Itens essenciais para a sua alimentação

Ter uma alimentação saudável e equilibrada pode trazer inúmeros benefícios à saúde. A ingestão da quantidade correta de todos os nutrientes, sejam eles macro e micronutrientes, é fundamental para que o organismo funcione bem.

Esse hábito, quando aliado à prática de exercícios físicos, pode melhorar diversos aspectos na vida de uma pessoa, interferindo na longevidade e evitando doenças do corpo e da mente.

Os macronutrientes são compostos por carboidratos, gorduras e proteínas. Os carboidratos são encontrados em pães, massas e batatas, enquanto as gorduras estão presentes nos óleos, nas oleaginosas, no abacate, entre outros.

Já as proteínas podem ser de origem animal ou vegetal.

Os micronutrientes são as vitaminas e minerais encontrados nos mais variados tipos de alimentos, como frutas, verduras, e legumes.

As fibras também são super importantes de serem ingeridas, e elas são encontras, principalmente, nos alimentos integrais, frutas e verduras.

Além do consumo de todos esses nutrientes, água é fundamental para o transporte de nutrientes em nosso organismo e também para hidratação.

Especialistas orientam a ingerir cerca 30 ml de água por quilo de peso no dia, o que equivale a, mais ou menos, dois ou três litros de água por dia, variando de pessoa para pessoa.

Em nenhuma hipótese, a água deve ser substituída por bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos, que contém muito açucar, e nem por bebidas alcoólicas.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, indicam que o hábito de comer mais frutas e vegetais e também de se exercitar pode aumentar em até doze anos a expectativa de vida.

Dicas para ter uma boa alimentação

Adotar alguns hábitos saudáveis no dia a dia é importante na obtenção de uma alimentação saudável. Alguns desse hábitos são:

  • Consumir menos sal e açúcar;
  • Evitar industrializados e fast foods;
  • Ingerir uma variedade de frutas e hortaliças;
  • Comer em intervalos regulares;
  • Evitar o consumo de óleos vegetais e manteigas;
  • Comer mais devagar.

É importante tentar variar ao máximo a alimentação para obter todos os ingredientes necessários. Cada pessoa possui algumas necessidades específicas.

Em alguns casos, podem ter carência de alguma vitamina ou mineral e por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional que estudou para planejar dietas de acordo com as especificidades e estilo de vida de cada pessoa.

As dietas prescitas sempre trazem opções diversas de alimentos, como uma lista de frutas ou itens que podem substituir o outro.

Tipos de açúcares existentes no mercado

Existem diversos tipos de açúcar no mercado, que se diferem, principalmente, no processo de fabricação de cada um.

Isso influencia diretamente na quantidade de vitaminas, sais minerais, calorias e até na função que cada tipo pode desempenhar em alguma receita.

Um dos mais comuns é o açúcar cristal, que possui como principal característica a existência de cristais grandes, transparentes ou amarelados. Tanto o açúcar cristal quanto o açúcar refinado possuem as mesmas propriedades.

Quando o açúcar cristal é colorido, é sinal de que ele possui corantes e é muito usado como item decorativo em pães, bolos e biscoitos.

O açúcar mais utilizado em receitas na cozinha é o açúcar refinado, que é composto por grãos finos e irregulares que se misturam e se dissolvem facilmente. Ele é bem branquinho e docinho, porém possui pouquíssima quantidade de vitaminas e sais minerais.

O açucar mascavo é extraído após o cozimento do caldo de cana e por isso possui características como cor escura, bastante umidade e sabor forte.

Diferentemente do açúcar cristal, ele consegue conservar o ferro, cálcio e outros sais minerais.

Por tem um gosto mais forte, esse tipo de açúcar não agrada a todos os paladares, apesar de ser sempre recomendado por nutricionistas, já que é um açúcar mais saudável e que possui um preço melhor em relação aos outros que possuem os mesmos benefícios.

O açúcar de confeiteiro é um tipo de açúcar indicado para preparar chantilly, coberturas e glacês mais homogêneos.

Seus grão são bem fininhos, facilitando a mistura, mesmo sem passar por um processo de aquecimento.

Essa característica faz com que ele se torne ideal para fazer a decoração de tortas, bolos e biscoitos.

O açúcar demerara possui sabor bastante intenso e sua fabricação se assemelha à do açúcar cristal, com a diferença de que aditivos químicos não são adicionados nele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *