Pilates e massagens para gestantes

Exercícios físicos, como o pilates, são importantes para diferentes tipos de pessoas, e por diversos motivos. Desde resistência muscular até mesmo para manter o corpo em equilíbrio.

Mas o exercício físico não existe apenas para homens e mulheres que estão em condições normais de ação, é também indicado para quem possui algum tipo de deficiência ou então deficit muscular.

Um grupo de pessoas que precisam estar atentos a prática de exercícios são as mulheres gestantes. Principalmente por estarem em um estágio da vida onde o corpo está passando por uma série de transformações, e para que não haja desequilibro é necessário a feitura de atividades físicas.

Um dos principais tipos de exercícios para gestantes que vem chamando a atenção nos últimos tempos é o pilates, além disso os diversos tipos de massagens para gestantes vem ganhando espaço também na espera do bebê.

Nesse artigo falaremos sobre cada uma dessas modalidades, para que toda mulher gestante possa se informar mais sobre isso.

Pilates para gestantes

Assim como um enxoval de bebê personalizado precisa de tempo para ser feito, e demanda interesse e comprometimento, um exercício físico também. Não é a toa que os instrutores físicos indicam a todas as mulheres a prática do exercício físico até mesmo antes da gravidez.

Mas há outra atividade que vem ajudando muito as grávidas a entrarem no ritmo, a aula de pilates que colobora com:

  • Prevenção de diabetes gestacional;
  • Incontinência urinária;
  • Diminuição da taxa de colesterol;
  • Manutenção do peso;
  • Prevenção da depressão pós-parto.

Para a gestante que procurou o pilates agora, deve atentar-se para o tempo de gestação que está, pois a gravidez é dividida em 3 trimestres e o instrutor do exercício de pilates deve recomendar os exercícios de acordo com as fases que a gestante está, assim, é de fundamental importância a conversa com o instrutor.

Mas antes da conversa com o instrutor é necessário que a gestante seja atendida por um médico em uma clínica ginecológica para averiguar suas condições. Se a grávida for sedentário é mais difícil que recomende exercícios, sendo necessário uma reeducação alimentar primeiramente.

Razões para a prática do pilates na gravidez

Tendo autorização médica e seguindo todas as recomendações, a prática do pilates só tem a acrescentar durante a gravidez. Algumas razões para a prática do exercício nessas condições:

  • Ajuda a futura mãe a manter a postura, pois o pilates trabalha e fortalece o cinturão abdominal;
  • Ajuda na redução de dores pelo corpo;
  • Melhora o sono;
  • Ajuda na recuperação do parto.

A prática do pilates após a gravidez também é importante para manter o corpo em dia. Hoje muitas mães levam seus filhos e já vem preparadas com suas bolsa maternidade com seus apetrechos, para manter-se em forma.

Massagem para grávidas

Além dos exercícios de pilates, outra modalidade que atrai o sucesso entre as futuras mamães são as massagens. Geralmente são altamente indicadas por não causar riscos a gestante ou ao bebê.

Os médicos permitem as massagens a partir do segundo trimestre da gravidez, entretanto, sempre deve-se levar em conta a opinião do médico, pois há gestantes com gravidez de risco e que podem apresentar perda de sangue ou então de líquido amniótico, tendo dessa maneira algumas restrições.

Existem diferentes tipos de massagem para grávidas como:

1. Massagem relaxante

A massagem relaxante tem como objetivo o relaxamento dos músculos, são indicadas para serem feitas em cadeiras específicas de massagem, principalmente se a gravidez já estiver em sua terceira etapa (terceiro trimestre).

O massagista precisa possuir uma destreza para não apertar a barriga, e não pressionar os pontos de tensão que estão sensíveis.

2. Drenagem linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem que tem como objetivo a diminuição do inchaço e da retenção de líquidos. Os movimentos desse tipo de massagem são movimentos de empurrão, onde os líquidos são encaminhados em direção à virilha. É indicado não ser feita no abdômen.

Além desses dois tipos de massagem podemos citar também como:

  • massagem pélvica;
  • massagem oriental shiatsu;

Todos esses tipos de massagens e exercícios são importantíssimos para a grávida durante e depois da gestação, pois mostra que esse período não deve se restringir apenas as preocupações com enxoval, saquinho de maternidade, fraldas, etc mas também ao cuidado com o corpo que ajudará, não somente a mãe a ser uma boa mãe, mas sim, ser uma mãe saudável, com corpo e mente em harmonia.

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