Materiais frequentemente usados para pacientes sem movimentação das pernas

Grande parte das pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para locomoção, especialmente a parcela sem movimentação nas pernas, seja devido a doenças ou acidentes, pois diversos setores em meio a sociedade ainda apresentam falhas no que diz respeito a acessibilidade, desde as ruas, até mesmo nas edificações.

A acessibilidade é indispensável para garantir os direitos das pessoas que possuem algum tipo de incapacidade, que completa sua participação ativa e integral devido às barreiras impeditivas que confrontam diariamente.

Além disso, promove a inclusão social e o desenvolvimento dos indivíduos. No que diz respeito as instituições com pacientes no estado de ausência de movimentação das pernas, os procedimentos e materiais usados podem ser encarados como complexos.

Apesar de ainda serem complexos em termos de movimentação, também são fundamentais para que a equipe responsável esteja adequadamente preparada, principalmente para reforçar a acessibilidade e conforto. Alguns dos recursos empregados são:

  • Cama com altura adaptável;
  • Guincho para transferência;
  • Travas na roda da cama;
  • Cadeiras para banho;
  • Barras de apoio.

Naturalmente, conforme pode ser notado, todo o ambiente deve ser pensado para promover não só o conforto e cuidado adequado com o paciente, como também para possibilitar que o profissional consiga realizar seu serviço de maneira adequada.

O uso do guincho de transferência

O guincho de transferencia aluguel ou compra é importante, pois se trata de um grande aliado para atividades fundamentais, como efetuar a higiene do paciente, movimentá-lo até o banheiro e levá-lo de forma segura para a cadeira de rodas, pois a movimentação inadequada pode comprometer todos esses processos e causar desconfortos desnecessários ao paciente.

Além de atender adequadamente pessoas sem a movimentação das pernas, também é um item utilizado para pacientes com condições degenerativas, ou seja, que precisam de certa regularidade no momento de levantar ou de serem movimentados, pois dessa forma evita-se o atrofiamento dos músculos ou irritações na pele, como Parkinson e Esclerose Amiotrófica.

Basicamente, esse tipo de equipamento funciona como um elevador mecânico, amenizando o uso da força física pelo cuidador. Com a pessoa erguida e acomodada no cesto de tecido do guincho, pode ser facilmente transferida para a cadeira de rodas ou transportada para onde for preciso.

É possível encontrar o aluguel de guincho elétrico ou hidráulico. São modelos semelhantes, porém, o elétrico não exige esforço algum do operador. Além disso, é acionado por um botão e o içamento é realizado por meio de um motor.

Já no hidráulico, o içamento é efetuado através de uma manivela ou pedal. Seu funcionamento ocorre por meio de uma bomba hidráulica, o que reduz o esforço do cuidador.

A importância da cadeira de banho

O momento do banho para esses pacientes pode ser complexo sem os elementos necessários, mas com itens como a cadeira de banho Campinas, é possível ter maior praticidade, além de claro, garantir a segurança.

No entanto, é preciso que as particularidades de cada paciente sejam levadas em consideração. Isso se deve ao fato de que é necessário observar o nível de auxílio que o indivíduo necessita, assim como o estímulo, uma vez que também é importante que sempre que possível, o paciente seja estimulado de acordo com os seus limites.

É algo que transmite certa autonomia para o paciente, ainda que exista algum tipo de ajuda por parte do cuidador. Ao buscar por cadeira de banho para alugar, é indispensável observar com cautela os modelos existentes, pois podem apresentar distinções importantes.

A cadeira de banho usada é favorável, principalmente quando atende às particularidades do paciente de forma eficaz e adequada, caso contrário, pode ser mais viável efetuar o aluguel cadeira de banho zona leste.

Entre os tipos mais comuns, é possível citar as cadeiras fixas e dobráveis, que contam com quatro rodas e frios, na frente ou atrás. Além disso, essas opções podem ou não apresentar braços removíveis, que são capazes de contribuir com a transferência.

Há possibilidade de encontrar esse tipo de cadeira na versão dobrável, que pode favorecer ainda mais o armazenamento. As banquetas são mais indicadas para quem não apresenta uma mobilidade severamente comprometida, pois são semelhantes às cadeiras comuns.

No entanto, o encosto e assento são antideslizantes, enquanto o assento é largo e dispõe de duas alças laterais que contribuem de maneira significativa para a acessibilidade, que é um fator reforçado por diferentes produtos ao longo do texto  e que são cruciais para diversas pessoas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *