Relaxantes e terapêuticas: conheça o segredo das massagens

Fazer uma boa massagem relaxante com um profissional qualificado, pode ser um verdadeiro alívio após um dia estressante no trabalho.

Ela é capaz de aplacar a fadiga física e mental e trabalha junto aos sistemas linfático, nervoso e circulatório, trazendo inúmeros benefícios.

Além da massagem relaxante e terapêutica, existem tratamentos de saúde realizados de forma manual, capazes de proporcionar grande alívio da dor em pacientes com casos de dor nas costas, por exemplo. Conheça alguns desses tratamentos:

Fisioterapia

Os problemas de coluna atingem um grande número de pessoas, por diversas razões, que podem se estender desde uma má formação, até postura incorreta.

Existem alguns tratamentos fisioterapêuticos, que podem ajudar a aliviar as dores advindas desses problemas ou de outros tantos que podem atingir as pessoas, como o carregamento de excesso de peso.

Os tratamentos de fisioterapia para coluna se dividem entre ativos e passivos. Os tratamentos passivos têm função calmante e preparatória, para receber os tratamentos ativos.

São exemplos e tratamento passivo as terapias de calor e frio. Os tratamentos ativos são exercícios físicos, que melhoram a flexibilidade e os movimentos, ajudando a tratar a dor nas costas.

Existem diversos tipos de tratamentos, tanto ativos quanto passivos, que podem ajudar a reduzir dores, como os realizados com calor e frio; bolsas quentes e terapia com calor.

Que promove a vasodilatação, levando o sangue ao tecido lesionado. O calor pode aumentar os movimentos, diminuir os espasmos musculares e relaxar os músculos.

Um outro trabalho muito usado na fisioterapia em complemento aos tratamentos ativos de exercícios, é o uso do ultrassom. Ele gera ondas que penetram no tecido causando calor, que ajuda a aliviar a dor e a inflamação.

Alguns problemas têm uma incidência muito maior nas reclamações da população sobre dores no corpo. Uma delas é a dor no nervo ciático.

Esse nervo é o maior do corpo humano. Sua extensão vai do final da coluna, passa pelos glúteos, coxas e desce até os pés.

Se houver compressão deste nervo, o paciente pode sentir dores fortes, chamada de dor ciática. Ao sentir dores que impeçam a pessoa de se manter ereta e até mesmo de andar, o ideal é procurar um ortopedista.

O tratamento para nervo ciático inflamado, envolve o uso de medicamentos e a fisioterapia. O profissional irá aplicar tratamentos passivos com aparelhos que irão melhorar a dor.

Além de realizar exercícios de alongamento e fortalecimento, que ajudarão a recuperar os movimentos e normalizar o funcionamento dos músculos.

Caso o problema esteja aliado a uma incorreção postural, pode ser recomendado que o paciente faça um tratamento de Reeducação Postural Global, o popular RPG.

Além da fisioterapia, existem outros tratamentos que podem ajudar nos problemas de coluna, como a quiropraxia. Conheça mais:

Quiropraxia

A quiropraxia para coluna é um tratamento para correção do desalinhamento da coluna e das articulações. As sessões podem ser exaustivas.

E o paciente pode sair da sessão até mesmo se sentindo dolorido, devido à intensidade dos exercícios realizados. A quiropraxia é indicada para pacientes com as seguintes enfermidades:

  • Hérnia de disco;
  • Torcicolo;
  • Tendinite;
  • Dor no nervo ciático;
  • Dor lombar.

As sessões de quiropraxia costumam durar de 15 a 20 minutos cada, e o número de sessões será recomendado pelo profissional após avaliação do caso.

Baseada no relato do paciente e testes ortopédicos. As sessões podem ser semanais até o alívio e resolução do problema.

Após o tratamento da lesão que levou o paciente até a quiropraxia, é recomendado que ele mantenha a frequência de uma sessão por mês, para evitar que a falta de movimentos ocasione novos problemas.

Além dos tratamentos terapêuticos, visando o alívio de dores e problemas como o de coluna, a massagem 24hs feita de forma regular, geralmente uma vez por semana, pode trazer inúmeros benefícios para as pessoas, tais quais:

  • Alívio da tensão e de dores musculares;
  • Diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Alívio da dor de cabeça;
  • Diminuição da pressão arterial.

As massagens costumam ser oferecidas em centros de estética e spas, mas é preciso ter atenção a realização deste tipo de tratamento.

Escolha locais com profissionais certificados, pois a realização de técnicas inconsistentes podem trazer dores futuras. Uma das massagens mais comuns para alívio de dores e relaxamento é o shiatsu.

Além dessas, existem também as massagens com efeitos estéticos, como a massagem modeladora e a drenagem linfática, que visam a remodelação corporal e a eliminação de toxinas, respectivamente.

Para qualquer um dos tipos, seja fisioterapêutica, estética ou relaxante, a recomendação é sempre a mesma: procure profissionais qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *