Treinamento funcional de alta intensidade e seus benefícios

É fato que cada vez mais as pessoas estão ativas e buscando hábitos mais saudáveis. Sabemos que combinar exercício físico com uma boa alimentação é o segredo para se ter qualidade de vida.

E, cá entre nós, nem é mais segredo que abandonar o sedentarismo é a chave para se viver bem.

Seja por estética ou pela saúde, a procura por academias tem aumentado significativamente. Mas praticar exercícios vai além da estética, eles melhoram nossa relação com nosso corpo, nossa saúde mental e nossa confiança. Além de nos deixar mais dispostos no dia a dia.

O objetivo do treinamento funcional é exatamente esse! Por ser um tipo de exercício em que o objetivo é treinar o corpo para aquilo que ele já é designado, como correr, puxar, agachar, levantar, saltar, arremessar, etc.

O treinamento funcional condiciona o corpo de acordo com as características de quem o faz. Para alguém em reabilitação, serve para condicionar o paciente para retornar às suas atividades diárias.

Para o atleta, é uma estratégia de treino com foco no estímulo constante de padrões de movimento para o aprimoramento de seu desempenho. E para outras pessoas, envolve treinar o corpo para as atividades do seu cotidiano. É, portanto, um exercício bastante dinâmico e, por isso, motivante.

Mas e enquanto ao treinamento funcional de alta intensidade? Ele pode ser indicado a idosos? Para entender melhor, acompanhe o texto a seguir!

Treinamento funcional para todas as idades

Uma das grandes vantagens desse tipo de exercício é que pode ser realizado em diversos ambientes. Em academia de ginastica feminina, em qualquer tipo de academia, em praias, quadras e até mesmo em casa.

O uso de máquinas é dispensável se utilizando de alguns materiais, como elásticos, cones, cordas, escada de agilidade, etc e do peso do próprio corpo.

Todas as partes do corpo são trabalhadas, por esse motivo, trata-se de um exercício completo. Diferente da musculação, em que o foco é somente os músculos.

É uma boa aliada para o exercício da ginástica laboral, tendo em vista a melhoria no ambiente de trabalho, fazendo as pessoas se movimentarem e evitando lesões por esforço repetitivo.

Antes de se começar a fazer o treinamento funcional de alta intensidade, é imprescindível que se consulte um médico, a fim de que ele avalie se esse tipo de treino pode ser efetuado.

Qualquer problema de saúde deve ser comunicado ao médico e ao personal trainer. Procure sempre, no caso da medicina e do treino, bons profissionais.

O treinamento funcional para idosos já existia como reabilitação na fisioterapia, ao longo do tempo, ele foi introduzido como atividade física e hoje é referência nos treinos.

Estudos comprovam que o treinamento funcional está associado à melhoria dos aspectos neurológicos que afetam a capacidade funcional do corpo, melhorando a força, auxiliando na hipertrofia muscular, no equilíbrio, entre outros benefícios.

Suas variações implicam diferentes metodologias a serem empregadas. Entre elas temos o Hitt, o Crossfit, o Q48, o Extreme 21, ginastica laboral etc.

Assim, otimizar os movimentos, juntar força, melhorar a flexibilidade e melhorar a eficiência do sistema neuromuscular, sem dúvida influencia muito na qualidade de vida de quem pratica o treinamento funcional.

Se praticada de forma correta, essa modalidade apresenta muitos benefícios, o treinamento funcional de alta intensidade apresenta resultados muito satisfatórios em um tempo menor.

Alguns autores dizem que 10 minutos de atividade diária já seriam suficientes para resultar em um corpo saudável e mais definido. Isso seria conseguido, pois, após a atividade, o corpo continua queimando gordura e acelerando o metabolismo por até 48 horas.

Mas voltamos a dizer, a avaliação do médico é fundamental. Nunca pratique um exercício físico que não seja recomendado, pois, ao invés da atividade servir para o fim da melhoria da saúde e qualidade de vida, o efeito pode ser o inverso.

Benefícios desse treinamento

Quem não quer tornar o seu corpo capaz de realizar as tarefas cotidianas de forma mais eficiente e ágil, não é mesmo? Além de adquirir qualidade de vida e o corpo desejado, o treinamento funcional de alta intensidade melhora muitas funções do nosso corpo.

Outros benefícios dessa modalidade são:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • “Turbina” e modela o corpo;
  • Melhora a postura;
  • Condicionamento cardiorrespiratório;
  • Prevenção de lesões.

Se você quer se movimentar a fim de sair do sedentarismo, comece com o treino funcional e usufrua de todos os benefícios dessa modalidade e, se for o caso, contrate um personal trainer e turbine seu corpo e sua mente com o Treinamento funcional de alta intensidade e viva muito bem!

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