Progesterona é produzida naturalmente pelo corpo?

exercícios

Os hormônios não são um assunto que todos se interessam, na verdade, na maioria das vezes, ninguém se importa. 

Contudo, viemos reforçar a importância de compreender os aspectos do nosso corpo, bem como o seu funcionamento. A progesterona é produzida naturalmente pelo corpo? 

Muitas mulheres não sabem responder essa questão, então isso preocupa os profissionais da área de saúde. Hoje queremos melhorar esse quadro de expectativas, pois todos nós devemos criar um interesse sobre a nossa saúde. 

Mesmo que você não seja mulher, entenda a importância de conhecer esse hormônio e como ele funciona no corpo feminino. Você pode ajudar a sua mãe, irmã, namorada, esposa, enfim. 

Vamos entender então como e onde a progesterona é produzida, além de vermos os impactos com a deficiência desse hormônio.  

O que é progesterona? 

A progesterona é um hormônio que advém da cascata do colesterol. A sua origem se dá a partir da formação da pregnenolona (transformação do colesterol), e posteriormente, tem-se a chamada e conhecida progesterona. 

Esse hormônio é importante para as mulheres quando elas se encontram na sua fase reprodutiva, afinal, esse é um hormônio sexual. 

O corpo feminino necessita de um desenvolvimento quando o assunto é desempenho sexual, então a progesterona se encarrega dessa responsabilidade. 

O que você, mulher, deve entender agora é que a progesterona é produzida no período de ovulação da mulher, em meados do 14° dia de ciclo menstrual. 

Algumas mulheres não possuem essa fase de ovulação, um dos motivos pode ser a ingestão de pílulas anticoncepcionais. 

Podemos dizer que a principal função da progesterona é equilibrar o endométrio e a sua proliferação, visto que esse processo é necessário para uma preparação corporal caso alguma gestação esteja por vir. 

Quais as funções desse hormônio? 

Apesar de ser um hormônio sexual, a progesterona atua de maneira a influenciar aspectos como o sono ou até mesmo o nosso humor. 

O que entendemos a partir dessa afirmativa é que nós devemos nos importar com assuntos que envolvem a nossa saúde.

A progesterona consegue atuar de forma direta quando o assunto é a água do nosso corpo, de maneira a equilibrar esse percentual. Além disso, claro, esse hormônio influencia o desempenho sexual feminino. 

Por perceber que não existe somente uma função atrelada a produção do hormônio progesterona, é necessário também compreender que a falta dele pode acarretar alguns prejuízos para o nosso organismo. 

Onde a progesterona é produzida? 

A progesterona tem a sua produção a partir do nosso organismo de forma natural, como explicamos acima.

Quando percebemos que o processo natural já não funciona como antes, pela lógica, a progesterona não consegue ser produzida. 

O que fica a se questionar é se existe algum impacto no caso de deficiência desse hormônio, e sim, existe. 

A mulher passa por mais situações de irritabilidade, cólicas mais intensas, as mamas ficam sensíveis ao toque, além da dor. 

Esses sintomas são mais perceptíveis, mas há a possibilidade do desenvolvimento de doenças como a endometriose ou adenomiose, então frequente o seu médico de confiança e mantenha a sua saúde em dia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *