Na medicina existem várias especialidades médicas que atuam na solução de problemas e no estudo do corpo humano, que é tão complexo e apresenta diversas particularidades.
Dentre vários elementos que ajudam a compor o corpo humano estão os hormônios e variadas glândulas, como as salivares e a maior do corpo humano, que é o fígado.
Essas glândulas em parceria com o sistema nervoso produzem hormônios tanto para excreção de substâncias tóxicas como para melhora do metabolismo.
No entanto, muitas pessoas apresentam distúrbios e problemas nesse metabolismo, o que gera um aumento de peso ou obesidade, perda de peso, além de problemas como sudorese ou na tireoide.
Esses problemas hormonais podem causar também alterações no ciclo menstrual, irritabilidade e até mesmo, depressão. O médico especialista em todo esse ciclo de hormônios é o especializado em endocrinologia e metabologia.
Esse médico é importante porque atua verificando através de exames como estão os hormônios do paciente. A maior parte deles pode ser vista no exame de sangue.
Com isso, o médico detecta se existe alguma anormalidade hormonal que possa estar gerando os problemas que destacamos acima, e verifica qual é o melhor tratamento para o paciente.
Nesse artigo, vamos nos ater aos pacientes que sofrem com o ganho de peso que gera uma obesidade ou os que perdem peso muito rápido, afetando também a saúde.
Nesse caso, o médico endocrinologista também encaminhará esse paciente a outras especialidades da medicina, para que em conjunto, o paciente seja tratado.
A importância de buscar um gastroenterologista
É provável que o paciente que apresenta algum distúrbio alimentar precise buscar por uma consulta de gastroenterologia. Esse médico é especialista em doenças de todo o trato gastrointestinal. Com isso, abrange os órgãos que vão da boca até o ânus.
Inclusive, esse médico pode ser procurado quando o paciente apresentar as seguintes anormalidades:
- Hemorroidas;
- Dores no estomago;
- Refluxo;
- Cirrose;
- Prisão de ventre;
- Cólicas no intestino;
- Pedra na vesícula;
- Doenças ou anormalidades no pâncreas.
Com isso, esse médico é focado em doenças que afetam uma boa digestão alimentar, que causam diarreia ou até mesmo uma prisão de ventre. Isso afeta o bem estar do paciente e pode contribuir para seu aumento ou perda de peso.
Por isso, deve ser um trabalho em conjunto. Existem alguns exames específicos que podem ser realizados, inclusive, no fígado, ou investigações em outras partes do corpo, no caso de surgimento de fissuras ou das hemorroidas.
Procurando um médico ortomolecular
Nesse processo de controle hormonal é importante ressaltar que uma boa alimentação é fundamental para reduzir vários sintomas ruins.
Por isso, um médico que pode auxiliar não somente passando uma dieta mais saudável e de acordo com o perfil de cada paciente, mas também consegue fazer uma análise mais detalhada sobre o metabolismo é o nutrólogo ortomolecular.
O médico nutrólogo é especialista em doenças que afetam a alimentação ou os famosos “distúrbios alimentares”, como compulsão por comer ou bulimia.
Esse médico atua por meio da nutrição comportamental, verificando quais os motivos pelos quais o paciente age dessa forma e como a alimentação poderia resolver esse problema.
Por meio de uma tabela nutricional específica para cada paciente, esse médico orienta sobre uma alimentação mais rica em frutas, verduras, legumes e proteínas, além de diagnosticar os problemas que levam a uma alimentação incorreta ou do metabolismo.
No caso da medicina ortomolecular, esse trabalho será ainda mais investigativo, já que verifica não somente ações orgânicas do paciente, mas também o seu psicológico.
Esse médico consegue verificar se existe um desiquilíbrio não somente hormonal, mas dos radicais livres e vitaminas do corpo. Detectando esses desiquilíbrios, esse médico atua na correção dos problemas por meio de um suplemento vitamínico.
Com isso, o paciente consegue apresentar um melhor metabolismo de alimentos, se recupera mais fácil dos seus problemas hormonais, além de melhorar o desempenho de sua célula e sistema imunológico.
É fundamental buscar esse médico para eliminar elementos tóxicos que estejam afetando o bom desempenho do organismo além de proporcionar uma reposição das vitaminas e nutrientes que estejam faltando.
Ou seja, é muito provável que o médico endocrinologista ande de mãos dadas com um nutrólogo especialista em ortomolecular.
Para os pacientes que desejam um acompanhamento mais de perto, é possível obter serviços de médico particular a domicílio, que pode auxiliar na orientação ao paciente e fazer esse acompanhamento por meio de visitas.