Maquiagens: Cuidados que você deve ter para mantê-las sempre limpas?

maquiagens

O número de buscas por maquiagens nunca foi tão alto, como nos dias atuais, porém, poucas pessoas sabem quais são os cuidados necessários para mantê-las sempre limpas.

Sendo assim, podemos dizer que cursos online de maquiagem são uma ótima maneira de se manter atualizado neste meio.

Com base nas informações acima descubra a seguir porque é tão importante manter suas maquiagens sempre higienizadas, saiba como fazer a limpeza em esponjas e pincéis e atente-se a outros cuidados essenciais com maquiagens.

Por que é importante manter suas maquiagem sempre limpas?

O rosto é uma das partes do corpo humano que está sempre exposto ao frio, calor, ventania, poluição e até a produtos químicos dependo do local que estiver inserido.

Por isso, o cuidado deve ser redobrado para manter a pele limpa e hidratada.

Agora quando se trata maquiagem suja a mesma pode prejudicar diretamente a pele formando possíveis acnes, alergias, foliculites, por meio das bactérias e fungos que estão presentes em determinado produto com sujidade.

Devido a isso é importante manter todos os itens de aplicar a maquiagem e todas as superfícies sempre limpas.

Além de manter todos os produtos bem fechados e lacrados para evitar o acúmulo de bactérias.

Como fazer a limpeza de esponjas e pincéis

Para fazer a limpeza em esponjas e pincéis, você pode fazer uso de sabonetes líquidos apropriados para isso ou fazer uso de detergente neutro.

Vale lembrar que é fundamental que qualquer sabão utilizado para a limpeza seja neutro, como no exemplo a seguir.

O primeiro passo para iniciar essa limpeza, pegue uma bacia limpa, acrescente água morna, detergente neutro e uma colher de álcool 70, em seguida mergulhe as esponjas e os pincéis e esfregue com as mãos delicadamente para não danificá-los.

Feito isso, enxágue cada item em água corrente para remover todo o excesso de sabão, depois seque-os com uma toalha e coloque-os em uma superfície limpa para secar cerca de 10 minutos no sol, depois leve-os para sombra para que seque por completo.

Antes de guardar é fundamental certificar que tudo ficou 100% limpo e seco, depois comece colocando cada item no seu devido lugar apropriado e evite deixá-los em local fechado. 

O que você precisa saber antes de comprar maquiagem

Seja consciente, compre exatamente o que precisa e o que for usar, pois é muito comum ver uma só pessoa acumular centenas de produtos e maquiagens, o que a longo prazo pode não ser bom, justamente porque os mesmo possui prazo de validade.

Saiba seu tipo de pele

Antes de comprar qualquer maquiagem é importante conhecer o seu tipo de pele, para ser possível selecionar os melhores produtos e apropriados.

Dessa forma se a sua pele for oleosa, compre produtos apenas para peles oleosas, e assim vale para todo tipo de pele.

Pele equilibrada 

Esse é um tipo de pele na qual a umidade e a oleosidade estão em harmonia, tornando assim uma pele saudável.

Para identificar uma pele equilibrada é analisada a zona T designados pela testa, queixo e nariz,onde mesmo com uma pequena quantidade de oleosidade que mantém a pele bonita e saudável.

Pele mista 

Esse é um tipo de pele que possui oleosidade na zona T, mas ao mesmo tempo nas regiões externas possui ressecamento, uma pele mista é identificado pelos poros dilatados e uma maior concentração de ressecamento na zona dos olhos.

Pele oleosa

Essa pele possui grande quantidade de oleosidade em todas as regiões, onde destaca-se pelo brilho em excesso, identifica-se um pele oleosa pelo excesso de brilho, com um aspecto mais pesado, podendo ou ter acnes e espinhas.

Pele acneica

Esse tipo de pele possui oleosidade exagerada na zona T, além de conter poros dilatados, uma pele acneica é identificada pelo excesso de oleosidade com presença de acnes e espinhas.

Pele seca

Essa pele pode conter descamações, além de aspecto esbranquiçado, podendo ser ou não oleosa, uma pele seca é identificada pelo excesso de manchas vermelhas, além de uma textura escamosa.

Pele sensível 

Qualquer tipo de pele pode ou não ter sensibilidade, mas esse tipo de pele especificamente pode conter algumas características semelhantes a cada tipo de pele.

Porém, com possíveis alergias, manchas, vermelhidões, foliculites, e sensibilidade a determinados produtos, a luz, água e outros.

Agora que já conhece cada tipo de pele é fundamental selecionar produtos que sejam específicos para cada um, em alguns casos será necessário fazer uso de itens indicados por dermatologistas ou laboratorialmente modificados e especializados.

Itens, produtos e maquiagens essenciais

Outro ponto importante é conhecer os produtos certos que se encaixam com o seu tipo de pele.

Produtos

Se exagerar na quantidade de produtos um poderá afetar a ação do outros, por isso menos será sempre mais, por isso invista em sabonete líquido, máscara, hidratante, protetor solar e esfoliante.

Itens

O básico sempre será a melhor opção por isso invista em itens como: 2 esponjas, 4 pincéis (um para cada tipo aplicação como para base, para sombra, para contorno e para blush) , 2 pinças, 2 buchas orgânica, tesoura curvada, toalha de rosto, algodão e cotonetes. 

Maquiagens

Alguns cuidados essenciais com maquiagens, são:

  • Mantenha sempre limpo o rosto e as mãos;
  • Faça uso de produtos dentro do prazo de validade;
  • Jamais compartilhe seus produtos, itens e maquiagens com outras pessoas;
  • Remova a maquiagem antes de dormir com água e sabonete líquido;
  • Faça uso de produtos apropriados para o seu tipo de pele.

Não é preciso ter dezenas de maquiagens, basta investir em 2 paletas de cores (colorida e neutra), máscara de cílios, rímel, blush,contorno quarteto para sobrancelhas, pó, batons (2 neutros e 2 coloridos) e corretivo. 

Considerações finais

De fato todo cuidado será pouco, e em resumo de todas as informações descritas é fundamental manter uma rotina de cuidados não somente com a pele, mas com cada produto de maquiagem mantendo-os sempre limpos e isolados.

Lembre-se, um curso de maquiagem online é uma das melhores maneiras de se manter atualizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *