Importância da prática de exercícios dentro e fora das academias

exercícios

A prática de exercícios físicos é algo que vai muito além dos benefícios estéticos. Podendo e devendo ser realizada por todas as idades, o exercício físico proporciona diversos benefícios à saúde física e mental de seus adeptos e praticantes.

Diversas pesquisas que já foram e continuam sendo realizadas no campo das atividades físicas apontam que, ao realizar exercícios, alguns níveis de hormônios e neurotransmissores cerebrais aumentam e refletem diretamente no humor das pessoas.

Assim, o exercício aumenta a produção de endorfina, que é responsável pelo prazer, o bem-estar e a felicidade dos humanos, diminuindo, também, a tensão muscular e o nível de estresse corporal.

A partir dessas mudanças na mente e no corpo, é possível contribuir no tratamento de doenças como ansiedade, depressão e nervosismo. Além disso, as atividades são recomendações médicas para evitar ou combater a obesidade, diabetes e também a pressão alta.

Diante dessa grande contribuição e variedade de benefícios, os exercícios podem e precisam ser atividades agradáveis e nada tediosas aos seus atletas.

Por isso, há uma grande variedade de atividades que podem ser praticadas independentemente da idade das pessoas que desejam realizá-las.

Academias

Atualmente, as academias não se resumem à musculação e repetições em série.

Há ainda as opções mais repetitivas com o uso de aparelhos, mas a academia também conta com diversas atividades de dança e luta e outras aulas que misturam diversos elementos, tornando as atividades mais dinâmicas e atraindo, assim, públicos com perfis diversos.

Além disso, a tecnologia também foi uma grande aliada nesse processo e os equipamentos tornaram-se mais completos, por isso, a venda de equipamentos para academia se tornou um processo menos simples e com mais concorrência, uma vez que há mais opções e produtos que vão sendo modernizados constantemente a fim de contribuir com o processo da pratica de atividades físicas.

Outra vantagem da tecnologia é que os produtos das academias passaram a ser elaborados cada vez mais pensando na saúde e bem-estar de todos os públicos que frequentam a academia, desde os mais novos até a terceira idade, facilitando, dessa forma, o trabalho dos personal trainers, profissionais de educação física que acompanham com exclusividade o treinamento de seus clientes.

Assim, há personal trainer para idosos, adultos e jovens. Nesse trabalho, o que vai diferenciar cada um são as características e limitações do corpo que cada faixa etária apresenta.

Além desses profissionais, as academias também possuem professores que são responsáveis por elaborar o treino e conduzir as aulas que são realizadas nesse ambiente, com o intuito ainda de supervisionar o movimento de cada aluno que não possui um treinador particular.

É necessário garantir que as pessoas consigam alcançar seus objetivos e, com a devida supervisão, a probabilidade de acontecer qualquer complicação durante as atividades físicas é praticamente nula.

Dessa forma, a academia de musculação completa além de ser montada com diversos equipamentos modernos e atualizados, também possui em seu quadro de funcionários profissionais qualificados para elaborar e acompanhar os treinamentos de cada aluno, atendendo ás suas necessidades, metas e limitações, bem como aqueles que são especialistas em danças, lutas e demais exercícios que são passados nas aulas que podem ou não ter um valor a parte da mensalidade.

Exercícios a qualquer hora e em qualquer lugar

Como foi mencionado, a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios ao corpo e a mente e ela pode ser:

  • Praticada em qualquer idade;
  • Em horários alternativos;
  • Em locais externos e internos;
  • Em grupo ou individualmente;
  • Com ou sem personal trainer.

Ou seja, praticar exercícios é essencial para ter qualidade de vida e eles podem ser feitos em qualquer lugar, pois a tecnologia permite ainda que as pessoas realizem aulas e treinos em casa, sendo instruídas por meio de videos disponíveis em plataformas onlines.

Além disso, os exercícios conseguem se adaptar à rotina de todas as pessoas, quer elas tenham muito ou pouco tempo livre.

Devida à importância das atividades, essa pratica tem sido adotada, inclusive por diversas empresas durante o expediente dos funcionários, conhecidas como ginastica laboral.

Essa modalidade é conduzida por um profissional que passa exercícios simples e rápidos que são realizados para evitar que os funcionários apresentem problemas de postura ou outras lesões devido à atividades repetitivas, por exemplo.

Assim, não há desculpas mesmo para as pessoas que dizem que é necessário muito tempo para se dedicar à prática de exercícios, basta se organizar, priorizar a sua saúde e dedicar um pouco de tempo para você mesmo. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *