Medicina domiciliar: como funciona?

Nos dias atuais, muito se tem valorizado a respeito da facilidade de acesso a serviços. É muito mais simples, na atualidade, desempenhar atividades como almoçar, jantar, ouvir músicas e locomover-se pela cidade com apenas poucas ações. E com a medicina isso não poderia ser diferente.

A medicina domiciliar, bem como a enfermagem, são áreas da saúde que estão crescendo bastante, colaborando para que os pacientes sejam examinados e cuidados sem que eles precisem sair de suas casas.

Pensando nessa questão, o texto a seguir tem o interesse de falar a respeito dos serviços de saúde que podem ser feitos na casa do paciente.

A consulta médica domiciliar

A consulta médica domiciliar, como o nome já indica, nada mais é do que uma consulta feita por um profissional médico formado na sua área de especialização, o qual se locomove até a casa do paciente para fazer o seu serviço.

O mais interessante é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a consulta domiciliar consegue ser tão completa quanto aquelas feitas em um consultório particular. Isso porque todos os equipamentos necessários para a avaliação são levados pelo profissional.

Além disso, a consulta médica feita em casa é bastante vantajosa, já que, além de ser favorável a pessoas com doenças e problemas de mobilidade, ela permite a análise do paciente dentro de um contexto mais amplo.

Pois considera o contato dele com os seus familiares e o ambiente, oferecendo uma compreensão mais completa do quadro clínico do indivíduo.

O serviço de enfermagem domiciliar

Um serviço de enfermagem domiciliar também está conquistando grande sucesso dentro do mercado da saúde.

A justificativa para isso se dá pelos benefícios: um enfermeiro domiciliar consegue ajudar, cotidianamente, as pessoas que estão acamadas ou com algum tipo de limitação, seja física ou cognitiva.

Para desempenhar esta função, os profissionais formados em enfermagem são capazes de oferecer um serviço com a mesma qualidade de um hospital, contando com todas as exigências estabelecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem, além dos outros órgãos e entidades responsáveis.

Assim, os enfermeiros conseguem obter a prevenção de agravantes e uma melhoria no quadro clínico de uma série de doenças.

É importante dizer que, por se encontrarem dentro de uma situação mais delicada, os profissionais deste tipo de trabalho desempenham um ótimo serviço em relação aos cuidados de enfermagem.

Portanto, tais cuidados têm o objetivo principal de oferecer uma satisfação completa das necessidades humanas fundamentais do paciente, bem como buscar a independência dele em relação às atividades do dia a dia.

Contudo, nem todos os cuidados dos enfermeiros podem ser controlados somente por eles. Tais profissionais também são capazes de auxiliar os familiares de um paciente a tomarem os cuidados necessários.

Na maioria das vezes, isso resulta em uma mudança de hábitos e de estilos de vida, os quais podem ser considerados prejudiciais para um paciente, como fumar perto de pessoas com problemas pulmonares.

E possível fazer exames de rotina em casa?

O interessante dos serviços de saúde domiciliares é que eles podem ser acompanhados da realização de uma série de exames de rotina. Dessa maneira, é possível fazer um check-up completo para um paciente que está acamado.

Isso porque boa parte dos exames consistem na coleta de material, não necessitando que o paciente realize grandes esforços.

Entretanto, no caso de exames mais avançados, como é o caso da ressonância magnética, não é possível que ele seja feito em casa. Portanto, a maioria desses exames permitem:

  • A verificação do funcionamento do coração;
  • Verificar o estado dos rins;
  • Identificar problemas no fígado;
  • A identificação de alterações no sangue;
  • A identificação de infecções.

O que é a acupuntura e como ela ocorre em domicílio?

Existem outros métodos alternativos de melhoria de saúde os quais também podem ser feitos em domicílio. Este é o caso da acupuntura. Contudo, existe uma grande quantidade de pessoas que se perguntam: o que é acupuntura?

A acupuntura consiste em um ramo da medicina tradicional chinesa a qual se resume, basicamente, na introdução de pequenas e finas agulhas metálicas em pontos estratégicos do corpo do cliente. O intuito disso é tratar vários tipos de doenças ou provocar efeito anestésico.

Tanto isso é verdade que muitos médicos indicam a realização de acupuntura para enxaqueca. Neste caso, o tratamento consiste na utilização das agulhas para provocar um efeito anestésico, amenizando o cessando a dor.