Dicas de saúde, bem-estar e qualidade de vida

saúde e bem-estar

Os conceitos de saúde e bem-estar são bastante complexos e são definidos por diversos profissionais médicos e de outras especialidades. De um modo geral, a saúde e o bem-estar são uma preocupação mundial, de modo que promovê-los é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na Agenda 2030.

Temos que entender que a saúde e o bem-estar não se tratam apenas de procedimentos e ações clínicas, mas que envolvem questões subjetivas, assim, para a promoção desses pontos é preciso o acesso a médicos, remédios, bem como procedimentos estéticos como alongamento de cabelo cacheado preço, peeling e outros processos.

Neste artigo iremos falar sobre os conceitos de saúde e bem-estar e sobre alguns serviços que são prestados pelos dermatologistas, que são médicos que lidam diariamente com essas questões.

O que é saúde?

Para muitos especialistas o conceito de saúde se resume na ausência de doenças e, inicialmente, essa definição foi estipulada por Christopher Boorse em 1977. Apesar de ser utilizado, alguns médicos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) enxerga o termo de forma ainda mais complexa.

Para esses agentes a saúde não consiste apenas no uso de remedio manipulado para ansiedade ou tratamentos para que o corpo tenha ausência da doença; ao contrário, eles afirmam que o estado de saúde engloba pontos mais complexos, como a harmonia física, mental e social.

Desse modo, o conceito de saúde é bastante complexo e difícil de ser encontrado sendo que a definição da OMS se assemelha muito ao do bem-estar.

O que é bem-estar?

Apesar de não ser consenso entre os médicos, podemos encarar a saúde como ausência de doenças, porém, quando olhamos para o que vem a ser o bem-estar, nos deparamos com um elemento essencialmente subjetivo.

O bem-estar é relacionado ao indivíduo, ou seja, a capacidade que ele pode ter de se suprir e de aproveitar a vida, seja com a realização de procedimentos estéticos, como o mega hair cacheado preço ou a realização de uma viagem.

Desse modo, o bem-estar está atrelado ao conceito de qualidade de vida e, segundo a OMS, a qualidade de vida é a percepção que as pessoas tem sobre sua vida, dentro do contexto social e cultural, e a criação de objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Assim, é bem observável que o conceito está relacionando aos aspectos físicos, psicológicos e sociais.

A qualidade de vida, portanto, tem muitas questões que precisam ser tratadas e relacionadas,como:

  • Qualidade do sono;
  • Tratamento psicológico;
  • Cuidado com a autoestima;
  • Questões financeiras.

Com relação ao tratamento psicológico, cabe ressaltar que a mente precisa estar em seu pleno funcionamento para que tenhamos, de fato, saúde. Assim, realizar consultas com psicólogos e até utilizar medicamento manipulado para ansiedade pode ser necessário.

Tudo isso permite que o bem-estar e a qualidade de vida sejam desenvolvidos. Por conta do acesso precário em alguns desses pontos, países emergentes como o Brasil possuem índices de desenvolvimento humano relativamente baixos, pois, não asseguram ao indivíduo o que podemos chamar de qualidade para sobrevivência.

Desse modo, são intensificadas as ações para promover o desenvolvimento nesses setores.

Dicas para promoção da saúde e bem-estar

Há algumas dicas para quem procura desenvolver a saúde e o bem-estar e essas dicas são:

  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Controlar o estresse;
  • Manter boas relações sociais;
  • Priorizar boas noites de sono;
  • Ir ao médico regularmente, seja dermatologista particular ou cardiologista;
  • Ter bons hábitos de higiene;
  • Beber muita água.

Todos esses são pontos importantes para que a saúde e o bem-estar sejam promovidos de forma individual.

É sempre aconselhável que esses pontos possam ser compartilhados em grupo, para que haja uma cobrança entre as pessoas, pois manter uma vida saudável é muito importante e atinge de forma direta a sociedade.

Como falamos inicialmente, a promoção da saúde e do bem-estar está na Agenda 2030 da ONU e essa agenda possui objetivos de desenvolvimento sustentável conhecido como ODS.

A ODS são objetivos que devem ser atingidos com políticas de promoção da saúde, como:

  • Redução da taxa de mortalidade;
  • Erradicação de doenças transmitidas por vírus, bactérias e parasitas;
  • Atingir cobertura universal da saúde;
  • Reduzir acidentes nas estradas;
  • Garantir acesso aos serviços de saúde reprodutiva e sexual.

Assim, entendemos que a saúde e o bem-estar passam por uma série de aspectos que vão desde uma consulta dermatologista particular até elementos de cunho social e econômico, como acesso ao emprego, à educação e aos serviços sociais.

Portanto, para que a saúde e o bem-estar sejam garantidos, procure a harmonia em diversas esferas da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *