Saiba mais sobre o spa para idosos

A idade vem chegando e junto com ela alguns problemas de saúde e mobilidade são inevitáveis, mas como chegar à melhor fase tornando-a realmente uma fase boa e proveitosa?

Com o passar dos anos, e o envelhecimento da população em geral diversas terapias e alternativas para melhorar a qualidade de vida dos idosos foram criadas.

Muito além do conhecido asilo de velhinhos, atualmente podemos encontrar uma infinidade de serviços voltados exclusivamente para idosos, seja qual for sua idade.

Dentro desses novos segmentos, um em especial está em grande evidência, esse é o spa para idosos.

Saiba como funciona um SPA direcionado a terceira idade

Semelhante aos spas tradicionais, eles chegam ao mercado com a proposta de melhorar a qualidade de vida de seus participantes através de métodos e terapias tradicionais.

Além de utilizarem técnicas novas e alternativas, que também colaboram para a melhoria da vida diária dos idosos.

Dentro desses spas, encontramos serviços especializados como a acupuntura, técnica milenar oriental que consiste na aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo humano.

Sua aplicação é capaz de auxiliar na restauração de nervos e dores crônicas, além de combater o estresse e ansiedade.

Outro serviço muito procurado por pessoas de mais idade, e principalmente com dores na lombar, é a massagem e suas diversas técnicas.

Em um spa é possível aproveitar todos esses serviços em um só dia e sair de lá com as energias renovadas, depois de um incrível banho de imersão com sais minerais e água termal, parece uma boa ideia, não é mesmo?

A casa de repouso e os cuidados com idosos

Infelizmente, muitas vezes não cuidamos e zelamos pela integridade da saúde de nossos familiares e amigos mais velhos e a ideia de colocá-los em um asilo pode parecer egoísta ou desatenciosa com quem amamos, mas a realidade não é bem assim.

Existem muitos tipos de casa de repouso para idosos e, com certeza, alguma dessas opções pode te lhe ajudar a proporcionar a devida segurança para manter seu ente querido bem e seguro.

Dentro dessas casas, assim como nos spas, encontramos serviços especializados para idosos, terapias ocupacionais, psicólogos, entre outras soluções para garantir uma velhice mais confortável e saudável.

Outra opção muito buscada atualmente é o serviço de home care, por muitos visto como uma saída menos impessoal, esse serviço consiste na contratação de uma cuidadora profissional para zelar pela integridade do idoso.

Principalmente no caso de problemas de saúde mentais ou degenerativos, como o caso do Alzheimer em que o paciente não deve sair de sua casa sozinho, essa pode ser uma solução que evita maiores problemas e garante a tranquilidade do idoso e da família.

Infelizmente, esses serviços ainda não são acessíveis para a maioria da população, por se tratar de um nicho específico e com serviços especializados os custos de manter um spa, no seu dia a dia, podem ser bastantes elevados.

Para você que não dispõe desse investimento existe outras soluções que podem lhe ajudar

No caso de atendimento à necessidades especiais, que precisam de intervenção profissional, você pode optar pelo centro de acolhida especial para idosos.

Além disso o governo a secretaria mantém uma rede de proteção aos idosos que atende pessoas com mais de 60 anos, com ou sem problemas de saúde, com serviços diferentes, entre eles:

  • Núcleo de convivência do Idoso (NCI). São 97 unidades que atendem por volta de 12.500 idosos;
  • Centro de Referência da Cidadania do Idoso. Serviço de referência, proteção e defesa de direitos da pessoa idosa;
  • Apoio socio alimentar a idosos. Visitas domiciliares com a entrega de refeições prontas e aquecidas para idosos em situação de risco pessoal e social;
  • Centro de Acolhida Especial para Idosos. São espaços de atendimento integral à idosos independentes, que dispõe de abrigo provisório, garantindo um acolhimento digno e resgate da cidadania;
  • Centros de Acolhida. A Secretaria conta com 63 Centros de Acolhida;
  • ILPIs. São 9 Instituições de Longa Permanência (ILPIs) para idosos dependentes, que podem atender até 360 pessoas.
  • E por último, mais uma alternativa para auxiliar na sua qualidade de vida ou de parentes idosos próximos a você.

Se você é de São Paulo ou mora nas grandes metrópoles existem casas especializadas em massagem para idosos, por exemplo, ou casas de Shiatsu no Morumbi, bairro paulistano que possui diversos estabelecimentos qualificados nos atendimentos de idosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *