Os principais benefícios de um corpo saudável

cuidados com o corpo

Cuidar da mente e do corpo é uma atividade diária que requer muita persistência e determinação. Ao adquirir hábitos saudáveis, o corpo consegue ter um funcionamento mais otimizado, as atividades são realizadas com mais facilidade e a qualidade de vida também é beneficiada.

Por meio de uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e ações que contribuem com os cuidados da mente é possível até ter o prolongamento da vida.

Há muitos benefícios ao adotar um estilo de vida mais equilibrado, dentre eles é possível citar:

  • Emagrecimento;
  • Aumento da autoestima;
  • Aumento da disposição;
  • Diminuição do estresse;
  • Ajuda a evitar diabetes, hipertensão e obesidade;
  • Aumenta a memória;
  • Melhora o desempenho de todas as atividades cotidianas.

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo. Para diagnosticá-la deve ser realizado um calculo conhecido como Índice de Massa Corporal ou IMC, aliado à outras análises.

No cálculo, o peso em quilograma é dividido pela altura em metros, sendo que essa precisa ser elevada ao quadrado.

Por meio do resultado é possível mensurar se a pessoa está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obesa.

Os valores tabelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que entre 18,5 a 24,9 o peso é considerado normal, entre 25 a 29,9 já é sobrepeso e acima disso é caracterizado como obesidade.

Dentro da obesidade há três classes, sendo que a primeira é obesidade leve (até 34,9), a segunda é moderada e é considerada até 39,9 kg, enquanto a terceira é grave e é indicada com peso acima de 40.

A classificação serve como norteadora para que os médicos possam escolher o tratamento mais adequado ao paciente. Basicamente, o tratamento pode ser composto por reeducação alimentar, atividades físicas e acompanhamento psicológico ou até intervenção cirúrgica em alguns cenários.

As causas da obesidade pode ser variada, desde uma predisposição genética, maus hábitos alimentares e sedentarismo até disfunções endócrinas (problemas hormonais).

Por isso, antes de executar quaisquer planos e projetos para emagrecer é necessário consultar um médico especialista para ter a orientação e processos mais eficientes e assertivos.

Tratamentos para o corpo

Os médicos levam em consideração o histórico do paciente para o melhor tratamento, em algumas situações é comum eles receitarem medicamentos manipulados para emagrecer, pois eles são compostos de vitaminas e princípios ativos que estimulam os processos.

As receitas são controladas, assim, é imprescindível que o paciente siga todas as orientações, evitando problemas e danos a saúde física e mental dos pacientes.

Os medicamentos são muito eficientes, entretanto eles não são milagrosos. Deste modo, é importante que os pacientes adotem hábitos mais saudáveis para estimular ainda mais a redução e ter resultados mais rápidos.

Juntando os remedios manipulados para emagrecer com as atividades físicas e uma alimentação balanceada os resultados são alcançados com mais facilidade e há uma mudança de vida e de pensar.

Os tratamentos, assim como os remédios, precisam ser orientados e monitorados pelos profissionais da saúde que são especialistas.

Assim, é possível ter consulta com endócrinos que são especialista em hormônios; consulta com gastro preço, especialista nos cuidados com o estômago; e há ainda os gastroenterologia que são consultados quando é necessário intervenções cirúrgicas.

O gastroenterologista é o especialista em todo os sistema digestório, incluindo a saúde da boca até o pâncreas e o fígado. Dessa forma, ele é o mais indicado para acompanhar o tratamento de redução de estômagos, por exemplo.

A consulta de gastroenterologia pode ser indicada também para outros problemas relacionados ao processo de digestão que o corpo possui.

Atualmente, as empresas estão mais preocupadas com a saúde e bem-estar de seus funcionários e colaboradores. Dessa forma, elas adotam diversas iniciativas que ajudam na promoção de uma saúde melhor.

Isso porque os funcionários, ao terem mais saúde, contribuem com o desenvolvimento das empresas, visto que os colaboradores atuam com mais produtividade e qualidade.

Uma das ações que algumas empresas já adotam é a academia nas empresas ou convênio com academias para estimular a prática de atividades físicas que apresentam diversos benefícios aos seus adeptos e praticantes.

Além disso, os funcionários sentem-se mais valorizados e estimulados a contribuir com o desenvolvimento da empresa.

Com todos mais conscientes dos benefícios de um estilo de vida mais saudável, há uma adoção de práticas como uma variedade maior de atividades físicas e alimentos menos gordurosos.

Assim o uso de medicamento manipulado para emagrecer pode ser evitado e o prolongamento de uma vida com alta qualidade é aumentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *