Os tipos de tratamentos odontológicos

É de amplo conhecimento a importância de uma grande atenção à saúde bucal. No entanto, essa prática muitas vezes é abdicada ou caída no esquecimento, fato que pode gerar consequências ruins cada vez mais graves conforme o tempo.

Por isso, faz-se necessária uma abordagem a respeito dos tipos de tratamentos odontológicos e suas especificidades.

É muito importante conhecer as especialidades dentárias

Conhecer as áreas da odontologia é um conhecimento muito significativo e por isso iniciaremos com um panorama geral das principais.

Começando por citar a ortodontia, pode-se dizer que sua função é restabelecer a oclusão dentária (mecanismo entre a mandíbula superior e inferior da arcada dentária) de modo que se tenha uma efetiva mastigação.

A periodontia previne e também trata as doenças que atingem os tecidos que sustentam e protegem os nossos dentes. Existe também a chamada implantodontia que trata por reabilitar a saúde bucal.

É nesse ramo que são feitos os implantes, cilindros metálicos de titânio que substituem as raízes dos dentes.

De grande destaque temos o tratamento da prótese, que reestrutura os tecidos bucais por elementos artificiais que podem ser fixos ou mesmo removíveis e também o clínico geral, o qual desenvolve as competências de prevenção, diagnóstico, e as questões variadas que são apresentadas de primeira análise quando procuramos um dentista.

Ainda, a odontopediatria, conta com especialistas que atendem as crianças. E por último e não menos importante temos a dentística, que atua geralmente no sentido da estética. Aqui são muito frequentes os alinhamentos e clareamentos.

Dentro de cada área existem os mais diversos tipos de tratamento, sendo que os mais conhecidos estão na lista a seguir:

Citada anteriormente, a extração dos dentes em muitos casos é necessária por questões de higiene, problemas metabólicos ou mesmo por prevenção como por exemplo a retirada dos dentes do siso mesmo antes dele nascer ou inflamar.

Por falar em profilaxia, a limpeza também foi citada por ser responsável por evitar diversas doenças e problemas dentais com a retirada do tártaro, como por exemplo a famosa gengivite.

O Tratamento de canal dentário é um procedimento muito recorrente e consiste na efetiva retirada da polpa do dente por estar danificada, infeccionada ou morta.

É indicado inclusive para que se consiga salvar outros dentes que possuem perigo de serem perdidos.

O implante dental, no entanto, é indicado para os pacientes que possuem perda unitária, parcial ou total de seus dentes, reabilitando as funções de mastigação e de estética. O Implante dentario de porcelana é um dos mais utilizados para esse tipo de procedimento.

Conhecer os tratamentos dentários é questão de saúde

A ida a Dentistas especializados fazem toda a diferença para se obter um resultado qualificado e ideal já que existem diversos tipos específicos de problemas que podem não ser identificados por determinados profissionais que não são da respectiva área.

Um exemplo de grande importância é o Dentista especialista em atm (articulação temporomandibular) que identifica e cuida da disfunção dessa articulação que é identificada por uma pessoa qualificada.

Por isso, atente-se a conhecer as diferentes áreas e tratamentos e nunca abdique de tomar as providências necessárias e indicadas pelos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *