O que é lipoaspiração?

O setor da medicina é muito amplo e uma das áreas envolvidas corresponde à estética.

A área engloba os mais diversos procedimentos, que são oferecidos de maneiras cada vez mais inovadoras por clinicas estéticas.

Os motivos para recorrer a um desses métodos são variados, por exemplo, a rinoplastia, pode ser requisitada para amenizar carnes esponjosas no nariz, corrigir desvios ou para fins apenas estéticos.

Naturalmente, a forma de realização do procedimento pode variar, mas de modo geral, ocorre em etapas, tais como:

  • Incisão na pele entre as narinas;
  • Desencape da pele;
  • Redução de cartilagens e ossos;
  • Estruturação.

Como cada pessoa apresenta suas particularidades, as recomendações podem ser variadas. No entanto, é indicado que o paciente não use aspirina por pelo menos duas semanas, tanto antes, quanto depois do procedimento.

O consumo de álcool uma semana antes da cirurgia também não é recomendada. No que diz respeito ao repouso, comumente é de uma à duas semanas.

lipoaspiração consiste em um procedimento estético muito conhecido para a redução de medidas.

No procedimento, basicamente, cânulas metálicas são conectadas em um aspirador para realizar a remoção da gordura localizada no tecido subcutâneo, ou seja, na camada abaixo da pele.

As cânulas são finas e, com o auxílio desses itens e com pequenas incisões na pele, o médico responsável efetua a injeção de uma solução que contém anestésicos e soro fisiológico na camada de gordura a ser trabalhada.

A solução é imprescindível para o procedimento, pois além de possibilitar a remoção mais prática da gordura, também promove a anestesia local e redução de sangramentos.

Por mais que diversas partes do corpo possam ser escolhidas para o procedimento, há locais mais visados pelos pacientes, tais como abdômen, culotes, coxas, dorso, braços e cintura.

No entanto, é interessante citar que há um volume máximo categorizado como seguro para remover na cirurgia, que se refere a 7% do peso apresentado pelo paciente.

Entenda o que é lipoescultura

Em alguns casos, a lipoescultura é confundida com o procedimento anterior, porém, é interessante citar que neste caso, uma vez que a gordura é aspirada, ela é centrifugada ou decantada.

A partir desse ponto, ela é enxertada, ou seja, injetada em outras regiões do corpo em prol de alcançar um determinado contorno e/ou volume, por exemplo, para a elevação dos glúteos.

Essa é a principal diferença com as operações de lipoaspirações, além disso, ambos procedimentos podem estar relacionados a outros processos, por exemplo, para completar rinoplastias, mamoplastias ou abdominoplastias.

No que diz respeito a anestesia, a mais aplicada é a combinação da geral com a peridural, caso se trata de pequenos volumes, há possibilidade de anestesia local ou de sedação.

Já no caso da internação e recuperação, o tempo médio para o paciente ficar internado é de 24 horas, com afastamento do serviço de duas semanas.

No entanto, é importante considerar que é um tempo relativo e acordo com o quadro e procedimento efetuado.

Procedimentos direcionados para os seios

Há dois procedimentos principais voltados para os seios, que consistem no silicone e na redução de mama, que também é chamada de mamoplastia redutora.

No caso do silicone, é interessante citar que após escolher o cirurgião é necessário apresentar determinados exames, como teste de coagulação, mamografia, eletrocardiograma e de função renal, de acordo com o que o médico responsável julgar necessário.

Existem duas opções para o posicionamento do silicone, que é embaixo da glândula ou do músculo.

No primeiro caso, a prótese é situada entre o músculo peitoral e o tecido mamário.

Essa é uma maneira de tornar a cirurgia mais prática, além de promover menos dor para a pessoa após o procedimento. No entanto, dependendo da pessoa, o implante pode ficar aparente.

Já no procedimento realizado por baixo do músculo, é considerada uma forma mais sofisticada, pois o médico responsável necessita alcançar o músculo para o alojamento da prótese. No entanto, é considerada mais dolorosa após o procedimento.

No caso da mamoplastia redutora, é voltada para reduzir o volume e o tamanho, indicada principalmente para as mulheres que sofrem com dores ou alterações na coluna.

Por outro lado, também pode ser realizada por fatores estéticos.

De forma geral, os resultados da cirurgia são positivos, mas assim como qualquer outro procedimento, é necessário buscar por profissionais de confiança, além de pesquisar muito antes de efetuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *