males, impedindo o devido proveito da atividade.

Dicas de hidratação durante sua rotina de treinos

Como mencionado acima, é fundamental se hidratar no decorrer dos treinos, porém, por vezes é comum que as pessoas esqueçam disso. Por este motivo, montamos uma lista de dicas para te ajudar a manter a hidratação em seus treinos. Confira:

Evite o consumo de refrigerantes, sucos ácidos e bebidas alcoólicas antes, durante e depois do treino. Elas estimulam a desidratação. No caso das bebidas alcoólicas, o ideal é evitá-las no dia anterior e posterior;

Em caso de competições, a dica é aumentar a hidratação um dia antes. Isso ajudará o corpo a manter seu equilíbrio durante a perda de líquido durante a atividade;

Procure beber cerca de 500ml de água algumas horas antes da atividade física;

Tente beber pequenos goles d’água de 20 em 20 minutos durante a atividade;

Para o processo de reidratação, opte por bebidas geladas, pois elas são mais facilmente absorvidas pelo organismo;

Isotônicos são uma boa ideia após exercícios longos ou de alta intensidade.

Como identificar a desidratação no decorrer do treino?

É possível identificar a desidratação através de alguns fatores como: sede, perda de apetite, cansaço extremo, aumento da temperatura corporal e consequente intolerância ao calor, pele vermelha, e em casos extremos, espasmos musculares e tontura.

Isso ocorre porque a falta de água no organismo atrapalha o desempenho aeróbio, ventricular, sanguíneo e cardíaco, em um sistema progressivo. Por isso é preciso tomar cuidado ao praticar ginastica funcional, garantindo sua hidratação sempre.

O ideal é não esperar a sede para tomar água, pois esse é um dos sintomas do início da desidratação, e muitas vezes a sede pode fazer com que seja ingerida uma quantidade de água muito elevada, o que também pode prejudicar o corpo.

A recomendação é, durante as atividades físicas, tomar um pouco de água a cada 20 ou 30 minutos e, durante o dia, de duas em duas horas.

Em ambientes de treino academia, é comum vermos mais de um bebedouro coletivo. Isso ocorre para que todas as pessoas consigam se hidratar de forma correta.

Também é comum que aqueles que praticam academia regularmente costumam beber pequenas quantias de água entre um exercício e outro, garantindo, assim, sua hidratação.

Nesses ambientes também existem diversos lembretes e avisos sobre a importância de se hidratar durante as atividades físicas. Os instrutores de academia, constantemente, também orientam quanto a esse cuidado.

Ingerir água durante os treinos é muito importante para manter a termorregulação, além de contribuir, beneficamente, com o fluxo sanguíneo periférico.

Além de ser altamente recomendado que o atleta inicie suas atividades hidratado, a constante ingestão de água durante as atividades físicas para repor o que é gradualmente perdido através do suor e da urina também é muito importante.

A hidratação é o diferencial para o rendimento do atleta e para o perfeito funcionamento do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *