Qual a importância do atendimento humanizado nas empresas?

especialidades médicas

Prestar um atendimento humanizado aos clientes pode ter um impacto significativo na credibilidade de uma empresa. Não é à toa que 65% dos clientes acreditam que a qualidade do serviço é fundamental para suas decisões de compra.

Claro, o processo de compra é o resultado de muitas estratégias de implementação, tais como: O valor, diferença, preço, etc. que o produto adiciona à vida de uma pessoa.

No entanto, como você apresenta seus produtos e serviços, por exemplo, uma consultoria digital e como você opera seu atendimento ao cliente faz toda a diferença. 

Se você já ouviu falar dos princípios do inbound marketing, lembre-se da importância de engajar as pessoas e mostrar que sua empresa existe para um propósito específico. 

Então, as empresas estão tentando fornecer a solução ideal.

Estabelecer padrões de cuidado é importante. Mas lembre-se, não são apenas estatísticas. Clientes são pessoas, assim como vendedores ou profissionais de pós-venda são pessoas.

Então, quando se trata de prestar um serviço ou fechar um negócio, a empatia, o cuidado e a simpatia são baratos e ajudam a fechar o negócio. 

O que é atendimento humanizado?

Lembra quando você ficou tão feliz com o serviço que recomendou o local ou deu uma avaliação positiva à pessoa?

O serviço personalizado é memorável. Por isso é tão importante saber como tratar os potenciais clientes e como aplicar as boas práticas nesse momento.

Para se ter uma ideia, imagine uma pessoa que quer instalar alarme residencial simples. São muitos os fatores que convenceriam essa pessoa, mas a dica básica nesse caso é que a empresa conheça a história de vida do paciente e por que cada pessoa procura esse serviço específico.

Confiança e credibilidade são palavras-chave na prestação de serviços, especialmente na área de segurança.

Afinal, ninguém gosta de se sentir inseguro em relação a uma instalação, não conseguir tirar suas dúvidas ou não ter um acompanhamento adequado.

Outro exemplo de serviço de saúde que pode se beneficiar de um acolhimento personalizado é o de uma clínica de harmonização orofacial.

É natural que os pacientes tenham dúvidas, nervosismo ou medo ao decidir se aprovam ou desaprovam determinado procedimento.

Felizmente, o atendimento personalizado pode tranquilizar os pacientes e criar confiança entre médicos e pacientes. 

Esses benefícios se aplicam não apenas à saúde, mas também a outros segmentos.

Em síntese, a humanização na odontologia é caracterizada pelas seguintes características:

  • personalização;
  • aproxime-se dos seus clientes.
  • verdadeira empatia pela sua situação.
  • sensibilidade do serviço;
  • simpatia;
  • o panorama geral ao adquirir, adquirir/reter clientes.

Como tudo na vida, a melhoria do nosso serviço é resultado da prática diária. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas com exemplos práticos para desenvolver mais serviços humanos.

Dicas de cuidados adequados

Não existe uma fórmula exata para entregar um atendimento personalizado que enfatiza a humanização. Dado que as circunstâncias mudam diariamente, os perfis dos clientes mudam e os desafios para encontrar serviços e produtos variam, fornecer atendimento personalizado significa analisar detalhes e fornecer respostas com base neles.

A experiência do cliente está se tornando cada vez mais importante. Em um ambiente onde clientes satisfeitos podem replicar ativamente sua marca online, o inverso também pode ser verdadeiro, por isso é importante atrair as massas.

Mesmo as áreas mais técnicas, como análise e gerenciamento de riscos de segurança da informação, podem se beneficiar de uma aparência humana.

O primeiro passo para fazer isso na prática é despertar as habilidades da equipe e demonstrar o propósito em torno do trabalho. Quando o assunto é tecnologia, a segurança da informação é importante para evitar que os clientes revelem seus dados e se sintam seguros ao realizar transações online, por exemplo.

Em cenários mais amplos, é interessante oferecer soluções técnicas, como a criação de software de gerenciamento para ativos para lojas de roupas.

Afinal, os aplicativos ajudam a automatizar o fluxo de fundos, facilitando a vida de quem trabalha na correria das negociações.

De fato, usar a inteligência artificial (IA) para automatizar tarefas pode impactar positivamente o dia a dia das equipes que trabalham com vendas e atendimento, e ainda dar mais tempo para os funcionários buscarem melhorias.

Existem algumas dicas que você pode usar neste e em outros cenários ao criar serviços personalizados em geral, como a seguinte:

Invista no treinamento da equipe

Facilidade de comunicação, clareza, senso de urgência e proximidade com as pessoas são as qualidades básicas do trabalho no serviço público.

No entanto, toda prática requer aprimoramento, e fornecer qualificação e treinamento para as equipes faz toda a diferença para melhorar seu desempenho.

Invista em cursos relacionados, como liderança, comunicação não violenta, vendas e linguagem confiante.

Imagine o cenário de um fabricante de móveis de madeira. O valor agregado desse tipo de empresa é a construção de móveis sob medida, medidos e planejados para o projeto de acordo com o desejo do cliente. 

No entanto, ao vender um projeto, o vendedor deve sentir que entende os sentimentos e os detalhes do consumidor.

Por isso, faz diferença se os móveis planejados vão decorar a primeira casa ou se tornar parte do quarto do bebê pelo caminho.

Conhecer bem seus clientes é muito importante para melhor atendê-los, e encontrar qualificações pode ajudar nessa tarefa.

Conheça a história do cliente 

Os consumidores têm poder de compra.

Pessoas que sabem atender, entregar soluções ágeis e entender o que os clientes realmente precisam estão no mercado hoje. 

Portanto, use a personalidade da sua empresa como base para entender a história, o perfil, as trajetórias de compra, os hábitos, a idade, os gostos e os relacionamentos de seus clientes. 

Não importa se o seu negócio é um negócio de impressão 3D ou um restaurante, conhecer o contexto que traz os clientes ao seu negócio é algo que pode te ajudar na hora de servir. 

Se  sua equipe puder cuidar de uma situação e demonstrar que está disposta a ajudar, isso tranquiliza quem solicita os serviços, por exemplo de empresa de automação de portões

Participe da pesquisa de satisfação 

Ouvir os clientes nunca é uma dor. É essencial que você tenha feedback para melhorar o serviço que presta, coletar informações e fortalecer a visibilidade da marca. 

Então faça pesquisas de satisfação com seus parceiros. Um truque para incentivar o engajamento deles é agradecer, dar um cupom ou enviar um presente para o endereço deles, especialmente se eles já são clientes há algum tempo. 

Isso vale para todos os segmentos. Por exemplo, empresas de limpeza e alimentação atendem empresas, condomínios, escolas e eventos com a missão de tornar o ambiente mais agradável, organizado e limpo. 

Um ambiente bem limpo contribui para uma melhor apresentação ao público e acredite, esse é um fator que contribui muito para a satisfação do consumidor, mesmo não havendo contato direto. 

Por exemplo, se você tem um restaurante, os procedimentos de higiene e boas práticas recomendados pela Anvisa são o mínimo a ser respeitado. 

No caso de atendimento ao cliente, é importante que o garçom use uniforme socialite masculino, mas ele deve saber cumprimentar, o que fazer e estar pronto para lidar com a situação. 

Gostou dessas dicas? Esperamos que eles sejam úteis para  alavancar experiências positivas do cliente em sua empresa.