Três itens que podem trazer melhor qualidade de vida ao idoso

A terceira idade é uma fase a vida que precisa de muitos cuidados.

Os idosos já não têm a mesma vitalidade de antes e é preciso ter bastante atenção para evitar quedas, pois os movimentos ficam mais lentos, a memória pode falhar, enfermidades podem aparecer.

No entanto, isso não é uma sentença para que os idosos fiquem enclausurados em casa sem desenvolver nenhuma atividade.

Muito pelo contrário, nessa fase da vida, a recomendação é fazer atividades físicas e sociais diversas.

Só é preciso ter cuidados especiais, que antes não eram necessários. Conheça alguns itens que podem melhorar a qualidade de vida dos idosos:

Acompanhamento

Nessa fase da vida, o ideal é que os idosos tenham um acompanhamento constante e não fiquem sozinhos.

Para famílias cujos membros trabalham é não haja ninguém disponível para fazer companhia ao idoso, isso pode ser resolvido de duas maneiras: com a contratação de um acompanhante de idosos ou o uso da creche para idosos.

O cuidador de idosos é o profissional responsável por auxiliar e acompanhar as rotinas de pessoas na terceira idade.

Administração de medicamentos, idas ao médico, auxílio na higiene pessoal, preparação da alimentação e, principalmente, fazer companhia são algumas das funções dessa profissão.

Para desenvolver esse trabalho, é preciso ter formação na área, oferecida, inclusive, gratuitamente em algumas instituições.

Essa é a opção mais recomendada para famílias que queiram manter o idoso no conforto do lar, e também bastante adotada por aqueles que têm alguma doença ou problemas de mobilidade e cuja saída diária de casa seja uma complicação.

A outra opção para as famílias que não dispõem de tempo para essa atenção ao idoso é o uso dos serviços de Day care para idosos.

Ele funciona como uma creche infantil, onde o idoso fica durante o dia e é pego pela família no fim do expediente.

Essa é uma boa opção para as famílias que não querem deixar o idoso isolado em casa, adotada para aqueles que ainda são bastante ativos e podem se beneficiar muito da companhia de outros pares.

Além do interesse que podem ter pelas atividades adotadas nesses locais.

As chamadas creches para idosos ofertam atividades diversas, que promovem a integração estimulam o desenvolvimento cognitivo dos idosos.

As atividades podem ser culturais, educativas e até mesmo físicas.

Em alguns casos, pode ser mais confortável para a família, e para o próprio ancião, a procura de uma Moradia para idosos independentes, que oferece os mesmos cuidados de um daycare, mas com a possibilidade do idoso viver no local e não apenas passar o dia.

Essa é a solução ideal para famílias que não dispõem de tempo para cuidar de uma pessoa na terceira idade em nenhum momento do dia.

Além de atividades diversas, as casas de repouso permanentes oferecem suporte para cuidados gerais com a saúde, dispondo de equipes com médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para garantir a qualidade de vida dos idosos.

Algumas das atividades que podem ser desenvolvidas nesses lares são:

  • Yoga;
  • Arteterapia;
  • Meditação;
  • Oficinas para a memória;
  • Aulas de culinária;
  • Prática de jardinagem;
  • Coral.

Os residentes também são levados para passeios e atividades ao ar livre, além de poderem, é claro, receber a visita dos familiares.

Aparatos de auxílio

Para aqueles idosos cuja família tenha disponibilidade de cuidar e acompanhar o idoso, as preocupações podem ser apenas com suportes e aparatos que melhorem a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.

Um dos problemas que mais atingem os idosos é a perda de audição, seja pelo desgaste natural do sistema auditivo, ou por sequelas de doenças que atingem as pessoas na velhice.

Para identificar a necessidade de uso do aparelho, é preciso passar por uma consulta com um otorrinolaringologista, que identificará a causa do problema e poderá recomendar a melhor solução.

O Preço de aparelho auditivo pode ser um pouco elevado, mas os benefícios que traz compensam o custo.

Os aparelhos podem ser internos ou externos, dependendo da necessidade do paciente.

Outros aparatos comuns na terceira idade são os óculos, devido aos problemas de visão, que podem ocorrer com a chegada da idade, e bengalas, que podem auxiliar na mobilidade.

Os cuidados com as pessoas na terceira idade precisam ser redobrados, pois com o passar dos anos é comum que surjam questões como problemas de audição, de vista, entre outros.

A família precisa se preocupar em fornecer uma boa alimentação, cuidados médicos constantes e bastante amor ao idoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *