Melhorando a sua saúde com a alimentação

A maior parte das pessoas já se deparou com a expressão “você é o que você come” e é um dos conhecimentos populares mais verdadeiros que existe.

reeducação alimentar é capaz de transformar não apenas o corpo, mas também a mente de alguém. A alimentação sozinha não é capaz de tornar alguém saudável, pois o ideal é que todo o estilo de vida sofra mudanças como, por exemplo, a prática de exercícios físicos.

Ainda assim, o impacto é imenso e capaz de aumentar a qualidade de vida.

Hábitos alimentares prejudiciais

Antes de saber o que fazer para melhorar a saúde através da alimentação, é preciso saber o que parar de fazer. Existem muitos hábitos, alguns que podem até ser considerados parte da cultura, que são inimigos de uma vida saudável.

Um dos principais vilões da saúde são os lanches rapidos. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que 16,5% dos brasileiros substituem as suas refeições pelos lanches rápidos, como sanduíches, frituras, pães, pizza.

A maioria desses lanches possui um valor nutricional baixo, sendo ricos em açúcar, gordura e sódio, substâncias que comprometem a saúde quando em excesso.

Essa substituição pode gerar problemas como obesidade, hipertensão, diabete, doenças cardiovasculares e até mesmo o desenvolvimento de câncer.

O melhor é que as três principais refeições diárias, o café da manhã, o almoço e o jantar, existam. Elas precisam conter alimentos de todos os grupos alimentares e é melhor que aconteçam nos horários certos.

Isso não significa que se deva comer apenas isso durante o dia. O consumo de lanches é permitido e, ao contrário do que se pensa, saudável.

Os nutricionistas indicam que a alimentação deve acontecer a cada três horas, com a justificativa de que isso resulta nos seguintes benefícios:

  • Rápido metabolismo;
  • Níveis constantes de energia;
  • Estabilidade da massa muscular;
  • Menor armazenamento de gordura;
  • Melhor utilização dos nutrientes;
  • Melhor digestão.

Mas precisam ser lanches saudaveis, dos quais pode envolver frutas, castanhas, queijos e cereais. Existem muitas alternativas para as frituras, doces e outros processados. A dica é investir no consumo diário de fibras, sobretudo nesses lanches entre as refeições.

A fibra não é digerida pelo corpo humano, mas é muito benéfica. Ela facilita o processo de digestão, evitando problemas como a prisão de ventre e gera mais saciedade durante as refeições. Alguns alimentos ricos em fibra são as saladas e as frutas.

O consumo diario alimentar de alguns itens deve ser proibido ou reduzido ao máximo. Um dos principais exemplos é o refrigerante. Embora tenha um gosto agradável e esteja presente na maior parte das casas brasileiras, é extremamente prejudicial.

Eles são ricos em frutose, o que aumenta o risco de diabete. São ricos em ácidos que causam cáries, gastrite e gases intestinais.

Possuem altas quantidades de sódio e cafeína, resultando em retenção de líquidos e aumento da pressão arterial. Com esse combo, fica claro o porquê só deve ser consumido em ocasiões especiais.

Como ter uma dieta saudável?

O primeiro passo para ter uma dieta saudável é investir em produtos integrais e orgânicos. Os produtos processados contém muitos conservantes, corantes, agrotóxicos e outras substâncias artificiais que fazem mal a longo prazo.

Após suas escolhas, faz-se necessário tomar cuidado com o típico prato brasileiro formado por arroz, feijão e carnes. Essa combinação pode ser interessante, mas ela precisa de outros elementos para funcionar.

Verduras e legumes precisam aparecer no prato e é melhor que o arroz seja integral. Exagerar na carne também pode ser muito prejudicial.

O ideal é que a carne não seja o alimento mais presente em nenhuma refeição e que seu consumo seja variado. Tente incluir diferentes tipos de carne na dieta da semana, com peixe, frango, boi, porco e peru.

Além disso, o melhor é que apenas uma das refeições contenha carne, de preferência o almoço. Consumir carne antes de dormir pode prejudicar a digestão noturna.

Para terminar, recomenda-se não deixar a água de lado. Certifique-se de se hidratar entre as refeições, bebendo pelo menos 1,5 litro de água por dia. O resultado é uma pele mais bonita, cabelos mais sedosos, metabolismo mais rápido e muitos outros benefícios.

Vale lembrar que, visitar um nutricionista é essencial, sobretudo para quem deseja emagrecer, engordar ou frequentar a academia.

Esse profissional vai avaliar o seu caso em específico e determinar a alimentação perfeita para que seu objetivo seja atingido, sem prejudicar a saúde.

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