Importância de ir ao dentista e cuidados com a boca

cuidados boca

A boca é um dos locais mais importantes do corpo humano pois é por meio dela que a fala é externalizada, além de que o sistema mastigatório está presente na parte interna da boca, sendo que a digestão é iniciada nesse momento. Afinal, é por meio da boca que conseguimos nos alimentar.

A boca é formada pelos dentes, língua, lábios, gengiva, epiglote e outros órgãos em ligação, sendo uma porta de entrada para outros materiais, como bactérias.

Desse modo, cuidar da saúde da boca e dos dentes, de modo específico, é fundamental para garantir qualidade de vida.

Uma dor de dente pode trazer dores de cabeça, problemas ao mastigar, afetando toda sua rotina e dia a dia.

Por isso, este artigo vai tratar sobre a importância do dentista para a manutenção da saúde bucal como um todo além de alguns equipamentos odontológicos que podem ser usados nos tratamentos. Não deixe de conferir!

A importância de ir ao dentista e cuidar da boca

A saúde bucal é fundamental para evitar várias doenças como cárie, herpes, câncer bucal, aftas, dentre outros problemas.

Alguns problemas na boca podem causar perda dos dentes, problemas na gengiva, infecções, trazendo dor ao paciente, incômodos constantes e, em alguns casos, problemas graves de saúde.

O profissional responsável pela saúde bucal é o dentista, também conhecido como odontologista, que é o especialista no cuidado de toda a boca, como os dentes, língua, céu da boca e gengiva.

Por isso, esse profissional é importante pois auxilia na escovação correta da boca, fazendo outros procedimentos como:

  • Limpeza dentária a cada seis meses;
  • Remoção de dentes;
  • Tratamento de cáries e canal;
  • Tratamentos na gengiva;
  • Clareamento dental.

Além desses procedimentos, em parcerias com médicos e fonoaudiólogos, os dentistas podem atuar em cirurgias de pacientes que nasceram com má formação da boca, melhorando a parte estética e contribuindo para uma melhor mastigação e fala do paciente.

Por isso, a orientação é que o paciente vá ao dentista pelo menos a cada seis meses para fazer uma análise bucal, limpeza, verificar se existe a presença de cárie e buscar os procedimentos corretos para manter a saúde bucal.

O uso dos equipamentos odontológicos

Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista e um certo tipo de receio por conta dos equipamentos odontológicos que são utilizados nos tratamentos,

Neste artigo vamos abordar o uso de alguns dos aparelhos utilizados pelo dentista para facilitar o trabalho, procedimentos cirúrgicos ou a limpeza dos dentes, assim como demonstrar que o receio não é uma preocupação que precisa atormentar quando chegar o momento de se consultar com esse médico

Um dos equipamentos odontológicos é o negatoscopio odontológico.

Em muitos casos, os pacientes precisam realizar raio-x para o dentista analisar a arcada dentária, posição dos dentes, presença de infiltração na gengiva ou osso.

Isso facilita na realização de um diagnóstico preciso e um procedimento adequado. Por isso, esse equipamento é essencial.

De um modo geral, ele é formado por placa translúcida que ajuda na análise do raio-x, pois possui uma área com maior iluminação.

Com a análise sendo feita de forma mais rápida e precisa, chegou a hora de adotar os procedimentos médicos que podem ser cirúrgicos, de extração dentária, obturação, limpeza, ou outros formatos.

Para os procedimentos cirúrgicos, como os de extração dentária, o dentista pode utilizar um alicate de corte odontologia, fazendo cortes precisos, rápidos e apenas quando necessário.

Todo esse equipamento é feito seguindo normas técnicas e regulamentadas de segurança, que ajudam a garantir que o procedimento será feito com precisão e qualidade técnica.

Além disso, o dentista possui instrumentos como o alicate odontológico que vão contribuir com a instalação ou remoção de aparelhos odontológicos ou em procedimentos cirúrgicos de extração e contato com a gengiva.

O alicate de dentista preço varia de acordo com o tipo de alicate, seu material de composição que geralmente é metálico e usabilidade. Além de alicates, o dentista possuem um kit com várias ferramentas que ajudam na melhor visualização e limpeza do dente.

É comum que o dentista tenha também um porta rolete de algodão, que serve para a limpeza das suturas realizadas, cortes e extrações dentárias, pois o algodão consegue absorver o sangue, saliva ou água, sem causar contaminação ou dor no paciente.

Todos os equipamentos utilizados pelo dentista passam por esterilização, sendo limpos e livres de bactérias ou agentes contaminantes

Ambientação

Para a decoração do espaço, o dentista pode equipar seu consultório com um espelho em formato de dente, principalmente no caso de dentistas que focam seu atendimento para crianças e adolescentes.

Isso pode ajudar a reduzir o medo e trazer mais tranquilidade nos pequenos para a realização de procedimentos.

Desse modo, além de criar um ambiente confortável e esteticamente atrativo, é possível cativar e tranquilizar os pacientes. Mais ainda, aliando a estética aos equipamentos adequados é possível proporcionar a saúde bical de forma completa e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *